Como pesquisar TCCs no Dedalus

[atualizado em 14.05.21]

Com certa frequência,  alunos de graduação que estão elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procuram no acervo da Biblioteca os TCCs de outros estudantes do mesmo curso. Para muitos, esta é uma possibilidade de observar aquilo que é exigido em uma monografia de conclusão de curso, sua formatação, quais  temas vêm sendo discutidos bem como as diferentes abordagens.

A Biblioteca da ECA mantêm no acervo todos os TCCs que são enviados pelos Departamentos da Escola. A partir de meados dos anos 2000 passamos a receber somente a versão digital dos TCCs, que pode ser acessada por meio do Dedalus.

Mais recentemente, desde abril de 2018, a Universidade modificou as regras para inclusão de TCCs no acervo das bibliotecas. Agora, serão enviados apenas os trabalhos recomendados pela banca, após homologação pela Comissão de Graduação. E os TCCs  ganharam uma base de dados própria, a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA). Devido a essa mudança de procedimentos, além dos problemas ocasionados pela pandemia, alguns Departamentos estavam em atraso para enviar os trabalhos, mas esse problema está sendo solucionado e os TCCs estão chegando novamente.

Para localizar tanto os trabalhos inseridos na BDTA quanto os que já estavam no nosso acervo, sejam eles impressos ou digitais, continuamos fazendo a busca pelo Dédalus, que recupera todos. 

Na caixa de busca, digite o nome do seu departamento ou parte dele, entre aspas. Por exemplo: “jornalismo e editoracao” ou “relacoes publicas”. Assim mesmo, sem se preocupar com acentos, sinais ou maiúsculas.  No filtro Tipo de material, canto inferior esquerdo da tela, selecione “Trabalho de conclusão de curso”. Dessa forma, você vai descobrir quais trabalhos do seu Departamento estão disponíveis na Biblioteca , exceto aqueles que chegaram há pouco tempo e ainda não estão catalogados (mas logo estarão). 

Veja o exemplo:

download

Se desejar, também é possível delimitar a pesquisa por ano.

clique para ampliar

Após clicar em “ok” serão apresentados os registros recuperados.

Observe que:

  • Você vai localizar os trabalhos do seu Departamento. Não é possível buscar por curso.
  • O Departamento de Biblioteconomia e Documentação trocou seu nome para Departamento de Informação e Cultura. Por esse motivo, para recuperar a totalidade dos trabalhos, será necessário digitar uma expressão assim: “informacao e cultura” OR “biblioteconomia e documentacao”. Ou fazer duas buscas separadas
  • Não selecione “Base para busca”, deixe em Catálogo Geral.  

Se quiser, é possível salvar  ou enviar para um  e-mail a lista com todos os registros. Para isto clique na opção “Salvar/e-mail” no topo da tela.

Qualquer dúvida, basta falar com uma bibliotecária ou bibliotecário

Outros posts sobre o assunto TCC:

Acesso aos TCCs

Tudo sobre o seu TCC

Um modelo de TCC

 

 

One Response to Como pesquisar TCCs no Dedalus

  1. Antonio Marcos Amorim disse:

    Parabéns! Além de ser muito bom o guia que postaram, pois agora iremos recuperar os TCCs, dará visibilidade a estes trabalhos em Artes, Ciência da Informação ou Biblioteconomia, Editoração etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: