Como localizar o livro na estante

Quem nunca teve dificuldade para encontrar um livro na estante de uma biblioteca? Saber como são atribuídos os lugares dos livros pode ajudar na tarefa.

Pois bem, o número de chamada – o número colocado na lombada dos livros, teses, eventos, obras de referência – é um código que fornece informações valiosas!

O número de chamada aparece na espinha dorsal do livro, escrito horizontalmente como no exemplo abaixo, mas pode ser escrito verticalmente também. Não há nenhuma necessidade de memorizar o significado de um número de chamada. Você precisa somente anotar o número de chamada completo do catálogo on line (Dédalus), de modo que você possa encontrar o livro na prateleira.

Este é o Numero de chamada

Para que servem os Números de Chamada?

Cada livro na biblioteca tem um único número de chamada, que diz onde o livro está localizado no acervo da biblioteca (é como se fosse o RG do livro, não há dois livros com a mesma localização). Os livros estão ordenados pelo número de classificação e dentro do assunto, por sobrenome do autor e por título.

Os materiais que compõem o acervo são ordenados por assunto de acordo com a Classificação Decimal Dewey (CDD). A CDD divide o conhecimento humano em 10 grandes classes principais:
000 – Obras Gerais
100 – Filosofia
200 – Religiões
300 – Ciências Sociais
400 – Filologia e Lingüística
500 – Ciências Exatas
600 – Ciências Aplicadas
700 – Artes
800 – Literatura
900 – Biografia, História, Geografia

Leitura do Número de Chamada.

O número de chamada é composto basicamente pelo:
1. Número decimal que corresponde ao assunto da obra na tabela de Classificação Decimal de Dewey. Ex.: 301.2
2. Código do autor da obra, formado pela primeira letra do sobrenome do autor +  número + primeira letra do título. Ex.: G562m

Às vezes acrescentamos outras informações, mas isso fica para outra vez …

Os livros são organizados na estante segundo a abrangência do assunto, partindo do geral para o mais específico.
Para encontrar o livro, procure primeiramente pelo n. de classificação, nessa ordem:

300

301.1

301.2

301.3

305

Achou o 301.2? Agore procure o código do autor: primeiramente a letra, em ordem alfabética.

Depois o número, em ordem numérica crescente.

Depois novamente a letrinha do título.

A ordem é esta:

A410o

F312lp

G562a

G562m

O que é importante saber!

 

Para melhor sinalização de alguns materiais as estantes são separadas por cores, da seguinte forma:

Caso você não consiga encontrar o livro na estante, certifique-se que não está emprestado, e de que está no corredor certo!

Ordem dos livros na estante

A posição das obras na estante é de acordo com a numeração que se encontra em ordem crescente da esquerda para a direita.

fonte: http://www.esucri-univer.com.br/siteesucri/localizarlivro.htm

Caso não consiga localizar o livro que procura, procure auxílio com o pessoal de atendimento!

Anúncios

14 Responses to Como localizar o livro na estante

  1. Anônimo disse:

    OBRIGADO MUITO BOM JA FIZ VARIOS CURSOS DE

    AUXILIAR DE BIBLIOTECA
    AQUI SEMPRE RECORDO O QUE APRENDE E REPASSO PARA O PESSOAL .

    Curtir

  2. Pra mim ficou claro a explicação, mas o exemplo é vago. Ex: Entendo que 300 é CIÊNCIAS SOCIAIS, mas quando está 301.2 O que significa? O mesmo serve para um exemplo nosso: V76t: V: sobrenome do autor… ok! O “t” final é a primeira letra do título… Mas o que significa o 76 no meio? A que se refere esse número?

    Curtir

    • Olá, Jailson! O objetivo do texto é ajudar as pessoas a localizarem os livros nas estantes da biblioteca. Não demos muitos detalhes para não complicar muito as explicações. É assim: 300 é o número para Ciências Sociais, 301 é Sociologia e 301.2 Cultura e Processos culturais (na 18a edição da Classificação Decimal de Dewey). O número entre as duas letras, no acervo da ECA, corresponde código relacionado ao sobrenome do autor da Tabela de Cutter. Ajuda a organizar melhor o acervo em bibliotecas grandes.

      Curtir

  3. Maria Cristina Gouveia disse:

    Eu estou a trabalhar numa biblioteca e gostava de saber como se põe os livros na estante por temas.

    Curtir

    • Olá, Maria Cristina! Normalmente esse é um trabalho feito por bibliotecários, que aprendem a utilizar sistemas de classificação como a Classificação Decimal de Dewey (CDD) ou Classificação Decimal Universal (CDU). Naturalmente, você pode tentar usar alternativas mais simples, se for uma biblioteca pequena, por exemplo. De qualquer forma, não é possível explicar essas questões num comentário de blog. Se você trabalha sozinha numa biblioteca, sem bibliotecários para ajudá-la, tente entrar em contato com uma biblioteca próxima da sua e pedir ajuda.

      Curtir

  4. Ronilce Sebastiana Gonçalves de Sá disse:

    Olá!
    O meu assunto é mais sobre a posição do livro na vertical nas prateleiras das bibliotecas públicas, a ABNT determina que os editores adotem o modelo de lombada americana (nome do autor e título da obra longitudinal do alto para o pé na lombada), vocês podem informar-se se a NBR 12225 aplica-se também na ordenação dos livros na prateleira? E com isso o leitor ao buscar o livro, inclinará a cabeça para o lado esquerdo para ler a lombada.

    Att

    Ronilce de Sá

    Curtir

    • Olá Ronilce, a NBR 12225 trata apenas de lombada e não de ‘ordenação’ dos livros nas estantes; e como as editoras nem sempre seguem a recomendação da ABNT, os títulos aparecem nas lombadas tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima, e é assim que eles estão nas estantes, já que os livros ficam na posição vertical.
      A ordem dos livros nas estantes normalmente obedece ao sistema de classificação adotado na biblioteca. Nãoo sei se entendi sua questão, por isso, caso precise de mais esclarecimentos, volte a entrar em contato.

      Curtir

      • Ronilce Sebastiana Gonçalves de Sá disse:

        Olá!
        Obrigada por responder. Realmente a NBR 12225 ABNTnão trata da ordenação dos livros nas prateleiras.

        Questionei a Biblioteca Nacional, que respondeu não ter um padrão, ‘organizam’ acredito conforme a capa (ora o modelo de lombada é americano ora pode ser o modelo de lombada europeu. E que cada biblioteca organiza como quiser.

        Não há nenhuma atenção oficial a respeito da organização básica, então os livros da forma que estão, oferecem uma ‘poluição visual’ de bagunça, dificuldade e desconforto na busca.

        Trabalho em biblioteca pública municipal há 8 anos, já passei por incômodos para localizar os livros quando não estavam com etiquetas, e mesmo assim, quando o sistema não está disponível – temos que ficar pendendo a cabeça de um lado para outro.

        Sozinhos, os leitores têm dificuldades em encontrar o livro que precisa.

        Estou com um projeto nas bibliotecas das escolas, desenvolvi pesquisa em relação a busca do livro pelo leitor. O modelo preferido ma maioria das escolas, foi o europeu. Agora, cabe aos gestores padronizar a posição dos livros conforme o modelo de lombada escolhido. Inclusive por ser encontrado em menor tempo.

        Att

        Ronilce

        Curtir

  5. Alisson Sonaglio disse:

    O exemplo da localização está errado. O exemplo aparece assim: A410o

    G562a

    G562m

    F312lp

    e o correto é :

    A410o

    F312lp

    G562a

    G562m

    Curtir

  6. anjosarda disse:

    Obrigado pelas informações.

    Curtir

  7. Marina Macambyra disse:

    Temos na Biblioteca um filme chamado Party girl (1995), um dos poucos filmes que mostra uma imagem simpática da profissão de bibliotecário. Vejam o que acontece quando a personagem principal resolve classificar pela CDD a coleção de discos de um amigo. Interessante também a explicação da madrinha bibliotecária da “party girl” sobre porque Dewey achava que a profissão é para mulheres. Não sei se é fato, alguém quer pesquisar?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: