Jornais online

Os usuários das bibliotecas da Universidade de São Paulo têm acesso a um gigantesco acervo de periódicos, acadêmicos ou não, eletrônicos e impressos. É um serviço extremamente relevante que a USP e a CAPES prestam, de forma totalmente gratuita, não apenas à comunidade acadêmica, mas à população em geral.

A maioria dos títulos eletrônicos pode ser acessada por meio dos links do DédalusBusca Integrada ou portal de Revistas Eletrônicas do SIBiUSP, a partir dos computadores das bibliotecas. Algumas editoras, entretanto, não permitem que suas publicações online sejam acessadas simultaneamente por vários usuários e controlam o acesso por meio de senhas.

É por isso que você não consegue acessar a versão online dos jornais e de algumas revistas que a Biblioteca da ECA assina pelos nossos terminais de consulta. Pelo mesmo motivo, algumas revistas cadastradas no Dédalus trazem a seguinte informação: “acesso online por senha restrito à Biblioteca da ECA”. Mas não há motivo para pânico. Se você precisar consultar essas publicações, basta solicitar o serviço a um dos bibliotecários.  No caso dos jornais, o bibliotecário pode entrar com a senha em qualquer um dos computadores da Biblioteca para você consultar.  Já para as revistas da editora Abril, por exemplo, o acesso só é possível em algumas máquinas.  Fale conosco!

Snap 2014-10-31 at 16.58.35

Revistas e jornais que precisam de senha:

Ciência Hoje

Cláudia

O Estado de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Globo

Veja

Vogue Brasil

Revista Imprensa

Revista Marketing

Revista Marketing Cultural Online

 

Além das revistas, dois serviços assinados pela Biblioteca necessitam, pelos mesmos motivos, de mediação dos bibliotecários para serem consultados.  São eles:

 Arquivo da Propaganda

Serviço de busca em acervo de campanhas publicitárias de TV, imprensa, rádio, e outras mídias, desde 1972. A Biblioteca entra em contato com o Arquivo da Propaganda e solicita a pesquisa de acordo com a demanda do usuário. Por exemplo, comerciais de alimentos para crianças. Como o valor da assinatura é de acordo com a quantidade de documentos fornecidos, existe um limites de 30 vídeos ou imagens fixas para cada usuário. Se o usuário necessitar de mais documentos,  tem a opção de pagar ele mesmo pelo material excedente.

Snap 2014-10-31 at 17.17.36

 

 

 

 

 

 

 

 

Filme B

Portal de informações sobre o mercado do cinema brasileiro.

Snap 2014-10-31 at 16.59.36

 

 

 

 

 

 

Mas atenção:  muitas vezes, no período de renovação das assinaturas, o acesso é cortado. Isso vale tanto para as revistas quanto para bases de dados e serviços como o Arquivo da Propaganda e o Filme B.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: