Bibliotecas USP: aplicativo para celular

Bibliotecas USP é o nome do aplicativo móvel para consulta ao acervo das bibliotecas da USP, disponível para download gratuito tanto para Android como para IOS.

Desenvolvido pelas equipes da Superintendência de Tecnologia da Informação e do SIBi, coordenadas pelo Prof. Dr. Jun Okamoto Junior, da Escola Politécnica, o aplicativo surge como mais uma ferramenta para contribuir aos processos de recuperação da informação disponibilizada pelas bibliotecas da universidade.

bu

O aplicativo móvel permite que você consulte a existência, localização e disponibilidade de uma obra nas bibliotecas da USP. Para tanto, basta digitar a expressão para busca ou, ainda, ler o código de barras que se encontra na contracapa da obra. Assim, digamos que você está em uma livraria e encontra um livro de seu interesse, basta utilizar o aplicativo e ler o código de barras para checar se alguma biblioteca dispõe daquela obra.

Além da consulta ao acervo, há outras funcionalidades, que requerem que seja feito login no sistema.

É possível, por exemplo, fazer a reserva de itens que você tem interesse e estão emprestados com outra pessoa, assim como a renovação de materiais que estão com você. Outras possibilidades são:

  • Visualizar sua lista de empréstimos ativos;
  • Visualizar seu histórico de empréstimos;
  • Visualizar e gerenciar sua lista de reservas;
  • Visualizar mensagens enviadas pela biblioteca (Mas, atenção: não são as mensagens de aviso sobre o vencimento do empréstimo e cobrança. Esta é uma funcionalidade que busca novas rotas para a comunicação entre biblioteca e seu público)

Para acessar estas funcionalidades é preciso utilizar seu número USP e a senha de acesso aos sistemas USP (a mesma utilizada para acessar o Jupiterweb, Janus, etc.). Isso significa que para se logar no aplicativo móvel você usará uma senha diferente daquela utilizada para realizar empréstimo de livros e para fazer reservas e renovações via computador.

Nossa, mas por que senhas diferentes? Que  confuso!” Embora realmente seja confuso, o uso da senha dos sistemas USP foi exigência para o desenvolvimento do aplicativo móvel e a equipe do SIBi afirma estar empreendendo esforços para que, em futuro próximo, as bibliotecas passem a adotar para o empréstimo a senha única de acesso aos sistemas USP. Enquanto isto não ocorre, lembre-se: no aplicativo móvel use a mesma senha de acesso aos sistemas USP; para fazer transações no Dedalus ou Portal da Busca integrada, utilize a senha solicitada para realizar empréstimos no balcão das bibliotecas.

Vale, por fim, ressaltar que não é toda a comunidade atendida pela biblioteca que possui senha para acesso aos sistemas USP e, portanto, ao aplicativo móvel. Por exemplo, os ex-alunos da ECA, alunos especiais e de cursos de especialização não conseguirão utilizar todas suas funcionalidades; será possível apenas consultar a existência e disponibilidade das obras nas bibliotecas.

Veja abaixo o tutorial sobre o aplicativo

Para Android

Para IOS

Anúncios

3 Responses to Bibliotecas USP: aplicativo para celular

  1. Lucas Sousa disse:

    E a disponibilização par Windows Phone? Alguma perspectiva neste sentido?

    Curtir

    • Olá Lucas,
      encaminhamos sua pergunta ao pessoal responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Espero que eles respondam aqui mesmo no blog, mas se enviarem a resposta por outro canal nós a publicaremos aqui.

      Curtir

    • Olá Lucas,
      veja a resposta que veio do Sistema de Bibliotecas da USP:
      “A equipe de desenvolvimento da STI/USP desenvolve os Apps da USP somente para as plataformas IOS e Android.
      Windows Phone não é suportado.”

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: