Uma biblioteca de partituras

O acervo de partituras da Biblioteca da ECA tem, atualmente, cerca de 20.000 peças musicais, todas à disposição do aluno ou pesquisador de música para empréstimo ou consulta local. São obras de todas as épocas, da música medieval à contemporânea, de gêneros diversos e cobrindo ampla gama de formações instrumentais.

3200 partituras para orquestra
3200 música de câmara
4400 piano
150 violino
900 violão
4600 coro
2000 voz e piano

Além das partituras publicadas pelas melhores editoras da área, há também uma coleção bastante especial de manuscritos de música sacra mineira e de obras de Henrique Oswald (foto ao lado), Fructuoso Vianna, Fúrio Franceschini, Lycia de Biase Bidart e Gilberto Mendes. Esse último doou para a Biblioteca da ECA sua obra musical completa, incluindo partituras publicadas, cópias e manuscritos autógrafos.

Outra particularidade interessante é a presença de obras editadas por pesquisadores do Departamento de Música no âmbito de seus trabalhos de mestrado ou doutorado. Alguns exemplos são a edição da Missa de Requiem, de Henrique Oswald, por Susana Igayara, e o primeiro registro em partitura de Asthmatour, de Gilberto Mendes, por Adriana Francato.

Embora a maior parte do acervo seja de música erudita, há alguns títulos muito bem selecionados para quem toca música popular, como: os songbooks de Caetano Veloso, Cazuza, Bossa Nova, Tom Jobim, Edu Lobo, Ary Barroso, Chico Buarque, Djavan e outros, da famosa coleção editada por Almir Chediak; os 14 volumes do Cancioneiro de Elomar Figueira de Melo; A casa Edison e seu tempo, coletânea em CD-ROM de partituras do início do século 20; caixa com a obra completa de Pixinguinha, editada pelo Instituto Moreira Salles e Imprensa Oficial do Estado; The Armstrong treasury: Louis’ songbook; Charlie Parker omnibook, para instrumentos em Mi bemol; obras completas dos Beatles; coletâneas de música popular brasileira e marchinhas antigas de Carnaval.

Quase todas as partituras do acervo podem ser retiradas por empréstimo, com exceção dos manuscritos e edições raras.

O catálogo completo das partituras pode ser consultado no site da Biblioteca:
http://www.eca.usp.br/biblioteca-bases/acorde/search.htm

A busca pode ser feita por título, compositor, arranjador, editor, assunto, número de opus e meio de expressão (instrumentos, vozes, grupos vocais e instrumentais). A única dificuldade é precisar colocar um  entre os termos de busca, ou digitar cada um numa linha. Observem os exemplos:

Villa*lobos
Piano*violino*orquestra
Cantata*Bach
Gilberto*Mendes*coro
Beethoven*op. 14

ou

Snap 2014-03-21 at 16.51.49

Para facilitar a seleção final das obras, as primeiras páginas das partituras estão sendo digitalizadas e inseridas no registro da base de dados. É só clicar no link Primeira página para ver a imagem.

Além desse acervo, os estudantes de música da USP também têm à sua disposição a base de dados Classical Scores Library, que dá acesso à partituras em pdf.  Mais detalhes no post anterior:

Bases de dados de música

Anúncios

5 Responses to Uma biblioteca de partituras

  1. Saudações. Por quê os arquivos possuem apenas uma página? Como tenho acesso aso arquivos completos? Estou interessado nas partituras de Elomar, mas todos arquivos que achei possuem apenas a primeira página.

    Curtir

    • Olá. O acervo de partituras pode ser consultado presencialmente na Biblioteca da ECA. Aqui há um serviço terceirizado de xerox caso queira utilizar. Disponibilizamos apenas a primeira página de partituras para o usuário verificar se realmente é o material de interesse. Não disponibilizamos a partitura completa e nem poderíamos por uma questão de direito autoral.

      Curtir

  2. Milena disse:

    Ola, tenho partituras musicais muito antigas. Pergunto se estarão interessadas em analisar e eventualmente comprar?

    Curtir

    • Olá Milena,

      Não podemos utilizar nossos recursos orçamentários para compra de coleções particulares. Conforme procedimentos administrativos internos, os processos de aquisição de materiais bibliográficos ocorrem por meio de licitação.

      Obrigada,
      Silvana

      Curtir

  3. Edielson Aureliano do Nascimento disse:

    Ola Diretores da Biblioteca
    Meu vizinho (que trabalha com reformas de casas), encontrou muitos livros e partituras antigas,que estavam sendo jogadas no lixo. Como ele sabe que sou musico, trouxe pra eu ver. Não vi tudo mas parece ser obras pra piano, onde tem Villa Lobos e outros autores.
    Gostaria de saber se esse material interessa a Biblioteca do ECA. Vou deixar meu e-mail
    Atenciosamente
    Edielson Aureliano

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: