Explorando o Portal CAPES

O Portal de Periódicos da Capes  é uma biblioteca virtual com cerca de 15 mil títulos com texto completo, bases de dados referenciais, livros, obras de referência, normas técnicas e outros documentos.
O acesso é livre e gratuito em todos os terminais da rede USP. Para acessar de fora da Universidade é necessário usar o serviço de Rede Privada Virtual (VPN). As orientações podem ser obtidas pelo site do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.

É fácil localizar  artigos de um determinado assunto ou autor, com texto completo online, ou referências de artigos publicados  em papel e disponíveis nas bibliotecas da USP e outras instituições, no Brasil e no exterior.

Há várias formas de fazer isso. Vamos começar pela Metabusca, que é o jeito mais simples, mas cujos resultados nem sempre serão totalmente pertinentes ao tema procurado.
Entre no Portal de Periódicos da Capes.

No canto superior esquerdo, abaixo de Busca Integrada, selecione uma área para efetuar a busca. Por exemplo: Linguística, Letras e Artes.

Logo abaixo, digite o termo (assunto, título ou autor) de seu interesse. Por exemplo,  Cinema Novo. Clique em Buscar.

Observe: o sistema vai buscando em diversas bases de dados. Quando termina a busca, as primeiras 180 referências obtidas são exibidas automaticamente. Para ver as demais, caso haja mais, clicar em Recuperar mais.

Clicando no ícone da folha de papel, abre-se o texto completo do artigo, se este estiver disponível. Mas só para quem estiver acessando pela USP, como explicamos anteriormente.

Um problema: nem todos os artigos localizados são sobre Cinema Novo. Em alguns deles, a expressão “cinema novo” está no texto, mas o conteúdo geral não é pertinente. Por exemplo:

Mazzaropi: simples na arte de fazer milhões.

Mas é possível refinar esse resultado. Experimente clicar em Busca Integrada, Refinar. Refaça a busca, direcionando Cinema Novo ao campo Assunto, por exemplo. Veja o resultado: menos referências, mas aparentemente todas tratam de Cinema Novo.

Experimente fazer a mesma busca em outra área: Ciências Socias Aplicadas, por exemplo. Veja o que acontece.
O Portal CAPES tem muitos outros recursos interessantes.

Faça seu cadastro e explore o Meu Espaço. Dá para salvar as referências numa pasta virtual, clicando no círculo com um sinal de + no interior.

Usando o Meu Espaço, também é possível para salvar a estratégia de busca e definir um Serviço de Alerta. Funciona assim: periodicamente o sistema refaz a busca (Cinema Novo) e avisa por e-mail quando forem publicados outros artigos.

Mas é possível que você ainda não esteja satisfeito. Localizou muitos artigos pouco relevantes e não consegue refinar mais a busca.

Vamos tentar a busca em bases de dados específicas, e ver se o resultado é melhor.
Aguarde a próxima matéria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: