Ouvindo vinil na Biblioteca da ECA

Bibliotecas às vezes guardam tesouros que muita gente não conhece, e a nossa não é exceção. Temos vários. Um deles é a coleção de discos em vinil, que começou junto com a Biblioteca da ECA, no início dos anos 1970.

Atualmente são 5186 discos, todos em ótimo estado de conservação. Como o acervo foi montado para atender, prioritariamente, às necessidades do curso de Música da ECA, a maioria dos discos é de música erudita, de várias épocas, estilos e países. Mas há também, embora em menor quantidade, discos de música popular brasileira e estrangeira, e música folclórica de várias regiões.

Muitos discos são raros e não foram relançados em CD, o que os torna difíceis de serem encontrados em outros locais. Recebemos, ao longo dos anos de existência da coleção, doações de colecionadores importantes, muitos deles professores da Escola.

Os discos em vinil não podem ser emprestados, devido à fragilidade do suporte e à raridade de muitos títulos, mas a Biblioteca oferece empréstimo de uma cópia em CD aos usuários da ECA, alunos, professores e funcionários.

Os entusiastas do som do vinil também podem ouvir os discos de sua preferência na Sala de Áudio da Biblioteca. Não é necessário reservar, se a sala estiver disponível, basta solicitar o serviço no balcão de atendimento da Seção de Audiovisuais. Não é necessário ser usuário ECA para curtir o som do vinil, o serviço de audição é oferecido a todos os usuários.

DSC_0639

E para saber o que temos? Bem, há duas formas de localizar discos. A mais simples é procurando em nossa base de dados de Gravações, que pode ser acessada pelo site na Biblioteca, no link:

http://www.eca.usp.br/biblioteca-bases/sonora/search.htm

Dá para pesquisar pelo nome do compositor, título da música, nomes dos intérpretes (solistas, regentes, orquestras etc) e pelo meio de expressão da obra (instrumentos, vozes, grupos vocais e instrumentais). Há também um filtro pelo país de origem do compositor. Dá para localizar, por exemplo, música para violino de compositores brasileiros. Veja a tela:

Snap 2013-11-04 at 11.09.23

Um cuidado: como mecanismo de busca é antigo, é necessário digitar um asterisco entre uma palavra e outra, quando se faz a busca usando mais de uma palavra. Por exemplo:

Villa*lobos
Flauta*mágica
Piano*orquestra

Não é tão difícil, a gente se acostuma.

E a outra forma de busca? Bem, essa é mais complicada. Como nem todos os discos em vinil estão cadastrados na base de dados, poderá ser necessário fazer a pesquisa no fichário de discos da Seção de Audiovisual. Portanto, não desista. Se aquele disco em vinil que você adoraria ouvir novamente não vier na busca pelo site, tente procurar no fichário. Pode ser uma experiência nostálgica interessante, e não é difícil. Em caso de pânico, peça ajuda aos funcionários.

Outros posts deste blog já trataram do assunto vinil, confira:

Curtindo capas
https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2012/04/25/curtindo-capas/

A volta do vinil na Biblioteca da ECA
https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2010/09/21/a-volta-do-vinil-na-biblioteca-da-eca/

Biblioteca da ECA no Musimid
https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2011/09/21/biblioteca-da-eca-no-musimid/

Anúncios

One Response to Ouvindo vinil na Biblioteca da ECA

  1. Que iniciativa e acervo legais!
    Devemos ter muito cuidado com os acervos de disco, principalmente os nacionais, que registram uma sonoridade brasileira muitas vezes raríssima. Ao mesmo tempo é importante saber que as pessoas precisam conhecer e ouvir os vinis. E isso vocês estão fazendo aí.
    Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: