O Mestre do Suspense – Sir Alfred Hitchcock

Nascido no Reino Unido em 1899, Alfred Hitchcock é dono do título de Mestre do Suspense.

O suspense marcou não só os filmes  como também a vida do cineasta, que afirma:

Eu tenho medo desde minha infância…Eu mesmo odeio o suspense […] eu nunca admitiria ninguém fazer um suflê em minha casa devido meu forno não ter porta de vidro. Nós teríamos de esperar 40 minutos para descobrir que o suflê deu certo, e isto é mais do que eu poderia suportar.

Alfred In The Arches

 

O Mestre do Suspense “[…] viveu para o cinema, para a sua arte. Brincou com as imagens, com as ideias temperadas com o suspense que deu vida às mensagens para a grande tela e fez de situações sinistras uma taça de humor. Deixou importante legado à cinematografia, com uma produção invejável entre filmes mudos e falados, feitos nas duas fases em que viveu entre a Inglaterra (sua terra natal) e os Estados Unidos (terra que o acolheu profissionalmente).”

“Na fase inglesa e no início da americana (1940), constata-se a forte influência que sofreu da escola alemã, do expressionismo, de grandes diretores, mais particularmente de Friedrich Wilhelm Murnau e Fritz Lang. Já na maior parte da fase americana, é nítido o reflexo da Guerra Fria, explorado criativamente por Hitchcock em seus filmes.”

Cineasta que apareceu em cena em  praticamente todos os seus filmes, Hitchcock tem entre suas técnicas mais copiadas  o uso de sombras para gerar apreensão no espectador e, sobretudo, o uso da trilha-sonora para contribuir nas sensações, principalmente as de tensão.

Truffaut, assim se expressa a respeito de Hitchcock e sua obra:

Esses artistas da ansiedade não podem evidentemente nos ajudar a viver, pois que viver já é difícil, mas sua missão é fazer-nos compartilhar suas obsessões. Nisso, mesmo que eventualmente sem querer, eles no ajudam a nos conhecermos melhor, o que constitui um objetivo fundamental de toda obra de arte.

hitch_2298802b

Para explorar o universo de Hitchcock confira:
 

 

 

 

Filmes de Hitchcock no acervo da Biblioteca

Obras sobre Hitchcock no acervo da Biblioteca

 

*Para escrever este post consultamos Hitchcock, vida e cinema de Antônio Leite Rangel*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: