Conservação de fotografias

Há uma passagem num livro de Mia Couto que diz muito sobre memórias e fotografias:

–  Agora, meu neto, me chegue aquele álbum.

Aponta um velho álbum de fotografias pousado na poeira do armário. Era ali que, às escondidas, ela vinha tirar vingança do tempo. Naquele livro a Avó visitava lembranças, doces  revivências.

Mas quando o álbum se abre em seu colo eu reparo, espantado, que não há fotografia nenhuma. As páginas de desbotada cartolina estão vazias. Ainda se notam as marcas onde, antes, estiveram coladas fotos.

Vá.  Sente aqui que eu lhe mostro.

Finjo que acompanho, cúmplice da mentira.

–  Está ver aqui seu pai tão novo, tão clarinho até parece mulato?

E vai repassando as folhas vazias, com aqueles seus dedos sem aptidão, a voz num fio como se não quisesse despertar os fotografados.

–  Aqui, veja bem, aqui está sua mãe. E olhe nesta, você, tão pequeninho! Vê como está bonita consigo no colo?

Me comovo, tal é a convicção que deitava em suas visões, a ponto de os meus dedos serem chamados a tocar o velho álbum. Mas Dulcineusa corrige-me.

–   Não passe a mão pelas fotos que se estragam. Elas são o contrário de nós: apagam-se quando recebem carícias.

COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 49-50.

Nesta semana, de 6 a 11, de 2010 duas bibliotecárias da equipe participarão do Curso de Conservação de Acervos Fotográficos promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB), com o especialista português Luís Pavão e equipe. Trata-se de uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento profissional proporcionada pelo IEB e pelo DT-SIBi, que pagou a inscrição dos profissionais bibliotecários da USP.

Os conhecimentos adquiridos nesse curso devem ajudar a equipe da Biblioteca da ECA a preservar uma coleção de aproximadamente 2.700 fotografias em papel, recebidas em doação de fontes diversas. É um material raro e importante, que inclui álbuns pessoais doados por famílias, para o qual procuramos dar o melhor tratamento de conservação possível.

Parte do material já foi catalogada, higienizada e acondicionada em embalagens próprias para conservação, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Nessa situação encontram-se:

Fotos da 2ª. Bienal de Arte de São Paulo, em preto e branco, que documentam as obras, a preparação da exposição e sua abertura. São 780 fotos já acondicionadas em envelopes de papel neutro, com proteção individual, e guardadas em arquivo de pastas suspensas.

Originais do livro História geral da arte no Brasil, editado por Walter Zanini: 260 fotos em preto e branco e 238 cromos, acondicionadas em álbuns elaborados com poliéster e cartão neutro.

Álbum de Fructuoso Vianna: fotos pessoais doadas pela família do compositor brasileiro. Já estão catalogadas e digitalizadas, e os trabalhos de higienização e acondicionamento adequado estão em andamento.

As demais fotografias da coleção ainda aguardam tratamento e conservação. Esse segmento do acervo inclui aproximadamente 600 fotografias em preto e branco produzidas pelos Arquivos Alinari que documentam obras de arte italianas; álbuns pessoais do maestro brasileiro Leon Kaniefsky; documentação de espetáculos teatrais, fotos ligadas à memória da ECA e muitas outras imagens interessantes.

Para quem se interessa pelo assunto, selecionamos alguns sites:

Associação dos Arquivistas de São Paulo – Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos

Arquivo do Estado de São Paulo – Como tratar coleções de fotografias

Biblioteca Nacional: Acondicionamento e guarda de acervos fotográficos

Lupa – empresa de Luís Pavão

Preservação de fotos digitais

A Biblioteca da ECA também oferece boa bibliografia sobre o assunto conservação e preservação de fotografias, incluindo o livro de Conservação de coleccções de fotografia, de Luís Pavão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

One Response to Conservação de fotografias

  1. Regina disse:

    gostei muito do texto do Mia Couto

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: