Os números de 2013

Muito trabalho deve ser feito para manter uma biblioteca funcionando e atendendo seus usuários. A equipe de 36 pessoas, entre bibliotecários, técnicos e estagiários, desenvolve vários tipos de atividades, nem todas visíveis para o público.

Temos pessoal encarregado de selecionar material para a Biblioteca, receber sugestões dos usuários, providenciar a compra e controlar todo o processo de aquisição e recebimento do material, receber e selecionar doações de livros e outros documentos e mais algumas coisas. Tudo com o objetivo de manter o acervo atualizado e adequado. A essa atividade chamamos Aquisição e Seleção e você, nosso usuário, também faz parte dela quando indica títulos que devemos adquirir.

Outros funcionários são responsáveis pelo Tratamento da Informação, uma série de atividades destinadas a colocar à disposição do público um acervo organizado e registrado em catálogos online como o Dédalus. Para que você consiga encontrar na Biblioteca livros sobre o assunto de sua pesquisa ou os filmes de Glauber Rocha, é necessário o trabalho desse pessoal.

Há também funcionários que trabalham na conservação de material, restaurando e encadernando acervo danificado.

A equipe de atendimento é que tem contato direto com o público. É o pessoal que faz os empréstimos, atende no balcão, ajuda nas pesquisas, orienta os usuários no uso dos recursos informacionais e na normalização dos trabalhos, guarda os livros nas estantes, organiza treinamentos, interage com o público pelas redes sociais e pelo chat.

Além de tudo isso, os funcionários da Biblioteca também fazem planejamento e relatórios, frequentam cursos e atividades de treinamento, apresentam trabalhos em eventos, criam conteúdos para o site da Biblioteca, escrevem para o blog, preparam tutoriais e muito mais.

Vejam os números relativos às atividades da Biblioteca da ECA:

Recebemos 2887 itens novos, por compra ou doação, incluindo livros, teses, DVDs,  CDs, partituras etc.

Tratamos  3008 itens, entre livros, teses, DVDs, CDs, partituras, trabalhos de conclusão de curso etc, e os colocamos à disposição do público.

574 documentos, incluindo livros, revistas e partituras, foram encadernados ou receberam algum outro tipo de tratamento de conservação em nossa oficina.

Recebemos uma média mensal de 7500 pessoas (dados contados pela catraca da entrada).

2530 documentos (livros, teses, DVDs, revistas etc) foram emprestados por mês, em média.

3200 documentos foram consultados dentro da Biblioteca por mês.

Mais ou menos 180 pessoas por mês procuraram os bibliotecários do atendimento em busca de ajuda em pesquisas, para saber mais sobre fontes de informação ou tirar dúvidas de normalização de trabalhos acadêmicos.

Respondemos a 206 questões pelo nosso atendimento online.

Publicamos um post por semana neste blog e tivemos uma média de 1000 visualizações por semana em todo o blog. Até hoje, totalizamos 129.694 visualizações.

Temos 4767 seguidores no Twitter e 2230 pessoas já curtiram nossa página no Facebook.

Com a ajuda de vocês, pretendemos superar esses números em 2014. Venham!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: