Gerenciadores de referência: normas da ABNT

Na semana passada falamos aqui sobre algumas características de três gerenciadores de referência (Zotero, Mendeley e Endnote). Ainda no mesmo assunto, resolvemos testar como funcionam estes gerenciadores quanto à citação e referência de livros e artigos segundo as normas ABNT 6023, sobre elaboração de referências, e 10520, sobre citações em documentos.

Extraímos referências das bases de dados que assinamos e algumas do Dédalus também, sempre de forma automática. Portanto, não preenchemos informações manualmente e também não alteramos os dados importados.

Da mesma forma, as citações e referências foram geradas pelos programas sem que se tenha feito nenhuma edição. Vejamos como se saíram e observem que as falhas detectadas nas referências e citações estão sinalizadas em cor vermelha.

ZOTERO

Para o Zotero extraímos algumas referências do Dédalus, já que este gerenciador de referências é capaz de fazer isso de forma automática. Vejamos como se saiu:

Na citação ao longo do texto ficaria assim:

(KUNSCH, 2009)

(O’BRIEN; PONTING, 2013)

(SCHUIJER, 2008)

Enquanto isso, veja como ficariam as referências:

KUNSCH, M. M. K. (ORG. . Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 509

O’BRIEN, D.; PONTING, J. Sustainable Surf Tourism: A Community Centered Approach in Papua New Guinea. Journal of Sport Management, v. 27, n. 2, p. 158–172, 2013.

SCHUIJER, M. Analyzing atonal music: pitch-class set theory and its contexts. Rochester: University of Rochester Press, 2008. p. 306

As citações estão de acordo com a norma ABNT 10250 para citações, no entanto, a lista de referências precisaria de alguns ajustes.

Um problema bem chato do Zotero (e isso vale para o Mendeley) é que o formato de citação da ABNT não é dado entre as opções padrão. Assim,  é preciso procurá-lo numa lista em que existe quase uma dezena de formatos disponíveis, que são baseados na ABNT; alguns mais precisos, outros nem tanto. Por exemplo, num dos formatos baixados durante a elaboração deste post, a lista de referências gerada era totalmente correta, mas, só permitia citações no sistema numérico, aquele em que a citação aparece como nota de rodapé.

Veja como instalar o plugin do Zotero no Word para citações e referências

MENDELEY

No Mendeley aconteceu o mesmo que no Zotero, as citações estavam corretas e as referências precisavam de reparos. Como exemplo, todos os artigos vieram de bases de dados eletrônicas e, portanto, a referência deveria trazer o URL bem como a data de acesso, mas isso não ocorreu.

(CROSS; BENNETT; MEREDITH, 1996)

(FLECHA et al., 2012)

(O’BRIEN; PONTING, 2013b)

CROSS, I.; BENNETT, A.; MEREDITH, D. Music: computer use in musicological research. East Grinstead: Bowker-Saur, 1996, p.299-318, 1996.

FLECHA, A. C. et al. Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo (Portuguese). Business networks and their effects on tourism. (English), v. 52, n. 4, p. 386–406, jul. 2012.

O’BRIEN, D.; PONTING, J. Sustainable Surf Tourism: A Community Centered Approach in Papua New Guinea. Journal of Sport Management, v. 27, n. 2, p. 158–172, mar. 2013.

Tanto para o Mendeley como para o Zotero existem outras opções de estilo ABNT para download, antes de escolher uma das opções, vale a pena fazer alguns testes.

Veja como instalar o plugin do Mendeley no Word  para citações e referências:

ENDNOTE

No EndNote as citações precisam de reparos, pois a recomendação da ABNT é que os sobrenomes dos autores devem ser grafados em maiúsculas. Além disso, no caso dos artigos eletrônicos, ficou faltando a data de acesso.

(Bach, Zoroja e Merkac-Skok, 2014)

(O’brien e Ponting, 2013)

BACH, M. P.; ZOROJA, J.; MERKAC-SKOK, M. Social responsibility in tourism: system archetypes approach. Kybernetes, v. 43, n. 3/4, p. 587-600,  2014. ISSN 0368492X. Disponível em: < http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=95391290&lang=pt-br&site=ehost-live >.

O’BRIEN, D.; PONTING, J. Sustainable Surf Tourism: A Community Centered Approach in Papua New Guinea. Journal of Sport Management, v. 27, n. 2, p. 158-172,  2013. ISSN 08884773. Disponível em: < http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=85899068&lang=pt-br&site=ehost-live >.

Veja como instalar o plugin do EndNote no Word  para citações e referências:

Observações gerais sobre os três gerenciadores de referência:

Houve erros em todos os gerenciadores, mas, um mesmo erro se repetiu em todos: na referência de artigos de periódicos a norma da ABNT diz que o local de publicação é um elemento essencial a ser citado logo após o título do periódico, porém, nenhum dos programas preencheu esse requisito.

Apesar dos ajustes necessários, os três mecanismos se mostraram bastante interessantes, sendo atrativos para o pesquisador que deseja otimizar o tempo empreendido com a elaboração de listas de referências e citações.  Caso tenha dúvidas ou queira começar a utilizar algum destes gerenciadores, procure auxílio de um dos bibliotecários do Atendimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: