Acervo de Partituras “Lycia De Biase Bidart”

Em 1989, ao completar 79 anos, a compositora brasileira Lycia De Biase Bidart doou toda a sua obra musical à Biblioteca da ECA: cerca de 400 partituras, a maioria delas manuscritos autografados. O material está à disposição dos usuários da Biblioteca e outros pesquisadores interessados na Seção de Multimeios, para consulta. Do acervo constam obras para orquestra, coro, conjuntos de câmara, voz e instrumentos solistas como piano, harpa e órgão.

Lycia nasceu em Vitória (Espírito Santo), em 18 de fevereiro de 1910. Estudou piano com Magdalena Tagliaferro e Harmonia e composição com Giovanni Giannetti. Foi diretora artística do Curso Santa Rosa de Lima de 1941 a 1945, e teve sua obra Sonata ao mar (1961)  premiada no Concurso Internacional de Música Viotti, realizado anualmente em Vercellli (Itália).

A compositora não fez restrições de acesso às partituras doadas, que podem ser consultadas na Biblioteca ou copiadas, com exceção daquelas cujo estado de conservação inspira cuidados, ou das obras cuja reprodução não foi autorizada pelo autor do texto.

Lista das partituras: http://www.rebeca.eca.usp.br/lycia.pdf

 

Lycia De Biase Bidart (1910-1992)

 

 

 

 

Carta de doação

 

As informações biográficas sobre Lycia de Biase Bidart foram extraídas do verbete a ela dedicado no Grove Music Online, disponível no portal da CAPES:

http://novo.periodicos.capes.gov.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: