Coleção Ciccillo Matarazzo

A Biblioteca da ECA teve um projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da USP: Preservação das Obras Raras doadas por Francisco Matarazzo Sobrinho à USP – acervo da Biblioteca da ECA.

O projeto, elaborado pela bibliotecária Silvana Rodrigues Leite, vai garantir a preservação de uma importante coleção de livros e periódicos raros doados pelo mecenas ítalo-brasileiro conhecido como “Ciccillo” Matarazzo.

Ciccillo esteve envolvido na criação de várias instituições ligadas às artes no Brasil. Foi o idealizador da Bienal Internacional de São Paulo e criou, junto com Franco Zampari, o Teatro Brasileiro de Comédia e a Companhia Cinematográfca Vera Cruz e fundou o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Museu de Arte Contemporânea da USP.

Em 1962 doou à USP sua grande coleção particular de livros e revistas de arte, parcialmente incorporada à Biblioteca da ECA. Muitos livros estão catalogados, registrados no Dédalus e disponíveis para consulta, mas uma parte da coleção de obras raras e edições esgotadas não ainda foi tratada, porque seu estado geral de conservação inspira cuidados.COLECAO

Com os recursos que vamos receber da Pró-Reitoria, as obras serão higienizadas, submetidas a tratamento de capa, acondicionadas de forma adequada e, em alguns casos, restauradas. Uma vez em condições de serem manuseadas, serão catalogadas, registradas no Dédalus e colocadas à disposição do público.

Entre as raridades que compõem a coleção destacamos:

L’Illustration

Fascículos de 1914 a 1939, encadernados, com edições especiais, do primeiro semanal ilustrado que durante um século (1843-1944), publicou artigos e ilustrações dos grandes eventos da vida cotidiana na França e no mundo. Ilustrado por renomados ilustradores e artistas franceses, L’Illustration foi o primeiro título na imprensa francesa a usar a fotografia de forma sistemática a partir do século XIX.

Salon (Paris) de 1873 a 1878

Catálogos das exposições de Arte da Académie dês Beaux-Arts em Paris. De 1740 a 1890 o Salon foi o maior evento de Arte anual ou bianual no mundo ocidental.

salon

Versi e prose, de Arthur Rimbaud

Edição especial da obra, com ilustrações originais de Carlo Carrà em volume separado, autografado pelo editor e pelo ilustrador (exemplar único impresso para Francisco Matarazzo).

rimbaud

rimbaud 2

Poesie, de Paul Verlaine

Edição especial da obra , com ilustrações originais de Massimo Campigli em volume separado, autografado pelo editor e pelo ilustrador (exemplar único impresso para Francisco Matarazzo).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: