Information Science & Technology Abstracts

Information Science & Technology Abstracts (ISTA) é uma base de dados especializada em Ciência da informação. Indexa artigos, livros, relatórios de pesquisa, anais de congresso e patentes, com cobertura retrospectiva desde 1960.

Até 2003 era apenas Information Science Abstratcs, mas dada a influência incontornável que a tecnologia passou a exercer sobre a área da Ciência da informação, a base passou a se chamar Information Science and Technology Abstracts, o que já diz bastante sobre o conteúdo da base, que inclui os assuntos mais tradicionais da Biblioteconomia/Ciência da informação, como catalogação, classificação, bibliometria etc., com forte presença de assuntos de tecnologia relacionados à área.

Para acessar a base há duas opções. No site do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (Sibi) ou na página do Portal da Busca Integrada, clique em Bases (A-Z) e desça a barra de rolagem até a letra E, onde estão listadas as bases da plataforma da EBSCO.
bases de dados

Pode-se começar a busca pela Pesquisa básica e refinar o resultado com as opções oferecidas junto aos resultados ou usando os operadores booleanos.
Se a quantidade de itens recuperados for muito grande, pode-se usar os operadores AND ou NOT para limitar o resultado.
libraries and sustainab

O operador OR amplia o resultado, mostrando mais opções quando os resultados forem escassos, porque busca os termos simultaneamente e separadamente.
libraries or

Outra dica: não use artigos, preposições, pronomes etc. em suas expressões de busca, pois essas palavras não são indexadas e diminuem a precisão do resultado apresentado.

A Pesquisa avançada permite restringir o campo de busca ou combinar campos, tornando o resultado mais preciso. A busca no Texto completo (TX) realiza uma busca em todos os campos pesquisáveis; na verdade é a mesma busca feita na Pesquisa básica.

avançada

Se o resultado de uma busca foi satisfatório ou se você  quer manter-se atualizado sobre determinado assunto, pode criar um Alerta, salvando a URL da busca no seu leitor de Feed ou criando um cadastro na EBSCOHost, o que permite entre outras coisas, personalizar opções da conta, salvar artigos, criar pastas etc.

A base oferece também a busca nas Referências citadas, pela qual se pode buscar as citações a autores, artigos, periódicos.

Na mesma plataforma EBSCOHost há outra base de dados de ciência da informação, Library, Information Science & Technology Abstracts with Full Text, o que permite a busca nas duas bases ao mesmo tempo, usando a mesma interface. Mas é preciso atenção ao usar essa opção, pois quando se seleciona mais de uma base, alguns recursos de pesquisa exclusivos da base de interesse podem sumir, por exemplo: se uma base de dados oferece Tesauro ou busca em determinados campos,  tais recursos podem não ser oferecidos quando se busca simultaneamente em mais de uma base.

Aproveitem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: