Nelson Rodrigues entre livros

Incansável, Nelson Rodrigues (1912-1980),  deve ter escrito mais de 50 mil textos. Em meio a aplausos e vaias, o dramaturgo consolidou seu nome na história do teatro com textos que satirizavam a boa e velha moral e os chamados bons costumes.

Aliado à exploração de temas tabus, a compreensão e utilização de recursos teatrais, assim como as inovações que Nelson Rodrigues introduziu na tradição clássica, consolidaram sua obra como novo paradigma para o teatro.

De maneira contundente o dramaturgo penetrou nos meandros do ser humano, escancarando nos palcos sua pequenez e corrupção. O universo rodriguiano é o emaranhado das relações humanas e suas personagens colocam-nos diante de nossas fragilidades, angústias e obsessões.

As senhoras me diziam: “Eu queria que seus personagens fossem como todo mundo”. E não ocorria a ninguém que, justamente, meus personagens são como todo mundo: e daí a repulsa que provocam. Todo mundo não gosta de ver no palco suas íntimas chagas, suas inconfessas abjeções (Nelson Rodrigues).

O mundo de Nelson é o de todos nós, pode nos tangenciar ou não: mas ele está aí e não adianta desviar os olhos dele (Gianni Ratto).

Fernanda Montenegro contracena com Maria Esmeralda e Zilka Salaberry na estreia de O beijo no asfalto, em 1961. (Fonte: Nelson Rodrigues: teatro completo: tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007)

Fernanda Montenegro contracena com Maria Esmeralda e Zilka Salaberry na estreia de O beijo no asfalto, em 1961. (Fonte: Nelson Rodrigues: teatro completo: tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007)

Para explorar o universo rodriguiano, aproveite o acervo da Biblioteca da ECA. Além de textos do autor e de outros que analisam sua obra, também dispomos de DVDs com adaptações de sua obra para o cinema.

Confira aqui obras de Nelson Rodrigues e também textos sobre sua obra.

Confira aqui os filmes baseados em sua obra.

Para escrever este post lemos:

Nelson Rodrigues: o inferno de todos nós, de Carla Souto. (2007).

Nelson Rodrigues: teatro completo: tragédias cariocas II. (2007).

Nelson Rodrigues dramaturgia e encenações, de Sábato Magaldi  (1992).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: