Anton Tchékhov no acervo da Biblioteca

As férias abrem espaço para a leitura realizada simplesmente por prazer, sem compromissos com provas e trabalhos de fim de semestre.

Neste sentido, escrevemos este post com o intuito de indicar algumas obras do acervo da Biblioteca da ECA para aqueles que querem se entregar ao prazer da leitura no mês de julho.

Para compor as indicações de leitura, selecionamos obras do dramaturgo russo Anton Tchékov (1860-1904), que dedicou quase toda sua obra aos “eternos problemas da existência humana”, fazendo com que suas personagens continuem presentes e atuais na contemporaneidade.

 reading

As três irmãs: conta a história de três mulheres que moram numa cidade do interior da Rússia, acham tediosa a vida na província e sonham em voltar para Moscou, onde haviam passado uma infância feliz. Um drama sobre pessoas comuns e seus problemas aparentemente banais, mas que transformam a vida em um fardo difícil de suportar.

O cerejal: a lenta e inexorável decadência da pequena aristocracia rural russa é retratada nesta peça. Com personagens imersas na trivialidade cinzenta do cotidiano, que representam o pequeno universo particular em desagregação, no qual repercute a deterioração maior, que contamina toda a Rússia.

Tio Vânia:  o protagonista desta obra é um homem que vê a si mesmo, e é visto pelos outros, como alguém secundário. Não se casou, não tem bens, não obteve amor ou reconhecimento pelo esforço que fez para sustentar a família. Apenas duas frágeis esperanças lhe restam: o médico que planta árvores e a sobrinha que confia na salvação eterna.

A Gaivota: o personagem Treplev perscruta o futuro e nos convida a sonhar com o que se passará daqui a duzentos mil anos. À fala de Sorine, tingida de humor, ao dizer que, ”Daqui a duzentos mil anos não haverá mais nada”, Treplev replica; ”Pois então que nos seja mostrado esse nada”.

Confira nesta lista outras obras de Tchékov que fazem parte do acervo da Biblioteca. Para consultar a localização e disponibilidade dos itens, acesse o Dedalus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: