Filmes novos

Os usuários do acervo de filmes da Biblioteca talvez já tenham encontrado em nosso catálogo online alguns filmes com pouquíssimas informações.

Alguns trazem apenas o título original, o nome do diretor, o número de localização e uma observação  Catalogação a completar. Outros mostram, ao invés do número, a observação Em processamento na SME.

Esse não é padrão de catalogação de filmes da Biblioteca da ECA. Tradicionalmente, sempre procuramos fornecer informações bastante completas para o nosso usuário, incluindo equipe realizadora, elenco, resumos, assuntos e gênero para todos os filmes do acervo.

A catalogação simplificada é um procedimento provisório, provocado por um fator bastante positivo: a Biblioteca tem comprado e recebido em doação quantidades expressivas de filmes, vídeos e, sobretudo, de DVDs. Isso é ótimo, mas cria um problema: a catalogação com o nível de detalhamento que sempre adotamos é demorada. Em muitos casos, uma das bibliotecárias precisa assistir ao filme na íntegra, pesquisar informações e discutir quais assuntos indexar com os colegas. Por esse motivo, para que o nosso público tenha acesso mais rapidamente ao belíssimo acervo que estamos formando, decidimos registrar o material de forma resumida. Depois, aos poucos, as informações vão sendo completadas na base de dados. Essa é a “catalogação a completar”.

O material Em processamento na SME ainda não está nas estantes da Seção de Multimeios. Está na seção responsável pela catalogação, mas já pode ser consultado e até emprestado. Basta solicitar ao funcionário do atendimento.

Nossos usuários, se desejarem, podem colaborar com a catalogação dos filmes do acervo. É simples: se você elaborou um bom resumo de um filme, ou localizou uma sinopse bem feita em alguma outra fonte de informação, envie para a Biblioteca. Se o resumo estiver de acordo com os padrões que utilizamos, ele será aproveitado, com crédito para o colaborador e nossos agradecimentos. As bibliotecárias da SME poderão orientar os interessados em ajudar nesse trabalho, basta marcar um horário. Contato: Marina Macambyra, e-mail maca@usp.br. Veja a lista completa dos filmes catalogados de forma resumida.

A Biblioteca da ECA desenvolveu uma metodologia para catalogação e indexação de filmes. Você pode conhecê-la fazendo download, gratuito, do nosso Manual de catalogação de filmes, disponível no endereço: http://www3.eca.usp.br/biblioteca/manuais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: