Trilhas de filmes

Todo mundo já se encantou com uma canção ou tema musical que ouviu num filme. Aquela música que faz a gente esperar no cinema até os últimos créditos do filme para descobrir o título, por medo de não conseguir encontrá-la depois. Ou aquele tema de um obscuro filme assistido na infância, cujo título a gente nem imagina, muito menos o nome do diretor ou dos atores, mas que ficou gravado em nossa memória auditiva. Uma ária de ópera ou o trecho de um concerto que até aqueles que dizem não gostar de música erudita passar a curtir quando se tornam “tema de filme”.

A Biblioteca da ECA tem uma coleção interessante de discos contendo trilhas musicais de filmes, séries e novelas. Boa parte dessas trilhas talvez você encontre facilmente nos sites de música ou no Youtube, mas vale conferir. Acervos de bibliotecas costumam ter surpresas guardadas.

coisas nossasVocê sabe qual foi o primeiro filme musical brasileiro? Trata-se de Coisas nossas, de 1931, produzido por Wallace Downey e apresentando os músicos populares mais famosos da época. A trilha restaurada e distribuída em CD faz parte de nosso acervo (CD521, XCD0100).

A trilha de Andy Warhol’s Dracula e a música composta por Alfred Neuman e Bernard Herrmann para O egípcio (1954) podem ser encontradas facilmente na web, mas ouvi-las num disco antigo de vinil na sala de áudio da Biblioteca tem lá seu charme. Os discos atendem pelos números D3162 e D2529.

Cole Porter, Ennio Morricone, Philip Glass, George Gerswhin, Dexter Gordon, Ryuichi Sakamoto e Irving Berlin são alguns dos nomes presentes no acervo.

Para encontrar um tema específico, procure na base de dados do site da Biblioteca pelo título do filme ou autor da trilha, se você souber. Para localizar discos de trilhas em geral, digite:

trilha * musical

bogartSe não encontrar o que você gostaria de ouvir, não desista. Alguns de nossos discos mais antigos ainda não estão catalogados na base de dados, mas há um pequeno fichário na Seção de Audiovisuais que resolve o problema. É velhinho e poeirento, mas ainda funciona, e nele você pode descobrir que temos um disco chamado Classic film scores for Humphrey Bogart (D3276), por exemplo, ou a trilha de O incrível homem que encolheu (D1975).

Os discos em vinil não podem ser emprestados, mas é possível escutá-los no toca-discos da Biblioteca ou solicitar uma cópia em CD para empréstimo.

Veja aqui a lista dos discos de trilha já registrados na base:

trilha musical

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: