ArtStor

A USP assinou a ArtStor, uma biblioteca digital de imagens nas áreas de artes, arquitetura, humanidades e tecnologia. Contém mais de um milhão de imagens disponíveis para pesquisa e uso didático.

Como se trata de um serviço pago, só pode ser utilizado nos computadores da USP ou pelos usuários VPN. Para acessar a base, entre na SIBiNet, Biblioteca Virtual, Bases de Dados.

Para localizar imagens, digite uma palavra qualquer na caixa de busca.  Pode ser o nome de um artista, por ex.:

O sistema exibe thumbnails das imagens localizadas. Para ver a imagem em tamanho grande, é só dar duplo clique na própria.

Se a busca trouxer uma quantidade muito grande de imagens, é possível refinar o resultado. Insira um termo qualquer na caixa de busca no canto superior direito da tela, selecionando a opção Within this search result. No exemplo, queremos selecionar apenas as obras que contenham o termo painting.

Na Advanced Search (busca avançada)  existem outras formas de filtrar a  pesquisa e obter um resultado mais preciso.

Pela Advanced Search é possível restringir a busca  por data, região ou classificação, além de pesquisar o termo nos campos título ou autor.

Em geral, só precisamos recorrer à Advanced Search quando localizamos uma quantidade muito grande de obras, ou quando o resultado traz muitos itens que não nos interessam.

Observem que existem algumas limitações na ArtStor. Uma delas é não haver busca por assuntos padronizados. Por esse motivo, quando pesquisamos “Matisse” e refinamos por “painting”, localizamos algumas imagens de esculturas. Clicando numa dessas imagens descobrimos que a palavra “painting” está no título da coleção: The Museum of Modern Art: Painting and Sculpture.  Para localizar apenas pinturas,  é possível usar a estratégia de refinar pela classificação, onde existe a opção Paintings.


Outro problema é a pouca presença da arte brasileira. Como não são muitas as instituições brasileiras assinantes do serviço, por enquanto,  só encontramos na base de dados obras de artistas brasileiros que integram acervos de outros países.

Quem se interessar em saber um pouco mais sobre esse novo recurso pode consultar o guia em português disponível no site.

Anúncios

2 Responses to ArtStor

  1. […] publicamos no blog alguns posts falando sobre bases de dados. No post anterior apresentamos uma base de imagens de artes, arquitetura, humanidades e tecnologia. Antes, indicamos […]

    Curtir

  2. […] de imagens ArtStor, que abrange as áreas de artes, arquitetura, humanidades e tecnologia, no blog da Biblioteca da ECA-USP. Share this:TwitterImprimirFacebookEmailGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: