Números de 2012

Uma biblioteca parece um lugar bastante tranquilo – e na verdade é.  Mas isso não quer dizer que não seja um lugar cheio de atividade. Muito trabalho silencioso acontece para que uma biblioteca possa cumprir suas funções.

aaaDSC_0016

Vejam, por exemplo, um resumo dos principais números de 2012 da Biblioteca da ECA:

Passaram pela catraca 7937 pessoas por mês, em média.
Fizemos um total de 37919 empréstimos de material durante o ano, incluindo livros, revistas, teses, DVDs, CDs, partituras etc.

As consultas ao acervo realizadas localmente totalizaram 51257 no decorrer do ano.

Por “consulta” entendemos que alguém retirou um livro ou revista da estante, por exemplo, para ler na própria Biblioteca, ou apenas dar uma rápida olhada em seu conteúdo. Ou solicitou várias partituras para escolher qual delas levar, ou assistiu um DVD ou vídeo em nossos equipamentos da Seção de Multimeios.

Foram comprados 490 livros novos.
3516 itens foram recebidos em doação. Esse número inclui 990 livros, 129 CDs, 172 DVDs, 265 partituras e 810 fascículos de revistas.

Foram processados 6735 itens do acervo, entre livros, teses, DVDs, catálogos de exposição, partituras, fotografias, imagens digitais, CDs, discos em vinil e muitos outros tipos de documento.

1144 DVDs foram cadastrados no Dédalus.

“Processar” significa fazer a catalogação do documento, cadastrá-lo no Dédalus ou nas bases de dados específicas da Biblioteca da ECA, classificá-lo e indexá-lo por assunto, fazer resumos e uma série de outros procedimentos que possibilitem que os usuários encontrem o que necessitam no acervo.

Foram coletados 48560 códigos de barras de Livros, Folhetos, Peças de teatro não editadas, TCCs, Teses e Memoriais para a realização do Inventário Automatizado, entre os dias 02 e 20 de julho, sem a necessidade de fecharmos a Biblioteca. Desses materiais não localizamos  327 volumes.

Inventário é a levantamento e conferência dos materiais que compõem o acervo da Biblioteca. No Inventário Automatizado coletamos, com um scaner portátil, os códigos de barras dos materiais que estão acervo para serem confrontados com o Banco de Dados Bibliográfico da USP (Dédalus), possibilitando a identificação dos itens extraviados.

Em bibliotecas de acesso livre acesso e bastante frequentadas o desaparecimento de material é um fato inevitável. Felizmente, aqui na Biblioteca da ECA, a quantidade de desaparecimentos tem diminuído significativamente a cada inventário. E ainda temos esperança de recuperar alguns dos volumes não localizados.

A Biblioteca da ECA também tem usado as redes sociais para se comunicar informalmente o público.

Temos 3286 seguidores no Twitter, 1197 amigos no Facebook e 86 contatos no Flickr, onde nossas 148 fotos já totalizaram 6.158 visualizações. Se você ainda não está incluído nesses números, junte-se a nós!

Este blog teve 41.000 visualizações em 2012. Publicamos 34 novos posts nesse ano. O dia com mais tráfego foi 20 de novembro, com 320 visitas. O artigo mais popular nesse dia foi Citando filmes.

Esperamos que o ano de 2013 traga números ainda mais expressivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: