Publicações da Biblioteca

Hoje fazemos uso das redes sociais, blog e site para divulgar a biblioteca e seus produtos. Mas não é de hoje que temos a preocupação de divulgar as novas aquisições, a produção bibliográfica das áreas de interesse da Escola, as publicações que interessam ao nosso público. A maior parte das publicações que produzimos no passado eram bibliografias, catálogos, guias, boletins.

Algumas dessas publicações eram produzidas em coautoria com outras instituições, alguns dos parceiros foram o Museu Lasar Segall, a Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, a Federação Paulista de Conjuntos Corais.

As bibliografias tinham como objetivo manter os pesquisadores atualizados com o que se publicava nas áreas de interesse da Escola, os títulos dessas publicações deixam bem claro isso: Bibliografia Brasileira de Comunicação, Bibliografia da Dramaturgia Brasileira, Catálogo de Teses, Boletim de Documentação Musical etc..

Outras publicações buscavam principalmente divulgar o acervo: Catálogo do Serviço de Difusão de Partituras, Catálogo de filmes produzidos pela ECA, Sumários de Periódicos de Música, Sumários de Periódicos de Biblioteconomia e Sumários das demais áreas da Escola, publicações que chegaram a ter uma versão eletrônica acessível pelo antigo site da Biblioteca. As nossas lista de novas aquisições, hoje publicadas no blog, também já eram feitas.

O Boletim de Documentação Musical tinha por objetivo “noticiar a produção e as atividades musicais brasileiras”, era parte de um esforço que a Biblioteca desenvolvia na área de música. Mais tarde esse boletim fundiu-se ao Caderno de Música, que publicava artigos de pesquisadores da área e era publicado pela Federação Paulista de Conjuntos Corais.

Também foram produzidas bibliografias sobre autores específicos. O já citado Boletim de Documentação Musical era suplementado por catálogo de obras de compositores, por ex.: Camargo Guarnieri, Armando Albuquerque, Bruno Kiefer etc.

Algumas dessas publicações eram periódicas, outras foram preparadas em função de algum evento ocorrido na Escola, em homenagem a um artista ou simplesmente para atender demanda relacionada a determinado assunto que estivesse despertando interesse entre os pesquisadores. Vejam alguns títulos:

Bibliografia Comentada da Telenovela Brasileira (edição preliminar)

Bibliografia sobre a Classificação Decimal de Dewey

Bibliografia sobre Aplicações da Computação às Áreas de Comunicações e Artes.

Bibliografia sobre Comunidade e Jornalismo Comunitário.

Homenagem a Villa-Lobos – dez peças para piano

Homenagem a Henrique Oswald – oito peças para piano

Esses trabalhos de documentação tiveram a preocupação adicional de envolver a comunidade, como ocorreu na publicação Gláuber Rocha: bibliografia, de 1984,  cuja capa foi escolhida a partir de um concurso promovido pela Biblioteca e vencido por um estudante de cinema.  Em seu seu texto de abertura para essa bibliografia, Teixeira Coelho escrevia:

Quanto mais se apresentam projetos de preservação, menos se preserva. Talvez essa seja uma lei perversa sobre as relações entre pesquisa e preservação. Ou talvez seja uma lei que só tenha validade aqui, entre nós. Glauber escapará dessa maldição, através das brechas abertas pela Cinemateca Brasileira e outras, como esta construída pela Biblioteca da ECA. E quem pode dormir somos nós; sabemos que quando acordarmos poderemos consultar tudo isso. Ou que podemos consultar tudo isso para podermos acordar.

Entre 1987 e 1989  editamos o Biblioteca Informa, um pequeno e extremamente despretensioso boletim semanal, no qual eram publicadas listas de novas aquisições, divulgação de serviços e notícias diversas. A publicação, feita com recursos da própria Biblioteca, era tão simples e caseira que provocou em nosso diretor na época, professor Walter Zanini, o seguinte comentário:

“Tudo bem, meninas, eu gosto de arte povera, mas isso aqui é demais …”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: