Citando filmes

atualizado em 10 de junho de 2020

“- Por que as revoluções não são feitas por homens mais humanos?
– Porque os homens mais humanos não fazem revoluções, fazem bibliotecas.
– E cemitérios. ” (NOSSA …,  2005, cap. 4).

Referência:

NOSSA música. Direção: Jean-Luc Godard. [S.l.]:  Imovision, 2005. 1 DVD (80 min).

a-nossa-musica

Bonito, não? E além de bonito, o diálogo foi citado e referenciado de acordos com as normas da ABNT, como devem ser os trabalhos acadêmicos.

Muita gente não sabe, mas as normas para citação no texto e elaboração de referências bibliográficas também se aplicam aos documentos audiovisuais como filmes ou discos. Se a gente reproduz literalmente um diálogo, como no exemplo acima, ou faz uma paráfrase desse diálogo, ou descreve uma sequência de filme, nosso leitor deve saber de onde foi extraída a informação, caso precise confirmá-la.

Por esse motivo, é importante fazer a referência a um documento publicado. No exemplo acima, citamos a edição em DVD da distribuidora Imovision, lançada em 2005, que pode ser localizada em lojas, locadoras e no acervo da Biblioteca da ECA. Se o leitor quiser ouvir esse diálogo, a citação no texto já esclarece que o mesmo está no capítulo 4 do DVD citado.

Os dados que colocamos na referência são os que a ABNT considera essencias: NT: título, diretor (ou produtor),  local, distribuidora, data e especificação do suporte em unidades físicas. É possível acrescentar outros, para faciliar a identificação do documento. Por exemplo:

NOSSA música. Direção: Jean-Luc Godard. Fotografia Julien Hirsch. [S.l.]: Imovision, 2005. 1 DVD (80 min), NTSC, color. Título original: Notre musique.

Para citar apenas um filme de uma coletânea, faça como se estivesse citando um capítulo de livro:

CONTOS de obituário. Direção: Ricardo Mordoch. In.: TRABALHOS de conclusão de curso 2009. Produção: Curso Superior do Audiovisual. São Paulo: CTR/ECA/USP, 2009.  2 DVDs, v.1, cap. 1  (29 min),  NTSC, color.

Neste exemplo, 29 minutos é a duração do filme, Contos de obituário.

É possível citar um filme que foi consultado online, desde que sejam tomados os cuidados necessários com a confiabilidade do site e da qualidade do próprio documento.

MATERIAL bruto. Direção: Ricardo Alves Jr. Fotografia: Byron O’Neil. 17 min, p&b. Disponível em: <https://vimeo.com/25416534&gt;. Acesso em: 7 dez. 2016.

Ao citar um filme visto em película num arquivo sugerimos, embora a ABNT não faça qualquer recomendação a respeito, indicar o nome da instituição detentora da cópia, já que pode haver diferenças entre um cópia e outra.

TERRA em transe. Direção: Gláuber Rocha. Rio de Janeiro: Mapa Produções Cinematográficas, 1967 [produção]. 1 filme (105 min), 35 mm, p&b. Cópia da Cinemateca Brasileira.

Nesse exemplo, “Rio de Janeiro: Mapa Produções Cinematográficas, 1967” são dados referentes à produção do filme. Para manter um padrão em relação aos demais modelos de referências, indicamos a cidade como local de produção. Caso não seja possível identificar a cidade, sugerimos indicar o país de produção, informação mais fácil de ser localizada para esse tipo de documento.

As referências devem ser listadas numa única ordem alfabética, junto com as referências de livros, artigos, publicações eletrônicas etc.

No próximo post, dicas para fazer referências e citações de músicas.

Normas utilizadas:

NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração.

NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.

Mais informações sobre citações e referências de vídeos, música, sites etc? Acesse nosso Manual de Normalização

133 Responses to Citando filmes

  1. Gabriel Ragazi disse:

    Boa Tarde,to fazendo meu tcc sobre a Novela REBELDE , ela possui 3 temporadas , e to falando dos marketings do produtos que ela fazia,como que faço a referência ?? pq vou dar exemplo de uns 5 produtos exibidos.Obrigado

    Curtir

    • Oi Gabriel! Se você está falando de marketing de produtos durante a novela, vc tem que fazer citação e referência da novela. Procure os dados da novela e veja nossos exemplos de referência de série.

      Curtir

  2. Bianca Marques disse:

    Olá! Fiquei com uma dúvida. Assisti uma série documental na Netflix chamada Desserviço ao Consumidor e queria referenciar o primeiro episódio. Nesse caso, eu tenho que colocar o link do primeiro episódio? Mesmo a Netflix sendo um site pago?

    Curtir

  3. Natália Patrícia Batista Torres disse:

    Olá! E se a frase for usada apenas na epígrafe? Como funciona a citação?

    Curtir

  4. Nicole Paiva disse:

    Com o título “A Bela e a Fera”, como seria feita a citação?

    Curtir

    • Oi Nicole! Uma citação é algo que aponta para um documento específico. Por exemplo, uma edição em DVD do filme de 1946 dirigido por Jean Cocteau, ou a animação de 2017 que você baixou da internet. Não é possível citar apenas um título, sem mais informações. E mais: se vc apenas vai se referir ao filme no seu texto de uma forma geral, não é necessário fazer citação. Mas se você vai reproduzir um diálogo ou discutir o significado de uma cena, por exemplo, precisa citar o documento específico que você visualizou, com todos os detalhes.Certo?

      Curtir

      • Nicole Paiva disse:

        Estou trabalhando com a animação de 1991, incluindo diálogos, imagens, etc. Minha dúvida se referia sobre como isso estaria relacionado na parte das referências.

        Curtir

      • Nicole, neste post colocamos vários exemplos de referências, em vários suportes, incluindo documentos da web. Escolha o que mais se aproxima da sua necessidade. Não é possível te ajudar sem avaliar o caso concreto, porque referências se referem a documentos específicos. Animações são filmes ou vídeos, identifique os elementos que vc precisa usar na referências (título, autoria, data, suporte, url etc).

        Curtir

  5. Paulo disse:

    Olá. Gostaria muito de saber onde eu encontro a norma citada logo no início do post. Eu sei como colocar a referência de um filme, mas não acho em nenhum lugar, exceto neste blog, quem diga a maneira correta de citar dentro do texto. O exemplo que vocês dão é este:

    (NOSSA …, 2005, cap. 4)

    Ou seja, o nome do filme em caixa alta, ano e capítulo. O post cita as normas abaixo, mas nelas não encontro qualquer exemplo parecido com o acima. Grato pela atenção!

    NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração.

    NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.

    Curtir

    • Olá Paulo,

      as normas usadas foram as citadas no blog
      NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração.
      NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.

      Na NBR 6023:2018, a partir da página 24 você encontra exemplos de referência de filmes iguais ao nosso exemplo. Dê uma olhada.
      Para fazer a citação, procure na norma ‘NBR 10520 – Citação de documentos’ exemplos de citação de livros em que a entrada foi feita pelo título, é a mesma coisa.
      Para ficar mais claro, se na citação foi feita a entrada pelo título:
      (NOSSA…, 2005, cap. 4)
      É pelo título que deve ser feita a entrada na referência.
      NOSSA música. Direção: Jean-Luc Godard. [S.l.]: Imovision, 2005. 1 DVD (80 min).
      Elas são interdependentes.

      Curtir

      • Paulo disse:

        Prezados, obrigado pela resposta. Entretanto, ao que parece, a ABNT não tem uma norma específica para a citação de trechos de filmes (diálogo das personagens). Nos documentos mencionados, não há qualquer exemplo nesse sentido, mas apenas exemplos de como apresentar a referência ao fim do trabalho.

        Um abraço,

        Paulo

        Curtir

      • Sim, Paulo, não há uma norma específica para citar cada tipo de documento. Por exemplo, vc pode citar/referenciar um texto que consta da embalagem de um produto comprado no mercado, mas esse tipo de documento provavelmente não vai estar entre os exemplos de citação/referência fornecidos pela norma da ABNT; entenda, o exemplos que constam da norma contemplam documentos mais comumente citados em pesquisas acadêmicas. Aqui na Biblioteca da ECA fizemos um manual, baseado na ABNT, com exemplos de documentos que nossos pesquisadores demandam com frequência: https://drive.google.com/file/d/1kRJSrdYAmYyraJX8ECvIqgOsNYkf0mKd/view Veja se pode te ajudar.

        Curtir

  6. Ivanilda da Silva Gomes disse:

    No exemplo você usou NOSSA … mas no caso usaria o nome do filme completo né? estou fazendo do filme Laranja Mecânica. Obrigada desde já.

    Curtir

    • Na referência vai o título completo do filme, com a primeira palavra em letras maiúsculas: LARANJA mecânica. Na citação no texto, só vai a primeira palavra, com reticências: LARANJA… . É igual ao exemplo no início do post. Estranho, mas é o que diz a norma.

      Curtido por 1 pessoa

  7. olá!! eu posso compartilhar?gostei bastante do seu conteudo,acredito que pode ser interessante para outras pessoas!obrigado

    Curtir

  8. Gabriel disse:

    Ótimo post obrigado pelas dicas, continue com o bom trabalho.

    Curtir

  9. Olá! Eu tenho uma dúvida simples, mas não encontrei a resposta nos comentários. Quando quero citar o título no texto corrido, devo colocar aspas, itálico ou nenhuma das opções? Optei por colocar a referência completa em nota de rodapé.

    Por exemplo: “no romance, a referência ao filme 2001: Uma odisseia no espaço [1] ilustra uma peculiar sensação espaço-temporal”

    e em rodapé:
    [1] 2001: UMA ODISSEIA no espaço (2001: A Space Odyssey). Direção: Stanley Kubrick. Design de produção: Tony Masters, Harry Lange, Ernie Archer. EUA/Inglaterra, 1968. Warner Home Video – Brasil, 2000. 1 DVD (148 min.), widescreen, son., color., legendado.

    (A minha dúvida é sobre a citação no texto corrido, e não no rodapé.)

    Curtir

    • Oi Renata,

      Se quiser dar destaque pode usar algum dos recursos que menciona, itálico ou aspas, é opcional.
      No seu texto me deu a entender que você menciona um romance que faz referência ao filme 2001. Se for isso, faça a citação normalmente,remetendo ao romance na seção referências. E, se quiser, faça o rodapé para o filme 2001.

      Mas, se o que você cita é o filme Odisseia (o material consultado), ele deve constar na seção referências e não no rodapé

      Curtir

  10. Oi,
    no caso de diálogos nos filmes/séries, como exemplo de vocês ali em cima, é necessário colocar o nome do personagem?

    Por exemplo:

    “Mãe da noiva do Goblin: – É mesmo uma maldição meio romântica, ele tem que achar a noiva para morrer, Deus é cruel.
    Sanshin: – Deus sempre foi cruel, ele também é egoísta e invejoso. Só se importa com si.” (GOBLIN, 2016, cap. 1)

    ou

    ” – É mesmo uma maldição meio romântica, ele tem que achar a noiva para morrer, Deus é cruel.
    – Sanshin: Deus sempre foi cruel, ele também é egoísta e invejoso. Só se importa com si.” (GOBLIN, 2016, cap. 1)

    Obrigada.

    Curtir

    • Oi Jamille,

      É uma opção sua mencionar ou não o nome dos personagens. Caso no seu trabalho o nome dos personagens seja uma informação relevante, mencione.

      Curtir

      • Vanessa Gonçalves disse:

        Boa tarde!
        E quando se faz um breve resumo do filme, a sua importância como representatividade para crianças negras, como: Pantera Negra e Moana.
        Como fazer a referencias?

        Curtir

      • Oi Vanessa! Depende. Se você estiver citando sequências ou diálogos do filme num texto acadêmico, faça as referências segundo as instruções deste post. Se você apenas fez um resumo para constar num catálogo de mostra de filmes (por exemplo), não é necessário fazer a referência. De você usou um resumo copiado de outra fonte que não o próprio filme (jornal, revista, base de dados etc), indique a fonte que você usou.

        Curtir

  11. shaenny disse:

    Olá, possuo uma dúvida. Desejo transcrever uma fala do personagem da série Mr. Robot (no caso, ficaria uma citação longa). Como faço para referenciar? Referencio pelo nome da série e ano, ou pelo nome do roteirista e o ano?

    Curtir

  12. Olá. Produzi uma série de filmes com fins educativos com entrevistas de diferentes educadores e profissionais. A produção foi toda minha. Tive ajuda apenas na edição. Inclusive já consegui o ISBN junto a Biblioteca Nacional através da Editora da instituição onde trabalho. Assim gostaria de saber como fazer a referência (se posso aparecer como autora) e como mencionar que os filmes são todos legendados (considero essa informação importante). Os filmes serão distribuídos em DVD e disponibilizados online no site https://www.pesquisaemdesenho.com em Filmes. Gostaria de disponibilizar as referências junto aos filmes para facilitar. Grata desde já

    Curtir

    • Olá, Anelise! Sim, você pode colocar seu nome, enquanto produtora, na referência. Apenas observe que, de acordo com a ABNT, a entrada da referência é pelo título, não pelo nomes dos autores. A informação sobre as legendas entra como uma nota, no final da referência. Observe os exemplos no texto, escolha o mais próximo do seu caso e monte a referência. Vai dar tudo certo!

      Curtido por 1 pessoa

      • Nossa, vocês são super ágeis e atenciosos! Parabéns pelo excelente trabalho e obrigada! 🙂

        Curtir

      • Assim está correto?
        O desenho conectando conhecimentos. Episódio 1: A pesquisa em desenho/The research into drawing. Entrevista com Stephen Farthing. Direção e Produção: Anelise Zimmermann. Londres/Florianópolis, Editora UDESC, 2018. 1 DVD (20 min), MP4, color. Português/Inglês. Disponível em: https://vimeo.com/169520697.
        Os filmes estão disponíveis em dvd e online. Posso mencionar as duas fontes na referência?

        Curtir

      • Anelise, sua referência tem vários problemas. O caso demanda algum estudo do seu material, não vai ser possível responder rapidamente. Se você puder passar por aqui para conversarmos e tirar algumas dúvidas, seria o ideal. A entrada por título exige as primeiras palavras em caps lock (veja os exemplos). A citação do local também está estranha, a UDESC tem sede em duas cidades? Referências são feitas para um documento específico, ou seja, você deve referenciar o DVD ou o documento disponível online.

        Curtir

      • Anônimo disse:

        Olá. Obrigada pelas informações. A UDESC é em Florianópolis, mas as gravações dos vídeos foram todas feitas em Londres, a edição foi feita no Brasil. E por isso o conteúdo é todo bilingue, ou seja, possuem legenda. Para todo o material já consegui o ISBN. Irei até aí essa semana. Obrigada

        Curtir

  13. Arthur disse:

    Bom dia, parabéns pelo excelente blog.
    Tenho uma dúvida: há alguma necessidade de solicitar autorização para utilização de imagens de filmes ou de quadrinhos em trabalhos acadêmicos ou basta fazer a citação?

    Curtir

  14. Rose Batista disse:

    Boa noite. Preciso de ajuda… preciso fazer citação e fazer referencia do filme
    _ O sorriso da Monalisa (assisti no you tube)
    _ E do curta – A invenção da Infância (este assistimos em aula)

    Alguém pode me ajudar?

    Curtir

  15. Thomás de Souza Rossetti disse:

    Olá, gostaria de citar filmes como Star Wars e Game of Thrones em um trabalho.. mas não consegui entender como fazer isso certinho.. será que vocês podem me ajudar? Obrigado!

    Curtir

    • Olá! Para citar e referenciar um filme como Star Wars, os exemplos estão no próprio post. Basta você seguir. Para séries, tente seguir este modelo:

      HOUSE of cards, primeira temporada. Criação Beau Willimon. Série original Netflix. S.l.: Media Rights Capital; Panic Pictures, 2013. ??? min, son., col. Série exibida pela Netflix. Acesso em: 24 jul. 2017.

      (Coloque a duração total da série onde está ???)

      Não sabemos o que você não entendeu, logo fica difícil ajudar. Tente explicar qual é a sua dúvida e tentaremos responder.

      Curtir

  16. Anônimo disse:

    Olá, eu gostaria de citar alguns filmes e séries como Star Wars e Game of Thrones, mas não entendi direito como vou ter que fazer.. se puderem me ajudar, eu agradeço, obrigado.

    Curtir

  17. J MARCELO disse:

    Prezados, mais uma dúvida. Preciso transcrever sequencialmente todas as frases existentes em um curto cinejornal. Como procedo? Posso considerar essa reprodução como uma citação direta, aplicando o recuo de 4 cm, e usando travessão para sinalizar cada uma das frases ditas pelo narrador do filme? Muito obrigado mais uma vez!

    Curtir

  18. J MARCELO disse:

    Prezados, antes de mais nada parabéns pelo site e pelo excelente tópico! Tenho duas dúvidas com relação a frames de vídeos, documentários, etc., que gostaria de contar com o apoio de vocês para sanar (as pesquisas que fiz sozinho não me esclareceram o suficiente).

    1) FRAMES INSERIDOS NO DOCUMENTO ESCRITO: A minutagem em que o frame foi retirado deve ser explicitada? O título de um frame deveria ser Figura XXX – Frame 00min00seg, ou posso dar o título que quiser ao frame que eu retirei do vídeo?;

    2) FRAMES ANALISADOS, PORÉM NÃO INSERIDOS NO DOCUMENTO ESCRITO: Há situações em que é possível analisar o frame durante a execução da obra, mas perde-se muita qualidade ao se reproduzir o frame analisado no documento escrito. Neste caso posso apenas fazer referência ao frame informando quando o mesmo surge na tela?

    Obrigado pela ajuda!!!

    Curtir

    • J Marcelo, você pode dar o título que for mais conveniente ao frame, na parte superior da imagem. Por exemplo: uma frase que descreva a imagem, ou apenas “frame do filme X”. Na parte inferior você coloca a fonte e indica a minutagem.

      A norma não entra nesses detalhes, mas, se você optar por não inserir o frame no texto, faça a referência e a citação normalmente. Veja os exemplos no texto do post.

      Curtir

      • Anônimo disse:

        Muito obrigado mesmo pela ajuda!!!

        Era exatamente esse o meu entendimento mas, como não sou especialista na norma, achei melhor não arriscar e perguntar a quem realmente entende do assunto.

        Curtir

  19. Luis Calegari disse:

    Oi. Estou tentando fazer referência à uma série de entrevistas compiladas em quatro partes de aproximadamente uma hora cada exibidas pelo Showtime. Se chama The Putin Interviews. Estou quebrando a minha cabeça para referenciar elas. Pode me ajudar?

    Curtir

    • Olá! Sem mais dados sobre o programa, fica um pouco difícil te ajudar. Vou tentar explicar. A regra recomenda entrada pelo título, ou seja, sua referência começa assim:
      THE PUTIN interviews.
      A partir daí, você precisa indicar os demais dados: diretor (pelo menos), local, distribuidora, data, duração, col. ou p&b. Se você assistiu pela internet, coloque url e data de acesso. Observe os exemplos que colocamos no post e tente fazer algo semelhante.

      Curtir

      • Luis Calegari disse:

        Obrigado!
        Mas, só mais uma coisa, como eu referencio isso no corpo do texto?

        Curtir

      • Se for uma citação direta de um diálogo, entre aspas, você precisa situar em que parte do documento está a citação. Você pode informar a minutagem, por exemplo, ou o capítulo. O mesmo vale para citação de uma cena ou sequência específica da série, para facilitar a localização, pelos seus leitures, do trecho citado. Ex.:
        (THE PUTTIN…, ano, cap. 1, 18 min)

        Se não for citação direta e diálogos literais ou cenas específicas, basta indicação do título e o ano.
        (THE PUTTIN…, ano)

        Curtir

      • Luis Calegari disse:

        Obrigado!

        Curtir

  20. Bárbara Calderón disse:

    Bom dia! Estou pesquisando o canal Panelinha no Youtube. Como posso fazer a citação dos vídeos postados pelo canal? Por exemplo: um dos vídeos analisados foi intitulado de “Arroz” e ele faz parte de uma série intitulada “Refogado”. Não houve disponibilização de ficha técnica. A referencia poderia ser algo assim?

    REFOGADO. Episódio: Arroz. Direção: Canal Panelinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=peUucL4esVE. Acesso em: 27/07/2017.

    Curtido por 1 pessoa

  21. Boa tarde, estou com uma dúvida em relação em como devo montar a referência bibliográfica de uma série do Netflix. No caso eu preciso referenciar a 1ª temporada completa e o primeiro episódio da 2ª temporada da série House of Cards. Vocês podem me ajudar?

    Curtir

    • Sugestão:

      HOUSE of cards, primeira temporada. Criação Beau Willimon. Série original Netflix. S.l.: Media Rights Capital; Panic Pictures, 2013. ??? min, son., col. Série exibida pela Netflix. Acesso em: 24 jul. 2017.

      Coloque a duração total da série onde está ???

      HOUSE of cards, segunda temporada: Primeiro episódio. Criação Beau Willimon. S.l.: Media Rights Capital; Panic Pictures, 2014. 50 min, son., col. Série exibida pela Netflix. Acesso em: 24 jul. 2017.

      Se o episódio tiver um título, coloque o título em vez de “primeiro episódio’.

      Obs.: Achamos necessário colocar a data de acesso porque os conteúdos da Netflix não são permanentes. Coloque a data do seu último acesso à série.

      Curtir

  22. Olá, eu posso colocar frame de filmes no corpo do meu texto? E se sim como vai ficar a legenda da imagem? E as referências? Me respondam! rsrsrs

    Curtir

    • Sim, você pode. De acordo com a norma da ABNT para trabalhos acadêmicos (NBR14724), vc deve colocar a identificação da figura na parte superior da imagem. Por exemplo: Figura 1 – frame do filme X. Na parte inferior, coloque a fonte e qualquer outra informação necessária à compreensão da imagem. Faça a referência normalmente, de acordo com as instruções deste post, em nota de rodapé ou na lista de referências do seu trabalho. Recomendo que vc consulte a NBR14724!

      Curtir

  23. Olá pessoal, primeiramente gostaria de agradecer as dicas. São fantásticas e muito bem embasadas na norma. Eu tenho uma dúvida. Estou utilizando algumas entrevistas do Eduardo Coutinho à programas de TV, porém só estão disponíveis no Youtube. São programas mais antigos e não conseguirei acessar dados como data de exibição e direção. Na norma tem uma forma específica de citação para programas de TV, porém, nesse caso posso usar como arquivo do Youtube? Por exemplo, tem essa entrevista dele no programa da Gabi https://www.youtube.com/watch?v=VhKPsqQnM2U

    Nas referências devo colocar assim?

    COUTINHO, Eduardo [entrevista]. In: Programa de Frente Gabi. Apresentado por Marília Gabriela. 20 min, col. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2017.

    Quando transcrever a fala no texto tenho que colocar (COUTINHO, 2min30s) ? Não sei o ano da entrevista.

    Outro caso: https://www.youtube.com/watch?v=VtTVSYwHiBU , aqui já é um documentário, está certo assim?

    COUTINHO, Eduardo [entrevista]. In: Documentário “Coutinho e o Outro” (Parte 1). Direção: Jackson Villela. Roteiro: Sandro Neiva. 14 min, col. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2017.

    Na transcrição (COUTINHO, 1min45s) ou (COUTINHO, 2001, 1min45s) Esse é o ano na descrição, devo colocar no texto e na citação?

    Muito obrigado!!!

    Curtir

    • Sugiro isso.

      Nas referências:
      COUTINHO, Eduardo [entrevista]. In: De frente com Gabi. Entrevistado por Marília Gabriela. [São Paulo]: SBT, 200-. Disponível em: . Acesso em:
      Na citação:
      (COUTINHO, 200-, 2min30s)

      Na referência:
      COUTINHO e o outro. Direção: Jackson Villela. Roteiro: Sandro Neiva. [S.l.]: Brasília, 2001. Disponível em: . Acesso em:
      Na citação:
      (COUTINHO, 2001, 1min45s)

      Curtir

  24. Tainan Roque Fernandes disse:

    Olá, também tenho uma dúvida. Estou usando um documentário disponível no Youtube como documento para o meu tcc e estou transcrevendo falas dos entrevistados. Como faço a referencia? Porque preciso identificar o nome das pessoas que falam no documentário. Faço um referencia para cada pessoa com nome e sobrenome como se fosse em revista? Coloco na citação os minuto que a pessoa fala o que vou transcrever mas coloco também nas referencias?

    Exemplos:
    FERNANDES, Tainan. In: Festa de caboclo. Direção: Maria Alice Amorim. 22 min, col. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.

    CAMARA, Ítalo. In: Festa de caboclo. Direção: Maria Alice Amorim. 22 min, col. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.

    ?

    Curtir

    • Olá Tainan,
      já que você precisa identificar as pessoas entrevistadas, faça como tem feito, apenas informe que se trata de uma entrevista, assim:
      FERNANDES, Tainan [entrevista]. In: Festa de caboclo. Direção: Maria Alice Amorim. 22 min, col. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.

      Curtir

      • Rafael de Almeida disse:

        Olá pessoal, primeiramente gostaria de agradecer as dicas. São fantásticas e muito bem embasadas na norma. Eu tenho uma dúvida. Estou utilizando algumas entrevistas do Eduardo Coutinho à programas de TV, porém só estão disponíveis no Youtube. São programas mais antigos e não conseguirei acessar dados como data de exibição e direção. Na norma tem uma forma específica de citação para programas de TV, porém, nesse caso posso usar como arquivo do Youtube? Por exemplo, tem essa entrevista dele no programa da Gabi https://www.youtube.com/watch?v=VhKPsqQnM2U

        Nas referências devo colocar assim?

        COUTINHO, Eduardo [entrevista]. In: Programa de Frente Gabi. Apresentado por Marília Gabriela. 20 min, col. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2017.

        Quando transcrever a fala no texto tenho que colocar (COUTINHO, 2min30s) ? Não sei o ano da entrevista.

        Outro caso: https://www.youtube.com/watch?v=VtTVSYwHiBU , aqui já é um documentário, está certo assim?

        COUTINHO, Eduardo [entrevista]. In: Documentário “Coutinho e o Outro” (Parte 1). Direção: Jackson Villela. Roteiro: Sandro Neiva. 14 min, col. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2017.

        Na transcrição (COUTINHO, 1min45s) ou (COUTINHO, 1min45s, 2001) Esse tem ano na descrição, devo colocar na citação?

        Muito obrigado!!!

        Curtir

  25. Boa tarde!
    Eu não preciso então necessariamente usar o nome original de um filme na referência? Por exemplo Festim Diabólico, tenho visto em algumas referências com o nome em português. Isso mesmo?

    Curtir

    • Mariana, depende do documento específico que vc estiver referenciando. Se for uma cópia em DVD publicada no Brasil, na qual apareça em destaque o título nacional, a entrada vai ser por ele. Aí, opcionalmente, vc coloca o título original em notas, como nos exemplos do post. Mas, se vc usou uma cópia importada dos Estados Unidos, por exemplo, a entrada será pelo título original. Isso ocorre porque sempre vamos referenciar uma cópia ou edição específica de uma determinada obra, não a obra em si.

      Curtir

  26. Carla Machado disse:

    Boa tarde, estou impressionada com o blog de vocês. Ele tem sido uma ótima ferramenta para a escrita da minha tese que é sobre cinema e educação.

    Como faço para fazer a citação da sinopse de um filme que vem na contracapa do DVD?

    Aguardo o retorno de vocês e mais uma vez parabenizo pelo cuidado nos serviços prestados.

    Curtir

    • Olá, Carla! Muito obrigada pelos elogios! Ficamos contentes em ajudar os pesquisadores. Sugiro que você faça a citação em nota de rodapé, não na lista de referências. Aí você nem precisa fazer uma referência do documento, basta escrever na nota que a citação é da sinopse da contracapa do DVD, indicando alguns dados que possam identificar o material. Se quiser fazer uma referência, faça a referência do DVD normalmente e acrescente, no final, uma nota: Sinopse da contracapa.

      Curtir

  27. Fernanda Cristina Campos disse:

    Bom dia. Como devo fazer a citação do filme no corpo do texto? Além do (NOME DO FILME, ano), como faço para me referir ao filme durante o texto coloco em itálico ou maiúscula?
    Por exemplo: No caso de STALKER, (…) // No caso de Stalker (em itálico)

    Curtir

    • Oi Fernanda,
      A citação é conforme mencionado no primeiro exemplo do post. Para se referir ao filme no texto, conforme você exemplificou (No caso de Stalker…), não há uma regra que exija destaque ao nome da obra mencionada. Assim, isto será uma escolha sua. Entretanto, observe o caso de uma citação no corpo do texto. Ex.: Conforme exemplificado por Souza (2016, p. 25). Nesse caso, Souza não tem nenhum destaque, se sua questão refere-se a citação faça conforme este último exemplo.

      Curtir

  28. Elisângela Rodrigues da Silva disse:

    Gostaria de saber se posso citar uma novela de época no TCC?

    Curtir

      • Patricia disse:

        Olá! E como cita telenovelas? Preciso citar a novela “o tempo não para” que está passando na rede globo e não acho informação de como citar telenovelas. Estou seguindo mais ou menos o formato da citação de filmes e cheguei a isso:

        TEMPO não para, o. Criação: Mário Teixeira. Direção: Marcelo Travesso e Adriano Melo. Rio de Janeiro: Rede Globo, 2018, em produção, 156 capítulos (previsão)

        Vocês podem me ajudar?

        Desde já agradeço imensamente!

        Patricia

        Curtir

  29. Patricia Sousa disse:

    Olá, tenho dúvida sobre como referenciar um episódio de uma temporada de uma Série, pois retirei um trecho pra citação direta. Citei um trecho da do 13º episódio chamado “Torrada não volta a ser pão” da 4ª temporada da Série Orange Is the New Black, daí queria saber como cito no texto e como coloco nas referências, a ABNT não tem indicação quanto a isso. Nas referências fica assim?
    TORRADA não volta a ser pão. Produção de Neri Kyle Tannenbaum. Realização de Netflix. Nova York: Lionsgate Television Tilted, 2016. 1080p (HDTV) (50 min.), son., P&B. Série Orange Is the New Black. Quarta Temporada.
    Essa temporada é de 2016, porém a série foi lançada em 2013.
    E fico na dúvida tbm se coloca e onde o “In” já que é uma parte de um todo. E como cito no texto?
    (ORANGE… 2013) ou (TORRADA… 2016) ? Desde já agradeço!

    Curtir

    • Olá, Patrícia!
      De fato, não há indicações na norma da ABNT. Nesse caso, precisamos deduzir qual seria a melhor forma de referenciar o documento a partir de exemplos de outros tipos de trabalhos.
      No caso, a melhor opção nos parece ser dar o mesmo tratamento de capítulo de livros ou de item em coletânea de filmes (como no exemplo CONTOS de obituário, neste post). Mas, como vc está citando algo disponível no Netflix, existem algumas diferenças. Por exemplo, é interessante colocar a data de acesso, como fazemos para documentos de internet, para o caso da série sair do catálogo.
      Outra possibilidade é usar uma instrução oriunda da catalogação de séries e fazer a entrada pelo título geral seguido do título do capítulo. A vantagem dessa solução é agrupar todos os capítulos citados, caso você tenha utilizado outros. A desvantagem é que não há outros exemplos semelhantes na norma, estamos nos baseando numa orientação de catalogação.
      Veja os dois exemplos abaixo:

      TORRADA não volta a ser pão. IN.: ORANGE is the new black. Produção de Neri Kyle Tannenbaum. Realização de Netflix. New York: Lionsgate Television; Tilted Productions, 2016. 50 min, son., p&b. Episódio da quarta temporada da série exibida pelo Netflix. Acesso em: 19 set. 2016.

      ORANGE is the new black, quarta temporada: Torrada não volta a ser pão. Produção de Neri Kyle Tannenbaum. Realização de Netflix. New York: Lionsgate Television; Tilted Productions, 2016. 50 min, son., p&b. Episódio da quarta temporada da série exibida pelo Netflix. Acesso em: 19 set. 2016.

      A chamada da citação no texto tem que estar de acordo com a referência.
      Algumas observações:
      1. A série é colorida. O capítulo que você usou é p&b?
      2. Não entendemos o que é “1080p.”
      3. Estamos presumindo que você pesquisou e descobriu que New York é o local de produção (mas não conferimos).
      4. Você optou por indicar o nome do produtor. Como se trata de uma série, não seria melhor indicar o criador da série e o diretor do capítulo citado?
      Se você tiver dúvidas, entre em contato conosco novamente.

      Curtido por 1 pessoa

      • Patricia Sousa disse:

        Agradeço demais pelas dicas! E parabéns pelo desenvolvimento do site com dicas sobre normalização e pra tirar dúvidas. No caso, onde ficaria o nome os criadores (são três- coloco “Criação de…”?) e da direção da temporada?

        Curtir

      • Você pode substituir a informação de produção, ou, manter essa informação e colocar os criadores e diretor antes do produtor: “Criação de “.

        Curtir

  30. Bom dia! Por gentileza, poderia me ajudar com referências de clipes do YouTube e de um jogo para navegador do Google Doodle?

    1)https://www.youtube.com/watch?v=ImqEJHsUm3I

    Fiz assim:

    RIOS, Pablo Morales de Los. Historia de la Música – Lecciones Ilustradas (Clipe) 6min59. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ImqEJHsUm3I. Acesso em novembro de 2015.

    2) https://www.youtube.com/watch?v=tzm5RUav6tw

    MUCUMINHA. Aprendendo as Notas Musicais (clipe) 1min37. Disponível em:…. Acesso em:….??

    3)https://www.google.com/doodles/celebrating-ludwig-van-beethovens-245th-year

    GOOGLE Doodle. Celebrating Ludwing Van Beethoven 245 th years. Jogo para navegador. Disponível em:)https://www.google.com/doodles/celebrating-ludwig-van-beethovens-245th-year. Acesso em: 11-01-2016.

    Agradeço pela ajuda!! Abs

    Gislene

    Curtir

    • Oi Gislene,

      conforme os exemplos do post, a referência deve ser iniciada pelo título da obra sendo que a primeira palavra deve ser colocada em caixa alta. Depois você põe o nome do realizador da obra conforme no exemplo do post da referência da obra : NOSSA música. Direção: Jean-Luc Godard.

      Veja este outro exemplo e observe como é informada a data de acesso com o mês abreviado (exceto maio, os demais você deve abreviar)

      MATERIAL bruto. Direção: Ricardo Alves Jr. Fotografia: Byron O’Neil. 17 min, p&b. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2011.

      Curtir

  31. Leticia disse:

    Muito obrigada pelas informações! Ainda tenho algumas dúvidas. Preciso citar esse documentário: https://www.youtube.com/watch?v=AZT-kRN2hCM. Ele foi produzido pelo Canal Futura, mas não foi postado no youtube pelo mesmo. Encontrei a ficha técnica e informa ter sido produzido em 2009: http://www.clubedecriacao.com.br/novo/frida/ Eu deveria citar nas referências os produtores, diretores e o ano? Ou somente os dados do vídeo do youtube? ex: VIDA e Obra de Frida Kahlo. 54min47, col. Disponível em . Acesso em 06 junho 2016.

    Curtir

  32. Sheila disse:

    Olá! !! Temos dúvidas estamos trabalhando um filme Tropa de Elite e estamos pontuando das cenas como devemos colocar? Exemplo: 42:30:27 esta seria nossa dúvida .

    Curtir

  33. ANA MARIA FERNANDES disse:

    Como devo fazer referência de um vídeo (You tube) que encontrei na internet e utilizei o conteúdo do vídeo descrevendo por detalhes. outras coisas tive que adaptar. O vídeo é esse:https://www.youtube.com/watch?v=9c01bBXQksQ

    Curtir

    • Olá Ana Maria,

      veja o exemplo que está no post.

      Nas citações:
      (NOSSA …, 2005, cap. 4)

      Nas referências:
      MATERIAL bruto. Direção: Ricardo Alves Jr. Fotografia: Byron O’Neil. 17 min, p&b. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2011.

      Curtir

  34. Olá! Como faço citação de documentários em tcc? O documentário aborda um tópico da minha pesquisa e preciso utilizar todo o seu conteúdo (que são aprox. 25min). A intenção é escrever e citar os entrevistados ou o narrador e em momentos específicos colar (citação direta) algumas falas.

    Nesse caso a referência é feita da mesma forma que a de um filme?

    obrigado!

    Curtir

    • Oi Rafael.

      Sim. A referência de documentários é feita da mesma forma que a de filmes, conforme os exemplos que foram dados aqui no blog.

      Curtir

      • Scyla Pimenta disse:

        Boa tarde, gente! Muito bom o site, mas ainda fiquei com dúvidas sobre onde colocar se é documentário, curta, longa… e como colocar que o filme é em português mas tem legendas.

        Preciso de ajuda. Fiz assim:

        ATLÂNTICO Negro: Na Rota dos Orixás. Direção: Renato Barbieri. Brasil: Videografia Criação e Produção, 1998. 54 min. Documentário. Sonoro / legenda, Color, Formato: 35mm.

        Obrigada!

        Curtir

      • Scyla Pimenta disse:

        Boa tarde, gente. Muito bom o site, mas ainda fiquei com dúvidas sobre onde colocar se é documentário, curta, longa… e como colocar que o filme é em português mas tem legendas.

        Preciso de ajuda. Fiz assim:

        ATLÂNTICO Negro: Na Rota dos Orixás. Direção: Renato Barbieri. Brasil: Videografia Criação e Produção, 1998. 54 min. Documentário. Sonoro / legenda, Color, Formato: 35mm.

        Obrigada!

        Curtir

      • Oi Scyla! Uma referência tem a função de identificar o documento que você está citando. Não é necessário dizer se é documentário ou não. Nem se é curta ou longa, porque a duração em minutos já dá conta dessa informação. Se você achar importante dizer que o filme é legendado, por algum motivo (por exemplo, seu trabalho vai ser lido por pessoas que não falam português), ponha a informação como uma nota, no final da referência, mas explique em que idioma estão essas legendas. Sua referência tem alguns errinhos na pontuação e no uso de maiúsculas, observe o exemplo do Terra em transe aí no post e faça igual. E se vc está citando uma cópia em 35 mm, deve ser porque consultou o filme num arquivo ou viu no cinema, certo? Nesse caso, faça uma nota (como no exemplo do Terra em transe). Dá pra juntar as duas notas numa frase, por exemplo: Cópia do arquivo (…), legendada em inglês.

        Curtir

  35. Ana Raquel Cerqueira disse:

    Como fazer uma citação de um filme ainda em cartaz no cinema?

    Curtir

    • Faça como no exemplo abaixo. Você vai precisar descobrir local de distribuição,distribuidora (a data é a atual) e o suporte (cópia digital ou 35 mm). Faça uma nota informando em que cinema e dia você assistiu o filme.

      A BRUXA. Direção: Robert Eggers. [S.l.]: Universal Pictures [distribuição], 2016. 1 filme (92 min.), ???, color. Assistido no Espaço Itaú de Cinema, São Paulo, em 19 mar. 2016.

      Obs.: No exemplo, as ??? substituem a informação sobre o suporte. Geralmente os cinemas avisam quando a projeção é digital, mas é bom confirmar.

      Curtir

  36. sahtmorais disse:

    Como eu cito um comentário feito pelo diretor nos extras do filme?

    Curtir

    • Trate como uma parte do DVD, usando como base o exemplo Contos do obituário (no post), combinado com o exemplo de depoimento que consta da NBR6023, item 7.13.2. Algo assim:

      se o extra não tiver um título, crie um e registre entre [ ]:

      ROCHA, Glauber. [Depoimento nos extras do DVD]. In.: coloque a referência do DVD que contém o extra.

      se o extra tiver um título:

      ROCHA, Glauber. Conversar com Glauber. In.: coloque a referência completa do DVD que contém o extra.

      Faça a citação normalmente, de acordo com as normas (NBR 10520). Se for uma citação literal, você pode colocar a minutagem, localizando em que ponto do documento está o texto citado.

      Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

      Curtir

  37. Anônimo disse:

    quando faz citação de series de televisão que estão disponíveis online, como referencia?

    Curtir

    • Olá,

      você deverá apresentar as informações da obra e do meio de acesso online, conforme informações aqui apresentadas, lembrando-se da importância de que tenha consultado um site confiável na internet.

      Um exemplo:

      ANOS dourados. Direção: Roberto Talma. Autoria: Gilberto Braga. Rio de Janeiro: Rede Globo, 1986. Disponível em: LINK . Acesso em: 04 nov. 2015.

      Curtir

  38. Regina disse:

    Olá! Vou dar uma aula para graduação e gostaria de apresentar parte de um filme. O que devo colocar nos créditos? Título, ano…

    Curtir

  39. Samara disse:

    E quando o filme/documentário começar com artigo? No caso, preciso fazer “A fotografia oculta de Vivian Maier”.

    Curtir

  40. carla disse:

    ola estou com uma duvida eu usei uma citação direta retirada do vídeo transcrevendo o que o autor falo porem não sei como fazer a citação you tube
    foi a seguinte …seria a mesma coisa que dizer que o principio da dignidade da pessoa humana não é clausura pétrea, clausura pétrea seria pessoa hmana digna ou nao…

    Curtir

    • Carla, sugiro que vc faça a referência assim:

      ANDRÉ Augusto Bezerra (AJD) enfatiza que maioridade penal aos 18 anos é cláusula pétrea. Publicado no canal da TV Senado, 24.04.2015. Disponível em . Acesso em:

      Obs.: A norma não prevê lugar para o nome do canal do Youtube. Portanto, indiquei como uma nota complementar. Não se esqueça de inserir a data em que você acessou o vídeo.

      A citação no texto ficaria assim:

      (ANDRÉ …, xx min)

      Obs.: Como vc vai fazer citação direta, sugiro que vc coloque em que ponto do vídeo se encontra a fala transcrita (2min30, 5 min, por exemplo).

      Curtir

    • Bruno disse:

      Olá, Como assim capítulo 4? Quando o filme não apresenta essas divisões eu devo colocar o minuto em que a citação utilizada aparece? obrigado

      Curtir

  41. Carol disse:

    o que são esses mm? como sei quantos são no filme?

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Carol, “mm” é abreviatura de milímetros. Refere-se à bitola dos filmes em rolo (película cinematográfica). Se você estiver citando um filme nesse suporte, a informação provavelmente estará em alguma etiqueta da lata ou estojo. Se não estiver, meça com um a régua a largura do filme. Se vc estiver citando um filme em DVD ou publicado na internet, não precisa se preocupar com isso. Observe os demais exemplos.

      Curtir

  42. Tarcísio disse:

    Olá, infelizmente no Brasil não existe uma norma padrão para todas as publicações de artigos, tcc’s, monografias etc, logo dúvidas simples como esta que irei postular são comuns:

    -Como devo citar o documentário Lixo Extraordinário do artista plástico Vik Muniz?

    Minha faculdade pede negrito e o nome de quem produz primeiro e não o nome do vídeo como descrito acima.

    Abraços!

    Curtir

    • Olá, Tarcísio!Existem, sim, normas da ABNT para elaboração de referências (NBR6023) e citações (NBR10520). Nosso post foi baseado nessas normas, que incluem vários tipos de documentos, inclusive filmes (cap. 7.10). A orientação da ABNT é fazer a entrada pelo título, já que um filme é considerado uma obra coletiva. Quanto a entrada é pelo título, não se coloca nada em negrito. Talvez sua faculdade esteja usando outra norma, verifique isso! Veja abaixo a referência do documentário sobre Vik Muniz. Mas, atenção, trata-se do exemplo da copia em DVD que temos no acervo da Biblioteca da ECA. Se vc estiver citando o mesmo filme em outra edição ou suporte, os dados de distribuição ( [S.l.]: Paris Filmes, 201-) e descrição física (1 DVD) podem ser diferentes. Consulte a norma da ABNT e releia o post. Qualquer dúvida, mande um e-mail para a Biblioteca da ECA (ecabiblioteca@usp.br) ou converse com os bibliotecários da sua faculdade. Abs.

      LIXO extraordinário. Direção: Lucy Walker. Co-direção: João Jardim e Karen Harley. [S.l.]: Paris Filmes, 201-. 1 DVD (99 min), NTSC, color.

      Curtir

  43. circulardepoesialivre disse:

    Olá, não entendi muito bem como fazer citações no corpo do texto. Na minha monografia, dou vários exemplos de filmes para ilustrar tendências da comédia romântica ao longo do anos. Como “500 dias Com Ela” (Marc Webb, 2009). Estaria correto? E aí nesse caso, coloco depois a referência do DVD no fim ou no rodapé?

    Muito obrigada!

    Curtir

    • Para fazer citações no texto, tente usar como modelo o exemplo no Nossa música, no início do post. Qualquer dúvida, ligue para nós (3091.4074). Desculpe a demora em responder, tivemos alguns problemas no blog.

      Curtir

  44. Felipe Lazari disse:

    Bom dia.
    E no caso de vídeos oriundos do acervo do You Tube, como poderia desenvolver uma citação???
    Pelo que pude perceber, a ABNT ainda não possui uma padronização para tal material, correto?
    Obrigado!

    Curtir

  45. Marcio disse:

    Olá amigos, preciso citar alguns videoclipes consultados em meu trabalho. Qual é o procedimento que devo adotar para referenciá-los? No caso de não deter a informação do nome do diretor e da produtora, como faço, posso colocar apenas a gravadora?

    Obrigado.

    Curtir

    • Marcio, escolhi ao acaso um clipe no Youtube, sem qualquer informação de autoria ou produção. Preciso identificar da melhor forma possível o material, então criei um título formado pelo nome do intérprete + nome da música, indicando que é um clipe. Usei as informações da pessoa que postou o clipe. Veja minha sugestão:

      ZECA Baleiro: Lenha (clipe). 4min20, col. Disponível em . Acesso em 15 maio 2014.

      Curtir

  46. […] Coma fazer referência e citação de filmes […]

    Curtir

  47. Olá, gostei muito das explicações, mas ainda tenho algumas dúvidas e gostaria que você me ajudasse.

    Quando cito o nome do filme durante o texto eu devo colocar o nome em português, o original ou os dois? E o ano?

    Se caso necessite colocar os dois. Coloco primeiro em português ou o original ? E coloco entre parenteses ou em nota de rodapé ? E quando for citar novamente o mesmo filme, preciso colocar os dois títulos ?

    É preciso destacar o título de alguma forma, como itálico ou entre aspas?

    Não conseguir achar especificações nas normas da minha universidade.

    agradeço pela atenção 😉

    Curtir

    • Luana, a citação no texto tem que ser feita de acordo com a referência, como no exemplo que fizemos para o filme Nossa música no início do post. Se você estiver referenciando um DVD lançado no Brasil, provavelmente vai haver um título nacional. Faça a referência entrando pelo título nacional (como no exemplo do Nossa música), e a citação também. Se você quiser pode colocar o título original como nota no final da referência (mesmo exemplo). Assim você já resolve todos os problemas. Não precisa fazer nota de rodapé, quem quiser saber o título original vai lá na sua lista de referências e encontra. Se você usou um DVD importado, faça a referência começando pelo título que aparece no DVD e , se quiser, coloque o título nacional como nota.Todas as vezes que você for citar, é do mesmo jeito. Não se coloca negrito nem itálico porque a entrada é feita pelo título do filme. Só se dá destaque quando a referência inicia pelo nome do autor (de acordo com as regras da ABNT).

      Curtir

  48. Allan disse:

    Olá, pessoal. Gostaria da ajuda de vocês, se possível. Minha dúvida é quanto à filmes disponíveis online (e somente online), mais especificamente em portais como o Vimeo ou Youtube.

    A referência que fiz para um filme que utilizo em meu trabalho foi o seguinte:

    CASAMENTO é negócio?. Direção: Guilherme Rogato. Produção: Guilherme Rogato e Gáudio Filmes. Co-direção: Etelvino Lima. Letreiros: Carlos Paurílio. Elenco: Bonifácio Silveira, Luis Girard, Moacir Miranda, Josefa Cruz, Agnelo Fragoso, Orlando Vieira, Armando Montenegro, Antonio Portugal Ramalho, Morena Mendonça, Cláudio Jucá. Maceió-AL. 1933. Curta-metragem, silencioso, PB, ficção, 35mm. Disponível em , acesso em 09/03/2012.

    Observem que o final da referência foi adaptado para o que acontece com artigos disponíveis online. Fiz isso sem me basear em qualquer outro trabalho ou norma específica para vídeo, justamente porque nada encontrei. A norma permite que isso seja feito?

    Outra questão é como citar isto no corpo do texto. Em vídeos no Youtube não há divisão em capítulos, ou pelo menos não há no caso deste filme. Em determinado momento de meu trabalho, cito um intertítulo, colocando o tempo referente no filme:

    (1933, 00:25:17)

    Devo citar o primeiro nome do título do filme na referência? É possível/permitido citar o tempo referente no filme?

    Agradeço a ajuda desde já.
    Allan Nogueira

    Curtir

    • sbdeca disse:

      Allan, a orientação de colocar a URL e a data de acesso vale para qualquer documento online. Você pode colocar “Disponível em:” e citar a URL entre . Depois ponha um ponto final, escrevas “Acesso em: ” e insira a data. Veja o exemplo do filme Material bruto aí no post. E você deve, sim, indicar o tempo do filme na citação, como você fez, para que seu leitor localize mais facilmente o trecho citad. Faça a chamada, na citação, pela primeira palavra do título, de acordo com a referência:
      (CASAMENTO …, 1933, 00:25:17).
      Sugiro, ainda, que vc use “p&b”, não PB. Se for possível, é melhor colocar a duração em minutos na referência, não “curta-metragem”. Outra dica: se vc está citando um documento online, não coloque a bitola do original (35 mm). Referência a gente faz do documento que a gente consultou, no seu caso um documento online. Acho que é tudo, se tiver alguma outra dúvida, pergunte!

      Curtir

      • Allan disse:

        Olá, obrigado pelos esclarecimentos e pelas dicas adicionais, assim como pela solicitude em dúvidas futuras!

        Meus problemas eram bem pontuais. Ficarei mais seguro em referenciar este e outros trabalhos audiovisuais disponíveis online. =]

        Abraços!

        Curtir

  49. Olá boa tarde

    Gostaria de saber se o primeiro o título do filme precisa ficar em negrito ou apenas o primeiro nome do filme (caixa alta) ou nenhum dos dois.
    Outra pergunta? será que minha citação abaixo está correta.
    Meu Caro Amigo é um DVD do Chico Buarque que pertence a uma coleção Chico: A série, direção de ROberto Oliveira.

    Ex:
    MEU caro amigo. Direção: Roberto de Oliveira. In: CHICO: A série. Rio de Janeiro: EMI Music Brasil: 2005. Vol. 1. 1 DVD (109 min). Douby Digital

    Curtir

    • sbdeca disse:

      Olá Ronaldo! Não precisa colocar nada em negrito, nesse caso. Só usamos negrito no título quando a entrada é pelo autor. Sua referência só tem alguns errinhos, vamos lá:

      O subtítulo começa com letra minúscula. Entre o nome da distribuidora e a data coloque uma vírgula, não dois pontos. Depois da data, informe a quantidade total dos DVDs da série, depois o volume que vc está citando. Assim:
      MEU caro amigo. Direção: Roberto de Oliveira. In: CHICO: a série. Rio de Janeiro: EMI Music Brasil, 2005. … DVDs, v. 1 (109 min). Dolby Digital.

      Substitua os 3 pontinhos pela quantidade de DVDs da série, naturalmente!

      Curtir

  50. […] teve 22.717 visualizações no ano que passou (em média 62 por dia). Os posts mais populares foram Citando filmes (930 visualizações) e Chegaram novos DVDs (498 […]

    Curtir

  51. Nico disse:

    Oi Marina,
    Perdoe-me a ignorância, mas não entendi o que significa o “[S.l.]” após os nomes…
    Adorei o post, é muito útil no momento de fazer as citações. Excelente!

    Curtir

    • sbdeca disse:

      Olá Nico.

      Utilizamos “[S.l.]” quando não é possível determinar o local de publicação, assim, utiliza-se a expressão “sine loco”, abreviada, entre colchetes.

      obs.: A Marina está de férias, mas qualquer outra dúvida que tiver estamos à disposição.

      Att.,
      Sarah L. Ferreira

      Curtir

  52. Cristian disse:

    Não vejo nenhuma vantagem em se especificar o fotógrafo do filme (em detrimento do roteirista, montador, etc.), assim como não vejo utilidade em se destacar a distribuidora brasileira de um filme estrangeiro (Imovision, no exemplo citado), ainda mais em se tratando de um DVD. Muito mais importante e útil é sabermos de que país ele vem (no caso, França/ Suíça) e qual o título original.

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Cristian:
      O fotógrafo foi apenas um exemplo. A gente pode especificar o que considerar mais relevante, a norma dá essa abertura. Mas é importante manter o padrão para todas as citações dentro do mesmo trabalho, ok?
      É preciso citar a distribuidora do vídeo ou DVD para uso doméstico pq a ideia da referência é deixar claro para o leitor qual documento específico foi utilizado, e não apenas identificar o filme. E pode haver diferenças entre o DVD da distribuidora X e o DVD da distribuidora Y.
      Concordo com você que o país de produção e o título original são mais importantes, e a norma permite que esses dados sejam indicados. Mas não podemos, infelizmente, deixar de lado a distribuidora.
      A norma da ABNT tem falhas, no meu entender. É muito difícil, por exemplo, localizar o local (cidade) da distribuidora. Aí fica tudo [S.l] …
      Quando conseguirmos lançar o nosso próprio manual de referências, baseado na ABNT, e se esse manual for oficializado pela ECA, podemos pensar em modificações mais importantes.
      E obrigada pelas sugestões!

      Curtir

  53. Denise disse:

    E no caso de um título de filme começar por número? Por exemplo, 12 homens e uma sentença?

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      A ABNT não dá exemplos. Sugiro: 12 HOMENS e uma sentença. Quando fizer a lista de referências, alfabete no D, como se estivesse escrito “doze”.

      Curtir

Deixe um comentário