Ferramentas para o trabalho acadêmico

No dia 12 de março, durante a conferência do Programa PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) a professora Elizabeth Saad, do departamento de jornalismo, falou sobre as TICs no processo de ensino-aprendizagem indicando algumas ferramentas que poderão auxiliar os pós-graduandos (e pesquisadores em geral) na captura, organização, fichamento e citação de trabalhos. Algumas são ainda pouco conhecidas, por isso achamos interessante replicá-los aqui no Blog da Biblioteca.

Prezi

O Prezi.com permite que você crie apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações de zoom. O Prezi utiliza o mesmo conceito do Google Maps para reduzir e ampliar imagens e textos de uma forma cativante que causa um alto impacto na audiência.

http://prezi.com/

Segue um exemplo de uma apresentação em prezi de Marina Macambyra:

Aula Documento Musica by Marina Macambyra

Paper.li

É uma ferramenta que permite transformar seu Twitter, Facebook e feeds RSS em um jornal online que dá a seus leitores, notícias focadas em informações que você escolhe.

http://paper.li/

Scoop.it!  Ajuda as pessoas a publicarem “revistas” por meio de curadoria, ou seja, o que outras pessoas postaram sobre um mesmo tema,  criando um conteúdo mais amplo.  Uma dica é criar um Scoop.it! da tese em desenvolvimento e captar todas as informações pertinentes a pesquisa.

http://blog.scoop.it/en/

Storify

Site que ajuda o internauta a reunir e a organizar a enorme quantidade de informações que chegam na internet em tempo real. O resultado desse “mosaico” transforma o emaranhado de fragmentos compartilhados nas mídias sociais – postagens, fotos e vídeos – em publicações bem legais na web, com os mais diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto.

http://storify.com/

Delicius

Funciona como um repositório de links montado pelos próprios usuários, ou seja,  oferece um serviço on-line, que permite adicionar e pesquisar bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que se quer na web, é uma ferramenta para arquivar e catalogar os sites preferidos para acessá-los de qualquer lugar.

http://delicious.com/

Mendeley

É um gerenciador de referências bibliográficas gratuito capaz de extrair os metadados de PDFs automaticamente, sincronizar as referências do desktop com uma interface web (acessível de qualquer lugar) e tem um toque de web social. Funciona como se fosse um fichamento digital, fazendo a citação bibliográfica e transmitindo para a tese.

http://www.mendeley.com/

Quora

É uma base de dados de conhecimento criada pela sua comunidade e para a comunidade, sobre qualquer assunto. Ao contrário da Wikipedia, que tem por modelo uma enciclopédia tradicional, os utlizadores do Quora podem colocar qualquer questão e obter a resposta por pessoas que também estão interessadas num determinado tema. Trabalha com fontes de pessoas, profissionais de mercado e acadêmicos, com esquema de pergunta e resposta.

http://www.quora.com/

5 Responses to Ferramentas para o trabalho acadêmico

  1. manteles disse:

    Tienes twitter?

    Curtir

  2. Laboratorium disse:

    Interessante! Bom conteúdo para os alunos. Inclusive vale lembrar que o Desafio Sebrae 2012 está com as inscrições abertas até 18 de maio! http://www.blog.desafio.sebrae.com.br/

    Curtir

  3. joice disse:

    Muitoooo interessante.. Obrigada pelas dicas.. já contei á todos os amigos.. parabéns

    Curtir

  4. Parabéns pelo post! Muito útil o conteúdo!

    Curtir

Deixe um comentário