Rede Memorial

A Biblioteca da ECA participou do II Fórum da Rede Memorial, evento ocorrido na Cinemateca Brasileira nos dias 21 e 22 de junho.

Cinemateca Brasileira, foto de Nelson Biaggio Jr, no Flickr

A Rede Memorial, ou Rede Nacional das Instituições Comprometidas com Políticas de Digitalização dos Acervos Memoriais do Brasil, é um projeto conjunto de diversas instituições – arquivos, bibliotecas, centros de documentação etc – que estão realizando ou pretendem realizar trabalhos de digitalização de seus acervos.

A ideia é trabalhar de forma colaborativa, pensando em políticas que possam nortear os projetos e garantir níveis mínimos de padronização.

Os trabalhos do II Fórum foram conduzidos por Lauro Ávila Pereira, do Arquivo Público do Estado de São Paulo e Pedro Puntoni, do Projeto Brasiliana USP, que fizeram o lançamento público da Rede Menorial. José Murilo Jr., da Coordenação de Cultura do Ministério da Cultura apresentou a palestra “Os acervos memoriais na perspectiva da Cultura Digital” e acompanhou os trabalhos do Fórum do dia 22.

O principal objetivo do II Fórum, analisar e propor alterações na Carta do Recife, que define os princípios para digitalização dos acervos memoriais, foi cumprido. Os três grupos de trabalho – 1. Digitalização e Preservação Digital, 2. Metadados e Arquitetura da Informação, 3.  Diagnóstico das Instituições e Estruturação da Rede – sugeriram algumas alterações no texto da Carta, que foram aprovadas pelo plenário. As modificações tornam a Carta mais genérica e abrangente, tendo sido retiradas do texto as referências a padrões e procedimentos específicos, assuntos que serão discutidos posteriormente pelos integrantes da Rede.

A Biblioteca participou do Grupo de Metadados e Arquitetura da Informação, que observou a patente necessidade de troca de experiências entre as instituições, antes mesmo de serem constituídos grupos para estudo de metadados. Era perceptível, entre os participantes da discussão, a vontade de se conhecer mutuamente e de buscar soluções para seus problemas junto às demais instituições, bem como o relativo desconhecimento dos projetos dos colegas. Por esse motivo, o  Grupo apresentou a proposta de realizar um encontro para apresentação e troca de experiências no mês de agosto deste ano. Nesse encontro já devem ser definidos grupos de trabalho específico para estudo de metadados. Foi proposta a criação de um blog ou qualquer instrumento público semelhante na Web, para que os participantes possam publicar e discutir suas experiências.

O próximo fórum, durante o qual será aprovada e assinada a nova versão da Carta do Recife,  está previsto para o mês de novembro de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: