Empréstimo unificado está em vigor

O empréstimo unificado entre as bibliotecas da USP começa a vigorar em TODO o sistema de bibliotecas a partir de hoje. Na prática isso significa que o usuário USP (aquele com vínculo institucional ativo) poderá tomar emprestados materiais em qualquer biblioteca USP, sem a necessidade do Empréstimo Entre Bibliotecas (antigo formulário em papel). O EEB só deverá ser usado entre bibliotecas localizadas em campi distintos ou entre áreas distantes num mesmo campus. Exemplo: EACH em relação às bibliotecas do Butantã.

Para o usuário USP o prazo do empréstimo e a quantidade de materiais que podem ser emprestados passam a ser os seguintes:

Docente 20 itens por até 30 dias
Aluno de pós-graduação 15 itens por até 20 dias
Aluno de graduação 10 itens por até 10 dias
Funcionário 10 itens por até 10 dias

 

Quanto às devoluções, as decisões mais significativas são: acaba o perdão para um dia de atraso; o material deve ser devolvido na biblioteca em que foi feito o empréstimo; a suspensão é válida para todas as bibliotecas.

O cadastramento dos usuários ficará a cargo do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), que importará os dados dos sistemas corporativos da USP (Júpiter, Marte, Janus). Isso siginifica também que o desligamento dos usuários desses sistemas provocará a perda do vínculo (institucional) com as bibliotecas.

Essas recomendações valem para usuários USP: docentes, alunos de graduação, alunos pós-graduação e funcionários com vínculo institucional ativo na Universidade. No caso desses usuários as bibliotecas terão que seguir a Portaria GR-4.830, de 28/09/2010, sobre o empréstimo unificado.

Para os usuários sem vínculo institucional ativo com a USP, aqueles não contemplados pela portaria citada, cada biblioteca terá autonomia para adotar critérios próprios. Na ECA, adotamos o seguinte:

Ex-aluno, aluno especial, pré-iniciação científica, docente inativo, pós-doutorado etc. 4 itens por até 7 dias
 

Biblioteca externa (instituição sem vínculo com a USP)

 

2 itens

 

por até 7 dia

Usuários externos só poderão usar as bibliotecas em que estão cadastrados. Para tomar emprestados materiais em outras bibliotecas, ainda precisarão solicitar o EEB.

A integração do sistema era uma reivindicação antiga, facilitará o acesso dos usuários às obras de seu interesse e provocará uma maior circulação da informação.

Esperamos ansiosos a presença de todos.

Leia mais:

Portaria GR-4.830, que regulamenta o empréstimo unificado.

Politicas USP para o empréstimo unificado.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: