Dédalus em nova versão!!!

A partir do dia 18 de fevereiro o Banco de Dados Bibliográfico da USP – Dédalus estará rodando com o software Aleph 500, versão 18.

Durante o período de conversão dos registros, de 1 a 17 de fevereiro, o banco continuará disponível apenas para consultas, e o serviço de empréstimo automatizado será temporariamente suspenso.

A principal novidade para os usuários estará no catálogo online. Antes ele fornecia apenas informações sobre a localização de materiais existentes no acervo da biblioteca. Agora o Dédalus terá novas funcionalidades! Os usuários poderão requerer materiais através de reservas e empréstimos entre bibliotecas; ver seus empréstimos e renová-los online; será possível a visualização de resultado das pesquisas em forma de catálogo (de acordo com a AACR2) e no formato referência bibliográfica (de acordo com a ABNT); será possível selecionar os registros recuperados, visualizá-los ou remetê-los por de e-mail.

Para quem não conhece o software, o ALEPH 500 é um sistema completo e integrado que gerencia todos os aspectos de bibliotecas em qualquer tamanho e estrutura.

A versão inicial do ALEPH (Automated Library Expansable Program) foi desenvolvida há quase 20 anos na Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel. Desde então, o produto tem passado por várias gerações e continua a ser desenvolvido para ir ao encontro das demandas específicas de bibliotecas e bibliotecários do mundo inteiro.

É um sistema flexível, composto de componentes modulares, customizáveis que podem ser combinados de diversas maneiras para se adaptar aos modelos mais complexos de bibliotecas: desde pequenas bibliotecas até grandes consórcios.  Permite o compartilhamento de recursos, a importação e a exportação de dados para a alimentação de subsistemas de catalogação cooperativa e a inclusão de full text, bem como o tratamento e a disponibilização de imagens.

Assim, com esta atualização, esperamos poder atender de forma mais rápida e eficiente as necessidades de informação de nossos usuários.

Informações sobre o software retiradas do relatório Ibict, disponível em: http://www.ibict.br/anexos_secoes/s1_aleph500.htmhttp://www.ibict.br/anexos_secoes/s1_aleph500.htm e http://www.exl.com.br/aleph.htm.

1 Responses to Dédalus em nova versão!!!

  1. Há muita expectativa em relação a essa nova versão do software. De fato, pelo que vimos até agora, o Dédalus vai ficar muito melhor. Mas ainda há muito trabalho a ser feito: temos que resolver, por exemplo, a questão dos documentos audiovisuais. Nossos acervos de partituras, discos, ímagens fixas e a maioria dos filmes ainda não estão no Banco. A conversão das bases locais desses materiais para o Dédalus ainda deve demorar.

    Curtir

Deixe um comentário