Quando o livro não volta

Você precisa muito daquele livro para concluir seu TCC ou o trabalho final de uma disciplina. Mas alguém retirou esse livro e não devolveu. Está um mês atrasado e o pessoal da biblioteca não sabe dizer quando volta.  Aí você escuta aquela frase temível:

Já telefonamos e mandamos e-mail, mas a pessoa não deu retorno.

O livro que você precisa ler está emprestado. Você faz uma reserva, porque gostaria de aproveitar o feriado para estudar. Mas o colega que está com o livro prefere ignorar a sua necessidade e passar o feriado com o livro, mesmo sabendo que isto acarretará uma suspensão.

O professor pediu para a Biblioteca colocar alguns títulos de sua bibliografia na reserva didática, para todo mundo poder consultar, mas ninguém levar emprestado. Acontece que os livros já estavam emprestados quando ele fez o pedido de reserva, nas mãos de um  usuário que decidiu viajar para o exterior com os livros e não vai devolvê-los antes do final do semestre.

Chato, não?

É para minimizar essas situações tão desagradáveis  que as bibliotecas da USP aplicam penalidades rigorosas para os usuários que atrasam a devolução do material. Não cobramos multas em dinheiro, mas suspendemos os empréstimos por um período igual ao tempo de atraso, multiplicado pela quantidade de itens. Por essa regra, o usuário que devolver 10 livros com atraso de um dia, ficará 10 dias suspenso em todas as bibliotecas do sistema.

E atenção: fins de semana e feriados também são contados como dias de atraso, ainda que a biblioteca não esteja aberta. Um dos objetivos dessa regra é desestimular o atraso anterior aos feriados prolongados, já que todo mundo gosta de aproveitar esses dias para estudar e fazer trabalhos.

Portanto, tome cuidado! Você pode renovar o empréstimo por 3 vezes, e pode fazer isso isso pelo Dédalus ou Busca Integrada, facilmente. Veja como:

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/renovacao

Se tiver alguma dificuldade com isso, entre em contato conosco por telefone, e-mail ou chat, faremos a renovação para você. E depois de renovar as três vezes, se você ainda precisar de mais tempo, traga o material, devolva  e retire novamente (se ninguém tiver feito reserva).  É simples assim, ninguém precisa estourar o prazo e ficar suspenso.

Mas não se esqueça de um detalhe importante : se alguém fizer uma reserva do material que está com você, a renovação não será possível. Portanto, não leve os livros da biblioteca para um lugar onde fique impossível fazer a devolução – outro país ou cidade, por exemplo. Se você não devolver e não fizer a renovação, ficará suspenso. Mesmo que você tenha viajado com os livros, mesmo que você tenha esquecido  o livro trancado em sua casa antes de viajar, mesmo que esteja fazendo seu TCC ou terminando sua tese, você ficará suspenso. A Biblioteca da ECA lamenta, mas não pode remover a penalidade, ainda que você esteja precisando muito retirar material.

A regra da suspensão para quem atrasa não é da Biblioteca da ECA, é de todas as bibliotecas da USP. Está na portaria que institui o empréstimo unificado na USP. Mais informações:

http://www3.eca.usp.br/servicos/biblioteca/emprestimos

Quando são prejudicados por atrasos na devolução, os usuários costumam cobrar providências dos funcionários da Biblioteca.

Mas vocês não cobram essas pessoas? Vocês não podem fazer nada para evitar isso?

Bem, na verdade, cobranças por e-mail, carta, telefone e mensagens pessoais pelo Facebook são parte da nossa rotina de trabalho e consomem bastante tempo da equipe. Um tempo que, não podemos deixar de lembrar, poderia estar sendo empregado em outros serviços, se todos os usuários respeitassem o compromisso assumido quando pegam emprestado um bem público. E isso é tudo que a Biblioteca pode fazer: cobrar com regularidade, aplicar as desagradáveis penalidades previstas no regulamento e pedir a todos que sejam solidários com seus colegas.

E se você for furtado ou roubado? Se alguém levar seu carro ou sua mochila com livros de uma biblioteca dentro? Bem, mesmo não sendo sua culpa, você precisa repor os livros perdidos, porque o material estava sob sua responsabilidade. Entre em contato conosco para tratar do assunto antes do vencimento do prazo do empréstimo – não deixe atrasar. Se você tiver dificuldades para comprar o material perdido, podemos negociar um prazo razoável para a reposição. Venha conversar!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: