Uma coleção muito especial

O acervo de Coleções Especiais da Biblioteca da ECA é formado por revistas, livros, partituras e histórias em quadrinhos que precisam de medidas diferenciadas de conservação, tendo em vista garantir sua preservação e permanência. Portanto, é guardado em ambiente separado do acervo geral da Biblioteca.

Neste post, iremos falar um pouco sobre a Coleção especial de revistas, composta por publicações seriadas das áreas de Comunicações e Artes tanto de caráter acadêmico quanto popular, revistas de notícias, órgãos da imprensa alternativa das décadas de 1960 e 1970, publicações voltadas para o público feminino, masculino ou infantil, revistas humorísticas etc., em geral difíceis de serem encontradas em outras instituições.

O acervo inclui a coleção quase completa do jornal O Pasquim, com números desde 1969; títulos  Manchete e O Cruzeiro, este com exemplares a partir de 1947; Veja, desde 1968;  Cosmopolitan Nova, com números de 1974;  Opinião e Movimento, dos anos 1970; as revistas de cinema Cinemin e Set; raridades como A Cigarra, A Gazetinha e O Pirralho; além da revista Playboy, incluindo exemplar de 1978.

É crescente o número de pesquisadores que vêm à Biblioteca em busca de títulos desta Coleção por seu valor inestimável como fonte de pesquisa para compreender momentos vivenciados em nossa história.

Uma das publicações mais consultadas é a revista Intervalo (com as edições São Paulo, Rio de Janeiro e Norte/Sul), e o exemplar mais antigo da Coleção é de 1963. Seus fascículos discorrem sobre astros da televisão, comentando a programação dos canais, incluindo seriados estrangeiros, programas humorísticos, telejornais e telenovelas.

Revista Intervalo : (São Paulo), 1969, ano 7, n. 359

Revista Intervalo : (São Paulo).

A revista Cláudia, da qual possuímos exemplar de 1961 – ano do início da publicação -, é outro título bastante procurado por pesquisadores devido ao seu papel revolucionário no segmento de revistas dedicadas ao público feminino.

Revista Claudia, 1988.

Revista Claudia, 1988.

Outro título da coleção, a Pais & Filhos possui exemplares desde 1969, que começam a trazer para os lares brasileiros uma nova  concepção sobre a educação dos filhos, mostrando que a responsabilidade pelas crianças não era exclusivamente da mulher.

Revista Pais e Filhos, 1969.

Revista Pais e Filhos, 1969.

Esta é apenas uma pequena amostra dos títulos que compõem essa Coleção, que preserva momentos da imprensa em nosso país.

Neste link você pode conferir os títulos que compõem a Coleção especial

Caso tenha interesse em consultar o material, agende um horário no telefone 30914071 ou, ainda, por email: ecabiblioteca@usp.br

Dicas:

A Biblioteca Jenny Klabin Segall digitalizou e disponibilizou o acesso online às edições completas das primeiras revistas brasileiras dedicadas ao cinema, A Scena Muda e Cinearte. Confira: http://www.bjksdigital.museusegall.org.br/busca_revistas.html

O site Memória Viva reúne digitalizações de edições de O Cruzeiro, O Pasquim, O Malho, dentre outros. Confira: http://www.memoriaviva.com.br/

Anúncios

2 Responses to Uma coleção muito especial

  1. Gesner Avancini disse:

    A coleção INTERVALO edições SÃO pAULO, NÃO ESTÃO ON LINE PARA PESQUISA?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: