Digitalização e arquivamento de imagens digitais, com Millard Schisler

As  bibliotecárias Cecília, Marina e Sarah, da equipe da Biblioteca da ECA, participaram da Oficina Digitalização e arquivamento de imagens digitais, ministrada pelo Millard Schisler, coordenador de preservação da Cinemateca Brasileira.

A Oficina, promovida pela Associação de Arquivistas do Estado de São Paulo, foi importante na preparação da equipe para implantar uma biblioteca digital de imagens de arte, projeto que a Biblioteca pretende desenvolver.

Destacamos algumas recomendações importantes do prof. Millard:

Apenas digitalizar e publicar na internet não garante que o acervo venha a ser consultado. Um projeto de digitalização precisa estar conectado com outras ações que deem visibiladade à instituição.

A missão da Instituição deve ser clara com relação ao seu acervo para não correr o risco de diluir as atividades de um projeto de digitalização. Questões políticas e de gerenciamento da coleção devem ser pensadas definindo qual seu papel dentro da sociedade.

Não basta apenas dar acesso, é importante conservar e preservar o material. Conservar é muito mais barato do que restaurar. Para que um projeto de digitalização vingue devemos pensar na preservação e restauração do material que será digitalizado.

Em um projeto de digitalização devemos priorizar o que é mais importante para a instituição. Nem sempre o que está mais danificado é mais importante, pois envolve questões e decisões políticas da própria instituição. Deve-se partir da execução de um inventário e da avaliação da coleção para saber por onde começar.

É fundamental elaborar um projeto para que o serviço tenha continuidade. A catalogação deve obrigatoriamente fazer parte desse projeto, pois o acesso ao material digitalizado só será possível se o mesmo estiver catalogado.

Historicamente acervos guardam objetos. Agora precisamos pensar em guardar a informação. Se não pensarmos na migração das informações, corremos o risco de ter uma coleção morta.

Quando não digitalizar? – Quando não forem pensadas ações de preservação: climatização, armazenamento, manutenção.

Bibliografia e sites recomendados pelo prof. Millard:

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. Abril 2010. 28 p. Disponível em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/recomenda/recomendaes_para_digitalizao.pdf. Acesso em: 24 mar. 2011.

DIGITAL photography best practices and workflow. Disponível em: <http://www.dpbestflow.org/>. Acesso em: 24 mar. 2001.(Guia que aborda todos os aspectos da tecnologia de imagem digital a partir da ASMP (American Society of Media Photographers).

FUNARTE. Cadernos técnicos de conservação fotográfica do CCPF. Disponível em: <http://www.funarte.gov.br/preservacaofotografica/cadernos-tecnicos>. Acesso em: 27 mar. 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO. Disponível em: <http://www.ibgi.org/#>. Acesso em: 27 mar. 2011. (Cursos na área de gerenciamento de imagens).

MENEGHETTI, Diego. Saiba como cuidar das suas imagens digitais: veja as indicações de como organizar e guardar os arquivos para que o fluxo de trabalho no computador não se torne incontrolável. Fotografe melhor, n. 66. Disponível em: <http://www.argosfoto.com.br/fluxo.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2011.

O DILEMA digital : questões estratégicas na guarda e no acesso a materiais cinematográficos digitais. Disponível em: <http://web.cinemateca.org.br/system/files/private/Dilema_Digital_PTBR.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2011. Obs: é necessário fazer um cadastro no site da Cinemateca para ter acesso ao documento.

PALM, Jonas. The digital black hole. Disponível em: <http://www.microfilm.com/pdf/palm_black_hole.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2011. (Compara os projetos digitais como a vida e morte de uma estrela).

Outras indicações, reunidas por nós:

CHAUMIER, Jacques.  Document et numérisation : enjeux techniques, économiques, culturels et sociaux.. Paris : ADBS, c2006. 119 p.  Acervo da Biblioteca da ECA

CONWAY, Paul. Preservação no universo digital. 2. ed. Rio de Janeiro : Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, Arquivo Nacional, 2001. 32 p. Disponível em: <http://www.arqsp.org.br/cpba/>. Acesso em: 24 mar. 2011. Disponível também em formato impresso no acervo da Biblioteca da ECA.

FERREIRA, Miguel. Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/5820> . Acesso em: 24 nov. 2006.

KENNEY, Anne R. ; CHAPMAN, Stephen.  Requisitos de resolução digital para textos: métodos para o estabelecimento de critérios de qualidade de imagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, Arquivo Nacional, 2001. 30 p. Disponível em: < http://www.arqsp.org.br/cpba/>. Acesso em: 24 mar. 2011. Disponível também em formato impresso no acervo da Biblioteca da ECA.

LAZINGER,Susan S. Digital preservation and metadata: history, theory, practice. Englewood: Englewood Unlimited, 2001. 359 p. Acervo da Biblioteca da ECA.

LIU, Ziming. Paper to digital: documents in the information age. Westport: Libraries Unlimited, 2008. 157 p. Acervo da Biblioteca da ECA.

OGDEN, Sherelyn et al. Reformatação. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, Arquivo Nacional, 2001. 47 p. Disponível em: < http://www.arqsp.org.br/cpba/>. Acesso em: 24 mar. 2011. Disponível também em formato impresso no acervo da Biblioteca da ECA.

PLAZA GONZÁLEZ, Julio. A imagem digital: crise dos sistemas de representação. 156 f. 1991. São Paulo. Tese  (Livre-docência) – Escola de Comunicações e Artes/USP, São Paulo, 1991. Acervo da Biblioteca da ECA.

TERRAS, Melissa M. Digital images for the information professional. Aldershot: Ashgate, c2008.  Acervo da Biblioteca da ECA.

WATERS, Donald J. Do microfilme à imagem digital: como executar um projeto para estudo dos meios, custos e benefícios de conversão para imagens digitais de grandes quantidades de documentos preservados em microfilme. 2. ed. Rio de Janeiro : Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, Arquivo Nacional, 2001. 43 p. Disponível em: <http://www.arqsp.org.br/cpba/>. Acesso em: 24 mar. 2011. Disponível também em formato impresso no acervo da Biblioteca da ECA.

WILLIS, Don. Uma abordagem de sistemas híbridos para a preservação de materiais impressos. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, Arquivo Nacional, 2001. 76 p. Disponível em: < http://www.arqsp.org.br/cpba/>. Acesso em: 24 mar. 2011. Disponível também em formato impresso no acervo da Biblioteca da ECA.

Sobre Millard Schisler:

CAÇADOR de agulhas: Millard Schisler fala da importância dos metadados no arquivamento de imagens digitais. Disponível em: <http://www.escolafocus.net/millard.schisler.htm>. Acesso em: 24 mar. 2011.

FOTOGRAFICAMINHAMENTE é a intenção de falar sobre foto, estimular a fotografia, o olhar fotográfico, a sensibilidade dos olhos e da alma.Disponível em:< http://fotograficaminhamente.blogspot.com/2007/11/millard-schisler.html>. Acesso em 24 mar. 2011.

SCHISLER, Milard. A digitalização como técnica de preservação, dilema digital. Parte 1.Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bSdVaqlaPTA&feature=related>. Acesso em: 24 mar. 2011.

Anúncios

3 Responses to Digitalização e arquivamento de imagens digitais, com Millard Schisler

  1. Elisabeth Schmitt disse:

    Olá,
    Faço biblioteconomia na Ufrgs e preciso fazer uma pesquisa sobre as estratégias utilizadas para preservação digital nas bibliotecas, gostaria de saber quais vcs utilizam entre o encapsulamento, o refrescamento, a migração ou emulação. Pode ser uma explicação bem objetiva. Muito obrigada.
    Elisabeth Schmitt

    Curtir

    • sbdeca disse:

      Cara Elisabeth:
      Ainda não estabelecemos nenhuma estratégia para preservação digital, pelo fato de que ainda estamos num estágio bastante inicial da construção de acervos digitais.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: