Citando música

Para a Associação Brasileira de Normas Técnicas, os elementos essenciais da referência de um documento sonoro são: compositor(es) ou intérprete(s), título, local, gravadora ou equivalente, data e especificação do suporte.

Curiosamente, a ABNT indica como essenciais elementos típicos de obras musicais, embora nem todo documento sonoro seja uma gravação de música. Seria mais adequado indicar “autor”, mais genérico do que “compositor”.

Mas vamos começar por um exemplo de disco de música, de um único autor, referenciado com os elementos principais:

BRAHMS, Johann. Songs without words. Intérpretes: Mischa Maisky, Pavel Gilivov.  Hamburg: Deustche Grammophon, c1997. 1 CD.

Neste exemplo, foi necessário buscar algumas informações no rótulo e no encarte do CD: prenome do compositor, local e data. A norma permite que sejam acrescentadas informações complementares, caso seja necessário identificar melhor o documento. Por exemplo:

BRAHMS, Johann. Songs without words. Mischa Maisky, violoncelo; Pavel Gilivov, piano.  Hamburg: Deustche Grammophon, c1997. 1 CD (68 min), DDD.

Embora a ABNT não dê exemplos de música erudita, sugerimos a indicação dos nomes dos intérpretes seguidos pelo instrumento que executam. Nesse caso, não é necessário escrever “intérpretes” antes dos nomes. DDD, AAD e ADD são dados técnicos da gravação.

Neste outro caso, temos o disco de um grupo musical, interpretando peças musicais de vários autores.


VOZ ATIVA MADRIGAL. Dominus: música sacra a capella: composições brasileiras dos séculos XX e XXI. Regente: Ricardo Barbosa. Osasco: Voz Ativa, [200-]. 1 CD.

Usamos como fonte a página de rosto do encarte do CD, por estar mais completa. Tratamos o grupo Voz Ativa Madrigal como responsável principal pelo disco e fizemos a “entrada” pelo seu nome, e acrescentamos o nome do regente. Como não há nenhuma data no disco, registramos a década provável, entre [ ].

Para citar apenas uma faixa desse CD:

RODRIGO, Joaquin. Concierto de Aranjuez. In.: RAFAEL Jiménez guitar. St. Helier: Guild, c2000.  1 CD. Faixas 4-5 (22 min 43).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das grandes dificuldades que temos na referenciação de gravações musicais é a correta identificação dos elementos, em especial autoria e título.

O rótulo do CD e sua capa muitas vezes apresentam esses dados de forma diferente, e nem sempre o encarte tem algo semelhante a uma página de rosto de livro. Às vezes é necessário tomar uma decisão, já que ABNT não dá esse tipo de orientação.

GRADUS AD PARNASSUM. Biber: Missa Alleluya. Schmelzer: Vesperae sollennes. Regência: Konrad Junghänel. [S.l.]: Deutsche Harmonia Mundi, [199-]; [S.l.]: BMG Music, c1995. 1 CD.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste exemplo, temos duas obras distintas, a Missa Alleluya de Franz Biber e a Vesperae sollenes de Johann Heinrich Schmelzer interpretadas pelo grupo Gradus ad Parnassum, sob a regência de Konrad Junghänel.

Optamos por fazer a entrada pelo nome do grupo, e registramos como título os nomes dos compositores e suas respectivas obras. Identificamos duas gravadoras, e as registramos conforme a norma prescreve. A abreviatura [S.l.] significa que não consta do disco o local de publicação.

E vamos ver como ficaria a referência de uma gravação cujo conteúdo não é musical:

BBC Brasil. O rádio no Brasil. Narração: Jader de Oliveira. Coordenação original: Luis Alfredo Hablitzel. Londres, 2005. 5 CDs.

Entramos pelo nome da instituição que produziu o trabalho. Como a gravadora é a mesma entidade, não se repete seu nome.

62 Responses to Citando música

  1. Anônimo disse:

    Boa tarde! Como referenciar um samba enredo?

    Samba Enredo 2019, Histórias Para Ninar Gente Grande
    G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)

    Compositores: Tomaz Miranda / Ronie Oliveira / Márcio Bola / Mamá / Deivid Domênico / Danilo Firmino.

    Curtir

  2. Antônio disse:

    Olá!

    Preciso referenciar uma obra musical clássica que ocupa todas as 18 faixas do CD 1 e as cinco primeiras do CD 2 de uma coletânea. A coletânea contêm 5 discos.

    Como fazer?

    Agradeço antecipadamente!

    Curtir

    • Você não consegue fazer usando os exemplos que estão no post?
      VOZ ATIVA MADRIGAL. Dominus: música sacra a capella: composições brasileiras dos séculos XX e XXI. Regente: Ricardo Barbosa. Osasco: Voz Ativa, [200-]. 1 CD.
      BRAHMS, Johann. Songs without words. Mischa Maisky, violoncelo; Pavel Gilivov, piano. Hamburg: Deustche Grammophon, c1997. 1 CD (68 min), DDD.
      Se estiver citando a obra como um todo, faça como nos exemplos acima, alterando a informação 1 CD, para 2 CDs.

      Se estiver citando faixas, use o exemplo abaixo:
      RODRIGO, Joaquin. Concierto de Aranjuez. In.: RAFAEL Jiménez guitar. St. Helier: Guild, c2000. CD 1. Faixas 4-5 (22 min 43).
      Repita o modelo para as demais faixas.

      Se isso não te ajudar, volte a entrar em contato

      Curtir

      • Agradeço muito há disponibilidade de tempo e a prontidão em responder. No entanto, infelizmente não fui muito claro na formulação de minha indagação.

        Em verdade, minha dúvida é muito específica e não foi abordada pelo artigo. Creio que sequer seja tratada pela ABNT 6023, por isso me socorro de vocês.

        Em concreto, há um album intitulado de “Castelnuovo-Tedesco: complete music for two guitars”, performado pelo Duo Pace Poli Cappelli e formado por 2 discos, cujas faixas são assim distribuídas:

        CD 1 – Les guitares bien tempérées, op. 199, todas as 14 faixas;
        CD 2 – Les guitares bien tempérées, op. 199 (continuação), faixas 1 a 10;
        CD 2 – Outras obras sem interesse, faixas 11 a 14.

        Necessito apenas referenciar a obra “Les guitares bien tempérées, op. 199” desprezando as demais. Não posso, portanto, referenciar o album completo. Não possuo dúvidas no que relaciona aos elementos: título, compositor, intérprete e gravadora. Minha questão é como indicar os discos e faixas.

        Devo indicar 1 CD, 2 CD faixas 1-10 ou 1 CD faixas 1-14, 2 CD faixas 1-10, ou há alguma outra maneira mais adequada?

        Agradeço novamente e peço mil desculpas pela minha insistência. Aproveito para parabeniza-los pela didática do artigo, é o melhor texto que já li sobre o assunto.

        Curtir

      • Então, pelo que você falou me parece que é esse caso aqui:

        RODRIGO, Joaquin. Concierto de Aranjuez. In.: RAFAEL Jiménez guitar. St. Helier: Guild, c2000. 1 CD. Faixas 4-5 (22 min 43).
        Nesse exemplo aqui só as faixas 4 a 5 estão sendo referenciadas.
        Você via colocar 2 CDs. Faixas 1-10 (xx min).

        Curtir

  3. Natallia Assunção disse:

    POsso citar a letra toda de uma música no meu trabalho? ou somente trechos?

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Oi Natália, você pode citar o que achar necessário, desde que faça a referência de forma correta. E analise bem o objetivo da citação!

      Curtir

  4. Ana disse:

    Como fazer referência de um fragmento de música? Seriam 3 linhas de Inúltil, Ultraje a rigor. Posso colocar Disponível em Acesso em, depois do cantor e título?

    Curtir

    • É difícil orientar sem ter a fonte específica do fragmento da música que vc vai citar. Tente identificar, no site que vc acessou, os demais elementos obrigatórios da referência (estão descritos no início do post).

      Curtir

  5. Hugo disse:

    Como fazer a citação de um programa de concerto (evento musical acontecido num teatro onde vários músicos executaram diversas peças de autores diferentes) como fonte primária?

    Curtir

    • Olá, Hugo! Referências e citações são feitas para um documento específico. Ou seja, é muito difícil dar uma orientação genérica. Você precisa tentar identificar os elementos essenciais do programa que vai citar. Sugerimos usar a regra da ABNT para monografias como um todo, que inclui folhetos (o mais próximo de programas de concerto que encontramos na norma). Nesse caso, os elementos essenciais seriam: autor, título, local de publicação, editora, data de publicação. Sugerimos que você acrescente, em notas, a informação de que se trata de um programa de concerto e outras informações que julgar necessárias. Analise a conveniência de citar um documento desse tipo e considere a possibilidade de fazer apenas uma nota de rodapé. Ainda não fizemos um estudo sobre referências e citações de programas. Dê uma espiada neste link e veja os exemplos de referências de catálogos de exposições, material que tem algumas semelhanças com os programas de concerto. Mais informações, só se você nos mandar o material que vc pretende citar.
      https://drive.google.com/file/d/1XIs_i–p9kOb_wWFExBOLaTVrW5bX0Vc/view

      Curtir

  6. Felipe Siles disse:

    Nos antigos LPs era muito comum ter um texto no encarte, seguido do nome do autor. Pelo menos aqui no Brasil, percebo que esses textos eram escritos por jornalistas, radialistas, críticos, etc. e trazem detalhes bem interessantes sobre a obra e seu contexto. Gostaria de saber como citar/referenciar esses textos e seus respectivos autores, contidos nos encartes dos antigos LPs.

    Curtir

    • Olá, a estrutura da referência é mais ou menos essa:
      Autor do texto. Título da parte. In: Título da obra no todo. Cidade: Gravadora, Data.

      Veja o exemplo abaixo:
      KOTIK, Petr. [Texto do encarte]. In: The entire musical work of Marcel Duchamp. Buffalo, NY: Multhipla Records, 1976. 1 vinil ( 57 min 06).

      Nesse exemplo, o texto não tem título, por isso atribuí um e coloquei entre colchetes, como recomenda a norma [Texto do encarte], e o título da obra como um todo deve ser destacado, com o destaque que vc usou nas outras referências.

      Curtir

  7. Jesus Luz disse:

    Olá, gostaria de saber se, quando vou referenciar uma música devo usar o nome real do cantor/compositor ou posso colocar o nome artistico?

    Curtir

  8. Ola! ótima materia. Muito obrigada. Do folheto que veio num CD consegui algumas informações importantes, quer dizer, não utilizei os audios, mas aquele livrinho que vem junto com o CD. Alguém poderia me indicar como fazer para referenciar nesse caso? Obrigada!

    Curtir

    • Susana, nesse caso é difícil responder sem analisar o material. Nossa sugestão: faça a referência de acordo com as instruções deste post. Logo após a data, coloque a informação “Encarte do CD”, ou “Folheto anexo ao CD”. Se for o caso, insira a paginação.

      Curtir

      • Muito obrigada pela resposta. Neste caso, o autor das notas do encarte não é o interprete gravado. Então, como primeiro autor na referencia, devo colocar ao autor das notas do encarte?

        Curtir

      • Você deve, em princípio, fazer a entrada da referência pelo nome do autor do texto que vc está citando. Talvez, nesse caso, vc deva seguir as orientações da ABNT para referências de texto. Mas, repetimos: para dar uma orientação adequada, seria necessário ver o folheto que vc está referenciando. Assim, a chance de darmos orientação errada é grande!

        Curtir

  9. Nivaldo disse:

    Muito bom dia, estou tentando encontrar um LP da década de 80, musica instrumental erudita. Uma das faixas era a musica chamada “Ária na Corda Sol”, também chamada “Área da Quarta Corda” de J. S. Bach. Me ajudem por favor, preciso encontrar esse LP !

    Curtir

    • Caro Nivaldo,temos duas gravações em LP dessa obra, e duas em CD. Para saber se temos o disco que vc quer, precisamos de mais informações (gravadora, intérpretes etc). Veja se alguma delas é a que vc procura:

      LP:
      Aria Bist du bei mir
      Columbia Masterworks, M30539
      BIGGS, E. Power, órgão
      Produzido por Andrew Kazdin e Hellmuth Kolbe; Notas de E. Power Biggs; Gravado do órgão de Silbermann, Arlesheim, Switzerland

      Suíte n. 3, BWV1068 : Ária
      Philips, 9500 226
      SZERYNG, Henryk, violino
      Academy of St. Martin-in-the-Fields
      MARRINER, Neville, regente
      Notas de Geoffrey Crankshow na capa

      CDs
      Suíte em Ré menor : Ária da quarta corda
      Paulinas, CD 6895-0
      Orquestra de Câmara de Blumenau
      RIBEIRO, Cláudio, regente

      Suíte n. 3, BWV1068, Sol : Ária na corda Sol
      Mercury, 830701-2
      The Swingle Singers
      The Modern Jazz Quartet

      Curtir

  10. Danielle disse:

    Por favor, como coloco aquela referência, após a citação dela no texto, de uma canção? Seria (NOME DO COMPOSITOR, ano do disco, nº da faixa)?

    Curtir

    • Veja os exemplos que estão no post e nos comentários anteriores, por exemplo:
      Antunes, Arnaldo. Lavar as mãos. Intérprete: Palavra Cantada. In: Palavra Cantada Para ficar com você. São Paulo: MCD, 2014. 1 DVD. Faixa 8.

      Curtir

  11. julia disse:

    como devo colocar em REFERÊNCIAS um samba-enredo? estou usado o “Festa Profana” escrito em 1989 para G.R.E.S. União da Ilha do Governador. Pelo que consegui achar, os compositores são J. Brito, Bujão e Franco… não achei mais informações….
    outra pergunta é como colocar a marchinha “Ó abre alas” de 1899 escrita por Chiquinha Gonzaga?
    Obrigada!

    Curtir

    • Você está acessando esses documentos onde? Na Internet? Num CD? Faça como os exemplos que estão no post e mude apenas o ‘suporte’ do documento, por exemplo ‘1 CD’ se você está acessando assim; ou ‘Disponível em: , se são documentos que estão online.

      Curtir

  12. julia disse:

    como eu devo colocar em REFERÊNCIAS o álbum “Plínio Marcos: Em Prosa e Samba com Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro” de 1974 (relançado pelo Warner em CD em 2012)? Por não se tratar de um grupo musical e ser uma coletânea com vários compositores eu não sei como colocar…. Obrigada!

    Curtir

  13. Rodrigo disse:

    Boa noite.

    É necessário fazer algum tipo de referencia para citar trechos de musicas em rede sociais como face ou instagram?

    Curtir

    • Rodrigo, não entendi direito se você quer citar em seu trabalho algo que encontrou nas redes sociais, ou se você está postando trechos de músicas nas suas redes sociais e quer citar a fonte. De qualquer forma, se você está citando um trecho de texto (ou fala) de outra pessoa é sempre bom dizer de onde veio isso, no entanto, não precisa seguir padrões de citação da ABNT nos seus perfis das redes sociais, a não ser que você queira.

      Curtir

  14. cornelio disse:

    ola, já fiz a citação da música, mas gostaria de saber como colocar o trecho da musica em meu trabalho. coloco justificado? centralizado? normal? uso algum recuo? desde ja obrigado.

    Curtir

    • Oi Cornélio, se você está inserindo o trecho da letra como citação, use o mesmo padrão da citação de textos: mais de 3 litras, faça recuo de 4 cm da margem esquerda, letra menor do que a usada no texto e sem aspas. Se não for como citação (um anexo, por exemplo) faça como ficar esteticamente mais agradável.

      Curtir

  15. Edna Alencar disse:

    Olá, que data devo considerar para citação em TCC – a da canção (1978), ou do disco (1988) no qual foi divulgada?
    E também quanto ao youtube, a mesma dúvida, data da canção (1996), ou de meu acesso (2016).
    Aguardo, obrigada.

    Curtir

  16. Alice Maria disse:

    Como é o nome da cantora que canta a musica ah deixa deixa que a vida pode ser maneira, o nome da musica também.

    Curtir

  17. Luiza Alves disse:

    Olá!
    Gostaria de saber como faço para pôr nas referências a letra da música “A melhor forma” da banda Titãs?
    Eu não possuo o CD, apenas trabalhei com a letra da canção no corpo do meu trabalho.
    Obrigada!

    Curtir

    • Você deve ter encontrado a letra em alguma fonte, certo? Um site, por exemplo? Faça a referência dessa fonte, normalmente. Ex.:

      TITÃS. A melhor forma. Disponível em . Acesso em 14 jun. 2016.

      Coloque em negrito o título e a url da fonte que vc consultou. Você também poderia reproduzir a letra toda ou os trechos no corpo do texto e colocar a fonte em nota de rodapé. Nesse caso, não precisa colocar na lista de referências.

      Curtir

  18. Luisa disse:

    Boa noite,
    como proceder no caso de citar uma música que foi lançadaa em LP mas a fonte que usei foi uma coletânea ou relançamento do disco em CD? Qual a data principal que devo indicar?

    Curtir

  19. mmmorganti disse:

    Ola! Por gentileza, como eu faço para fazer uma citação deste trecho da musica de Raul Seixas em um livro? “Este caminho que eu mesmo escolhi é tão fácil seguir, por não ter onde ir”. Estou usando citações diretas e notas de rodapé.

    Curtir

    • Se você tiver o disco em mãos, pode fazer a referência normalmente, se quiser. Use o modelo do Concierto de Aranjuez de Rodrigo, colocamos o exemplo no post. A chamada da citação será pelo sobrenome do autor (SEIXAS, data, faixa …). Mas para citar um trecho de letra de música, nem é necessário fazer referência, basta fazer uma nota de rodapé informando autor e título da canção.

      Curtir

  20. Em um relatório citei um trecho da música “Até quando?” de Gabriel, o pensador.
    Como faço para expor essa citação nas referencias?? e ainda, qual a diferença entre “Acesso em:. e Disponível:.???

    Curtir

  21. Rayane Araújo disse:

    Olá, tudo bem? Como eu faria a referência de um cd de cacuriá? Uma dança popular maranhense.

    FICHA TÉCNICA
    Voz solo: ROSA REIS, CECÉ FERREIRA E ROXA
    Caixas do divino: ROSA REIS, CECÉ FERREIRA E ROXA
    Coro: CECÉ FERREIRA, CAMILA REIS, MARISOL, ROSA REIS e ROXA

    Direção musical: ZEZÉ ALVES
    Direção Geral: ROSA REIS
    Realização: LABORARTE

    12 faixas
    Ano de 2015

    Não sei da duração.

    Obrigada!

    Curtir

    • Oi Rayane,
      veja uma sugestão a partir de um dos exemplos indicados no post do blog:

      EXEMPLO INDICADO NO POST:
      A norma permite que sejam acrescentadas informações complementares, caso seja necessário identificar melhor o documento. Por exemplo:
      BRAHMS, Johann. Songs without words. Mischa Maisky, violoncelo; Pavel Gilivov, piano. Hamburg: Deustche Grammophon, c1997. 1 CD (68 min), DDD.

      SUGESTÃO
      REIS, Rosa; FERREIRA, Cecé; ROXA. Título do CD. Rosa Reis, Cecé Ferreira e Roxa, voz solo, caixas do divino e coro; Marisol e Camila Reis, coro. [S.l.]: Laborarte, 2015. 1 CD.

      [S.l.] = corresponde a ‘sem local’, mas, se você souber o nome da cidade da realizadora, insira no lugar.
      Veja o nome do álbum/CD para inserir.

      Até

      Curtir

  22. Filipe Amoedo disse:

    Amigo, como faço referência da música Língua de Caetano Veloso? Obrigado

    Curtir

    • Você precisa informar o nome do álbum/CD, veja um modelo nos comentários anteriores.
      Antunes, Arnaldo. Lavar as mãos. Intérprete: Palavra Cantada. In: Palavra Cantada Para ficar com você. São Paulo: MCD, 2014. 1 DVD. Faixa 8.

      Curtir

  23. Andresa Rocha disse:

    Olá! Como faço para referenciar a música Lavar as mãos de Arnaldo Antunes do DVD palavra Cantada?
    Grata!

    Curtir

    • Olá Andressa, como não tenho o item em mãos tive que supor algumas coisas. Sugiro que faça assim:
      Antunes, Arnaldo. Lavar as mãos. Intérprete: Palavra Cantada. In: Palavra Cantada Para ficar com você. São Paulo: MCD, 2014. 1 DVD. Faixa 8.

      Curtir

  24. Andresa Rocha disse:

    Olá! Você poderia me mostrar como faço para referenciar a música Lavas as mãos, de Arnaldo Antunes do Palavra Cantada?

    Curtir

  25. Vilma disse:

    Olá, por favor, me certifiquem se está correto a referência da música encontrada na internet:
    PENSADOR, Gabriel O. Estudo errado. Gabriel o pensador.
    Disponível em . Acesso em ….

    Curtir

  26. Evandro Gianasi disse:

    Se eu quero citar uma estrofe da música com que formatação eu coloco? Verso abaixo de verso, ou separados com barra?

    Curtir

    • Marina Macambyra disse:

      Não há nada nas normas sobre isso nas normas. Portanto, você pode fazer como for mais conveniente para a estética do seu texto. Nossa sugestão é deixar verso abaixo de verso, com as margens recuadas e fonte menor, para dar destaque.

      Curtir

  27. naraur91 disse:

    Olá, estou procurando exemplos de referência de música dentro do CD de uma banda. Por exemplo:
    NASTÁCIA, Antônio Júlio. O sol. Intérprete: Jota Quest. In: Jota Quest. Até onde andei. Rio de Janeiro: Sony BMG, 2005. 1 CD. Faixa 3.

    Minha dúvida é se fica o nome da banda todo em caixa alta, ou caixa normal, do que jeito que está.

    Curtir

    • Olá,
      Neste caso faça “Jota Quest. Até onde andei” em caixa baixa e com destaque (negrito ou itálico)

      Sugerimos que retire o trecho “Intérprete: Jota Quest.”, pois por se tratar do CD da banda (conforme discriminado no título ‘Jota Quest. Até onde andei’), subentende-se que a banda é intérprete). Mas como disse, é uma sugestão, se mantiver a informação não estará errado.

      Sugerimos que faça como segue:

      NASTÁCIA, Antônio Júlio. O sol. In: Jota Quest. Até onde andei. Rio de Janeiro: Sony BMG, 2005. 1 CD. Faixa 3.

      Buscamos pela capa do CD para observar as informações e não localizamos um CD com este título, somente encontramos a obra intitulada “Por onde vai”.

      Até

      Curtir

      • naraur91 disse:

        Olá, bom dia. Realmente o nome do CD está equivocado, é “Até onde vai”. http://www.jotaquest.com.br/discografia/

        A NBR 6023 considera colocar ‘Intérprete:’ pois se trata de um elemento essencial, dos exemplos que ela mesma dá é repetindo o nome, mesmo quando a autoria do CD é a mesma de quem canta. Acredito que uma boa para evitar essa repetição é usar os 6 underlines comumente usados quando o capítulo referenciado é de mesma autoria da obra no todo.

        Ficando assim:

        NASTÁCIA, Antônio Júlio. O sol. Intérprete: Jota Quest. In:______. Até onde vai. Rio de Janeiro: Sony BMG, 2005. 1 CD. Faixa 3.

        🙂

        Curtir

  28. […] Como fazer referência e citação de música […]

    Curtir

Deixe um comentário