Séries de TV no acervo da Biblioteca

Compostas por diversos episódios articulados sobre a mesma trama, as séries de televisão prendem a atenção de telespectadores, que acompanham os episódios instigados a descobrir o que ‘virá depois’.

O sucesso de algumas séries de televisão se confirma por sua publicação em DVDs que as preservam para aqueles que querem assisti-las pela primeira vez ou então revisitá-las.

No acervo da Biblioteca da ECA há diversos seriados nacionais e internacionais dos mais antigos até tramas que foram sucesso recentemente. Conheça alguns:

Um dos títulos da nossa coleção é a famosa  Anos dourados que, lançada em 1986 e ambientada no Rio de Janeiro de 1950, gira em torno de um romance proibido vivido por Lourdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo), expondo também os conflitos dos demais personagens adolescentes com a moral da época.

Outra séranosrebeldesie que marcou época, Anos rebeldes é ambientada no período da ditadura militar e mostra a história de jovens que reagiram de maneiras distintas à situação política do país. Nesse cenário, desenrola-se a história de amor entre Maria Lúcia e João Alfredo, ela procurando preservar a felicidade pessoal, ele aderindo à luta armada.

A volta ao mundo com Orson Welles, de 1955,  traz cinco episódios da mini-série que Welles dirigiu para a  TV britânica. Nesta produção Orson Welles vai a lugares famosos de Paris, Londres, Madrid e também visita o País Basco,  entrevistando pessoas e mostrando aspectos específicos de cada lugar.

Baseada na obra de Nelson Rodrigues, Engraçadinha, seus amores e seus pecados, foi exibida em 1995 e mostra os inúmeros acontecimentos que a  descoberta do amor provoca  na vida da sensual Engraçadinha – filha do moralista deputado Arnaldo – que, com 18 anos,encanta a todos em sua cidade, despertando até mesmo a paixão de sua melhor amiga, Letícia, noiva de Sílvio, que é primo de Engraçadinha.

engracadinha

Exibida em 1979 na rede Globo, Malu mulher mostra as dificuldades da protagonista, que é mãe de uma adolescente e decide terminar seu casamento, no final dos anos 1970. Preconceito contra mulheres divorciadas, sexualidade feminina, aborto e violência contra a mulher são alguns dos temas tratados.

A série americana Família Soprano, criada em 1999, acompanha a vida de Tony Soprano, um mafioso de New Jersey que, em segredo, busca ajuda de um psicoterapeuta  para conseguir lidar com sua vida familiar e com os negócios da máfia.

Exibida em 2005, Hoje é dia de Maria é uma  fábula repleta de simbolismos que apresenta estruturas narrativa e estétmariaica baseadas na linguagem dos sonhos. Dividi-se em duas jornadas da vida da menina Maria, que primeiro  perde a mãe e vive entre as maldades da madrasta e as bebedeiras do pai. Protegida por Nossa Senhora, ela foge de casa e enfrenta as artimanhas do demônio, senhor dos descaminhos. Num segundo momento, a  pequena Maria, sozinha pelo mundo, descobre a violência, a ganância e a guerra, mas, também aprende uma grande lição: “É pelos sonhos que vamos!”

Está é só uma pequena amostra das séries de nosso acervo. Confira aqui a lista completa.

Para assistir às séries é possível utilizar as cabines individuais de vídeo e também a sala de vídeo com capacidade para 14 pessoas. Como as séries, geralmente, são formadas por mais de um DVD, a Biblioteca optou por não realizar o empréstimo deste material quando não houver mais de um exemplar, pois se um DVD  for perdido a obra ficará desfalcada.

Se você quiser pesquisar as séries do acervo utilize a Base Cena e em “campos de pesquisa” selecione a opção “gênero/forma” e digite o termo “série”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: