Bixos na Biblioteca

Você, que acabou de entrar na ECA, que tal reservar um tempo entre as festas e atividades da Semana dos Bixos para conhecer sua Biblioteca?

Um dos lugares mais acolhedores é a ECA. Há três anos, desde minha semana dos bixos, sabia que queria ser pros meus bixos como meus veteranos foram pra mim. E um dos melhores lugares pra discutir uns trabalhos insanos, além da prainha, é a biblioteca. Vale muito a pena ir lá na sala de estudos, com aquela porta que é um saco para fechar. De vez em quando tem que disputar alguns livros com os colequinhas hahah, ou sair correndo pra tirar xerox no S. Fernando. Mas, apesar de, de vez em quando, os exemplares serem poucos, a variedade é enorme! (Amanda Salimon, aluna).

Se você ainda não teve oportunidade de frequentar bibliotecas com regularidade,  é sua chance de começar a mudar isso. Você vai precisar não apenas da Biblioteca da ECA, mas de várias outras bibliotecas da USP durante o curso.  E para além da necessidade acadêmica, esperamos que você também aprenda a curtir bibliotecas.

Um conselho para os bixos? Proponha-se a germinação; num lento espargir entre as prateleiras, irrompendo em brotações seguras, extraindo o sumo e mesmo as cascas secas do passado da ECA, quem sabe, desses eflúvios que lhe cercam não medrem copiosas frondes! E não se produzam estrondosas traquitanas, nesta altissonante assembléia de leitores (de textos, imagens e sons) o que importa é vc! Os livros não se lêem ainda, nem se escrevem. Há muito para se fazer numa Biblioteca, para muito além do boçal silencio, e da manutenção ascética das dores do corpo quando em leitura laboriosa, não se deixe enganar, essas pequenas “obviedades” são arbitrarias, “coisa de Bibliotecários” ranço de uma vida de/em silencio. Mas saiba bixo, não é só hedonisticamente que se vive, enquanto fizer a revolução mantenha-se vestido, kkk, os demais usuários agradecem.
Sabendo resistir enquanto se assimila, use e produza! Nos próximos anos estes acervos (Há filmes, partituras, teses, mestrados, ensaios e grandes engabelações…) como numa reiteração cíclica que ocorre desde os tempos áureos da fundação da Escola, hão de formar e deformar mais que a mochila em suas costas. Saiba usá-los, a seu favor, ou seja, usado por eles, também espero que frequentem mais e melhor essa Biblioteca que estes seus veteranos. (Felipe Salles Silva, representante discente na Comissão de Biblioteca).

Suas experiências com bibliotecas não foram muito positivas? Um tanto sombrias, talvez? Precisamos desfazer essa impressão!

Deixo aqui a minha experiência…no primeiro ano é uma delícia ir bandejar, tirar um cochilo, conversar com os amigos na vivência e depois levar a galera pra aquela salinha na biblioteca. Escolha o filme que quiser, documentário, cult, comédia e passe a tarde com eles! Outra dica, pegue os livros para as aulas, mas não esqueça que na ECA tem estudos super legais sobre história em quadrinhos e exemplares para você se divertir! Além de lá ter ar-condicionada e ser um dos lugares mais frescos, é também, muito acolhedor fazer isso na sala de estudos com os amigos =) (Caroline Restam, aluna).

Na sua biblioteca você vai encontrar livros, filmes em DVD, CDs de música e discos em vinil, partituras, fotografias, imagens digitais, catálogos de exposições, histórias em quadrinhos, as revistas acadêmicas mais importantes da nossa área, revistas antigas, publicações da imprensa alternativa dos anos 70, produções dos nossos professores e muito mais. E também pode ter acesso a publicações online assinadas pela USP.

Quando o orçamento não é dos melhores ou bateu aquela vontade de ver um documentário sueco-tailandês de 1957, aproveite para passar na sessão de multimeios da biblioteca que tem diversos filmes, curtas, documentários e séries que você pode ver lá mesmo ou levar pra casa. Fala sério, tem melhor companhia que Tarkovsky no sábado à noite? (Bruna Mass, aluna).

Pela nossa página no site da ECA você tem acesso ao Banco de Dados Bibliográficos da USP (Dédalus), que é o catálogo de todas as  bibliotecas da USP, e também a diversos outros recursos e informações sobre a Biblioteca.

Aqui neste blog você vai descobrir o que acontece de interessante na Biblioteca. Veja as novidades vão chegando pelo link “Novas Aquisições”, no box ao lado, e fique de olho em nossas postagens nas redes sociais.

Twitter

Facebook

Flickr

O que buscamos em uma biblioteca? Livros, filmes, imagens, fontes confiáveis? Sim. Buscamos tudo isso e muito mais. Buscamos novas experiências, novos olhares, metamorfoses… Então, meus caros, façam da biblioteca (todas elas, sem distinções) seu espaço de fuga, de encontros e desencontros! (Solange Santana, aluna).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: