Novas ferramentas para catalogação de filmes

Na última semana de julho aconteceu, na Cinemateca Brasileira, o II Seminário BiblioCi: Recursos, Descrição e Acesso: Sistema, Método e Procedimentos. BiblioCi é uma rede de unidades de informação na área de cinema e audiovisual da América Latina, Caribe e Espanha.

O primeiro Seminário foi organizado em 2007 pela Cinemateca Distrital de Bogotá, na Colômbia. Mais informações sobre esse primeiro evento no site da Fundación Patrimônio Fílmico Colombiano.

Além das comunicações de representantes de arquivos de filmes da Espanha, Uruguai, Venezuela, Argentina, Colômbia e Cuba, o evento da Cinemateca teve a participação de Nancy Goldman, coordenadora da Comissão de Documentação e Catalogação da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF).

Nancy Goldman falou sobre princípios de catalogação de imagens em movimento, metadados e regras de catalogação. Apresentou um panorama geral das novas ferramentas para catalogação de imagens em movimento: os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR), projeto da IFLA; O FRBRoo (FRBR object-oriented initiative), o Resource Description and Access (RDA), novas normas de catalogação derivadas dos princípios dos FRBR; e os Metadata Standards for Cinematographic Works, do Comitê Europeu de Normalização.

Em sua terceira sessão no Seminário, Nancy fez uma interessante síntese do processo de revisão das regras de catalogação da FIAF, amplamente utilizadas por arquivos de filme em todo o mundo. A característica mais importante das regras da FIAF, segundo Nancy, é a utilização do título original do filme como título principal da catalogação e a o uso dos dados originais de produção da obra cinematográfica. Essas particularidades aproximam as regras da FIAF dos FRBR e RDA, trabalhos que estão sendo analisados no processo de revisão.

Filme em 16 mm do acervo da Biblioteca da ECA

Para a Biblioteca da ECA, que enviou as bibliotecárias Cecília Moraes Silva e Marina Macambyra para acompanhar o evento, as novidades no cenário internacional da catalogação são ótimas notícias.

Para não cometer o erro de tratar filmes como se fossem livros, a Biblioteca desenvolveu suas próprias regras de catalogação, baseadas nas regras da FIAF, mas adaptadas para uso em biblioteca universitária.

Consideramos importante catalogar filmes para usuários de filmes, portanto adotamos os mesmos princípios da FIAF em relação ao título original, país de produção, data e empresa produtora da obra cinematográfica original. Essa decisão implica conflitos com as regras de catalogação do AACR2, padrão usado no banco de dados bibliográficos da USP. Toda essa movimentação em torno dos FRBR e RDA terá, cedo ou tarde, reflexos na rotina de trabalho das bibliotecas da USP, que não podem ficar à margem dessa discussão. Quando isso ocorrer, o trabalho pioneiro de nossa Biblioteca no tratamento dos documentos audiovisuais terá mais chances de ser reconhecido, pois tem mais pontos de contato com os novos padrões do que com os antigos.

Nossa bibliotecária Sarah Lorenzon Ferreira submeteu ao VI Encuentro de Catalogación y Metadatos, promovido pelo Centro Universitário de Investigaciones Bibliotecologicas da UNAM (México), um trabalho sobre a metodologia desenvolvida pela Biblioteca da ECA para catalogação de filmes,  já aprovado pelo comitê organizador do evento.

Manual de catalogação de filmes da Biblioteca da ECA

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/manuais

Regras da FIAF outras publicações
http://www.fiafnet.org/uk/publications/fep.cfm

Para acompanhar o processo de revisão nas regras da FIAF
http://filmstandards.org/fiaf/wiki/doku.php

Informações sobre o BiblioCi
http://www.patrimoniofilmico.org.co/noticias/126.htm

Entrevista com Nancy Goldman
http://blook.bampfa.berkeley.edu/2010/09/nancy-goldman-talks-digital.html

FRBR
http://www.ifla.org/publications/functional-requirements-for-bibliographic-records

Metadata Standards for Cinematographic Works
http://filmstandards.org/fsc/index.php/EN_15744

Sobre RDA

http://www.rda-jsc.org/rda.html

http://www.rdatoolkit.org/

 

por Marina Macambyra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: