Assuntos dos TCCs de Relações Públicas

O curso de relações públicas na ECA surge junto com a Escola, começando suas atividades em 1967. Ao lado de Editoração, Jornalismo e Publicidade e propaganda é uma das habilitações da formação em Comunicação Social.

Para o último semestre do curso, a grade curricular sugere a elaboração de um Projeto experimental em relações públicas e um Trabalho de conclusão de curso. O Projex “envolve a realização de um projeto para um cliente real” e não é enviado para a Biblioteca; já o TCC é um trabalho mais teórico e deve ser enviado para a biblioteca. Em nosso acervo temos mais de 3.000 Trabalhos de conclusão de curso. Desses, 265 do curso de relações públicas.

Quando estão fazendo seus TCCs, é muito comum que estudantes venham até a Biblioteca para ver trabalhos feitos em anos anteriores, querem ter uma ideia mais precisa do que é exigido, quais assuntos têm sido discutidos, baixar a ansiedade ou aumentá-la!

Com base na nossa indexação (representação do assunto de um documento a partir de termos extraídos do Vocabulário controlado da USP), mostramos os assuntos preferidos entre os alunos de RP.

Comunicação organizacional é, de longe, o assunto que mais deu pano pra manga nos trabalhos de graduação. Nada menos que 62 trabalhos tratam desse assunto.

Planejamento de relações públicas aparece em 25 trabalhos; Relações públicas como profissão aparece em 18 trabalhos.

O termo Empresas foi usado para indexar 17 TCCs. Aqui uma curiosidade: pelo menos 35 organizações aparecem como assunto em TCCs de RP. Empresas ou instituições públicas, como Abril, Itaú, Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, Diageo, General Motors, Olympia, etc. O interesse dos alunos pelas empresas, em parte, é fruto de muitos estagiarem ou trabalharem numa delas.

Alexandre Ratner Rochman, aluno de relações públicas que estudou os TCCs de sua área disponíveis na Biblioteca da ECA até 1999, fez as contas e percebeu que a maioria desses trabalhos que têm empresas como assunto, são do tipo estudo de caso. Ele diz que 37% dos TCCs são desse tipo e notou também “a orientação dos formandos para o mercado, ainda que o TCC possua, como já visto, um caráter mais acadêmico.”

Outros assuntos que despertaram atenção: Ação social, 13 trabalhos; Relações públicas governamentais, 11; Marketing cultural e Público interno, 10 cada um; Atendimento ao cliente e Organizações não-governamentais, 9 cada.

Relação de assuntos dos TCCs de RP

Trabalho citado: ROCHMAN, A. R. TCC de TCC’s: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso de relações públicas da ECA/USP. 2001. 57 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: