O acervo de partituras da Biblioteca da ECA tem mais de 20.000 peças musicais, de várias épocas e estilos. Inclui partituras editadas, manuscritos antigos e contemporâneos. Para localizar partituras, basta acessar a base de dados disponível no website da Biblioteca da ECA e buscar por título, compositor e meio de expressão.
Qualquer usuário USP pode retirar partituras por empréstimo, e a consulta local é aberta ao público em geral.
Quem não encontrar em nosso acervo a partitura que precisa tem mais opções. Uma delas é a base de dados de partituras digitalizadas Classical Scores Library, assinada pela USP para todas as bibliotecas do sistema. Nessa base é possível encontrar partituras de boas editoras que não estão em domínio público. O acesso é restrito aos computadores da Universidade e aos usuários da rede VPN.
Outra fonte importante é o International Music Score Library Project (IMSLP), uma das bases de partituras em acesso aberto mais conhecidas. Basta acessar o link:
Existem também algumas bibliotecas digitais brasileiras de partituras, como:
Museu da Música de Mariana
http://www.mmmariana.com.br/site/pesquisabasica.aspBiblioteca Virtual de Partituras Musicais
http://paulinyi.com/biblioteca_port.htmlFunarte – Coleção Música Coral no Brasil
http://www.funarte.gov.br/projetocoral/?page_id=7Banco de Partituras da Secretaria da Cultura do Ceará – Sistema Estadual de Bandas de Música
http://www.portal.secult.ce.gov.br/probandas/SESC Partituras
http://www.sesc.com.br/sescpartituras/Música Brasilis
http://www.musicabrasilis.org.br/
E temos ainda outras bibliotecas no Brasil que têm acervos de partituras, em papel ou digitalizadas. Alguns exemplos:
Biblioteca Nacional
http://www.bn.br/portal/ (entrar em Acervo, BN Digital).Biblioteca Alberto Nepomuceno, da Escola de Música da UFRJ
http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92&Itemid=86Instituto Moreira Salles
http://acervo.ims.com.br/Unicamp – Acervo de partituras do Centro de Documentação da Música Contemporânea
http://acervus.unicamp.br/
O pesquisador Paulo Castanha, do Instituto de Artes da UNESP, realizou um levantamento bastante completo de acervos musicais brasileiros e estrangeiros, disponível no link:
http://paulocastagna.com/acervos-musicais/
E logo teremos mais. A Biblioteca da ECA está desenvolvendo, juntamente com o Comitê de Bibliotecários Catalogadores de Acervos de Música (CBICAM), um guia de acervos musicais que terá a forma final de um blog. Aguardem notícias desse projeto, que deverá facilitar bastante a busca por documentos musicais na web e a divulgação dessas coleções.
Atualização 28/09/2018: o CBICAM foi extinto, o blog Guia de Acervos Musicais Brasileiros, resultado do projeto, já está no ar.