Participação da Biblioteca da ECA no VI Encuentro de Catalogación y Metadatos no México

A bibliotecária Sarah Lorenzon Ferreira participou do IV Encuentro de Catalogación y Metadatos, realizado 21 a 23 de setembro de 2011 na CUIB/UNAM (Centro Universitário de Investigaciones Bibliotecológicas/ Universidad Nacional Autônoma de México) apresentando o trabalho intitulado “Catalogação de filmes da Biblioteca da ECA/USP: perspectivas de uso para os FRBR e RDA” para divulgar o trabalho de catalogação de filmes realizado pela Biblioteca e o estudo que a bibliotecária Marina Macambyra (Chefe do Serviço de Tratamento da Informação) realizou há pouco mais de dois anos, comparando a catalogação de filmes realizada pela ECA com os FRBR e o formato MARC. Como a forma de se pensar a obra cinematográfica abordada na catalogação daqui da ECA é muito próxima dos novos conceitos de catalogação apresentados pelo RDA, achamos importante divulgar nosso trabalho que é realizado desde 1982.

Os pontos principais do encontro foram:

Ana Lupe Cristán, bibliotecária da Biblioteca do Congresso dos EUA, apresentou os resultados e impactos dos testes realizados com o RDA com bibliotecários da LC e bibliotecas americanas, divulgados no RDA Testing Final Report, disponível em: http://www.loc.gov/bibliographic-future/rda/rdatesting-finalreport-20june2011.pdf. As bibliotecas que fizeram parte do teste estão relacionadas em http://www.loc.gov/catdir/pcc/PCCTesters.pdf. (obs.: o resumo do relatório está disponível em http://www.loc.gov/bibliographic-future/rda/rda-execsummary-public-13june11.pdf.).

Após a apresentação dos resultados do relatório RDA Testing Final Report, foi realizada uma mesa redonda formada por profissionais da área e docentes da CUIB/UNAM. Como o RDA ainda não é um código, mas alinhamentos, todos foram da mesma opinião de que a compreensão do modelo antes de sua implantação necessitará de capacitação de equipes bibliotecárias, e que por isso os testes no México devem ser feitos o quanto antes. Ao final chegaram à conclusão de que será necessário desenvolverem políticas nacionais para decidirem como irão abordar essa nova forma de descrição bibliográfica.

Elaine Sanchéz, bibliotecária da Universidade Estadual do Texas, apresentou o livro que editou chamado Conversations with catalogers in the 21st century, descrevendo brevemente os temas abordados em cada capítulo.

Filiberto Felipe Martínez Arellano (Coordenador do Centro Universitário de Investigaciones Bibliotecológicas/UNAM) abordou o tema “A necessidade de um novo catálogo para o futuro”. Em sua conferência ele falou das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e do seu impacto na busca de informação, da forma como as novas gerações buscam informações, do usuário 2.0, das informações em diversos meios e da importância de termos uma ferramenta única para disponibilizar todas as informações disponíveis.

Ariel Alejandro Rodríguez García da CUIB/UNAM abordou o tema “Práticas recomendáveis e fluxos de trabalho para utilização do RDA”. Ele falou quais são as práticas recomendáveis, em seu ponto de vista, diante da nova proposta de catalogação por RDA como: revisão geral do programa de controle bibliográfico; entender o que é e como se constitui o registro bibliográfico; para Ariel, analisar o modelo FRBR, as tarefas de usuário e o nível básico de funcionalidade deles são fundamentais, assim como interpretar o que é o controle e tipos de autoridade; diferenciar os níveis básicos de funcionalidade, etc. De acordo com Ariel, FRBR não se aplica, não é uma prática, e sim modelos conceituais que devemos interpretar. Assim, conclui ele, precisamos nos familiarizar com esses requisitos de descrição, estudar as tabelas de relacionamentos e atributos do RDA.

No final do encontro foi realizada uma mesa redonda que teve como tema a aplicação e o ensino do RDA. Os participantes da mesa eram profissionais da área, alunos de pós-graduação e docentes da CUIB/UNAM.  É importante destacar que:

– A bibliotecária Aurora Serrano Cruz, da Biblioteca Nacional do México, informou que já começaram a fazer testes para implementação do RDA no catálogo de autoridades. No site da BN México já é possível acessar registros no Catálogo de Autoridade que vincula as Autoridades com as Obras.

– O professor Ariel Alejandro Rodrigues Garcia informou que vão criar uma disciplina sobre RDA que terá início no quarto trimestre deste ano. Será utilizado neste curso o Fluxo de trabalho para monografia simples desenvolvida por ele e de acordo com RDA, conforme apresentado em sua conferência.

Ao final dessa mesa redonda chegou-se à conclusão de que o México deve criar práticas de catalogação RDA e políticas para implementação do RDA. Deve-se pensar desde já na atualização profissional dos bibliotecários atuantes diante das mudanças que virão e que devem estudar também os modelos FRBR, FRAD e FRSAD.

 Diante de tudo que foi discutido chegamos a conclusão que devemos ser mais atuantes e participativos, realizando nossos testes para utilização do RDA e participando mais efetivamente das discussões internacionais sobre o novo código. Em conversa informal com Ana Lupe Cristán, fomos informados que caso seja necessário poderemos enviar nossos testes/exercícios de catalogação por RDA para serem corrigidos pela LC. Assim, precisamos nos organizar e criar grupos de estudo, assim como definir políticas de implantação e adaptação do novo código para nossa realidade. Aqui na ECA/USP estamos planejando fazer um estudo de aplicação do RDA  para documentos audiovisuais e, talvez, catálogos de exposição de arte ou peças teatrais.

Quem se interessar pode assistir a apresentação deste e de outros trabalhos no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=qTbCsqbRwh4&feature=share (parte 1 – começa em 23:36); http://www.youtube.com/watch?v=WNKIDCQW83A&feature=share (parte 2).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: