Hoje todas as dissertações e teses defendidas na USP podem ser acessadas livremente pela web. Basta procurar no Dédalus, na Busca Integrada ou nos buscadores da internet e a gente encontra o pdf do trabalho.
É um ótimo serviço prestado pela USP tanto aos autores, cujos trabalhos recebem ampla divulgação, quanto aos demais pesquisadores e à população em geral, que podem acessar facilmente os conteúdos gerados no ambiente acadêmico.
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD) foi criada em 2001. Portanto, trabalhos anteriores a esse ano estão disponíveis apenas em papel, nas bibliotecas. Na ECA, as teses e dissertações começaram a entrar na BDTD apenas por volta do ano de 2005.
A boa notícia é que os autores que desejarem ter seu trabalho disponível online podem entrar em contato com a Biblioteca da ECA para ser feito o upload na Biblioteca Digital. Basta nos enviar o pdf da tese ou dissertação, desde que seja exatamente igual à versão em papel que foi avaliada pela banca.
Se você, que defendeu sua tese ou dissertação na ECA, tem interesse em deixá-la acessível a um público mais amplo, fale conosco, pessoalmente ou pelo e-mail: ecabiblioteca@usp.br.
Veja também outras bibliotecas digitais de teses e dissertações:
Unicamp: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/list.php?tid=7
Unesp: http://unesp.br/portal#!/cgb/bibliotecas-digitais/cthedra-biblioteca-digital-teses/
Baco de Teses da Capes: http://bancodeteses.capes.gov.br/
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: http://bdtd.ibict.br/vufind/
Universidade Federal do Rio Grande do Sul: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/1
Universidade Federal de Minas Gerais: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace
Proquest Dissertations & Theses Global: http://search.proquest.com/pqdtglobal/dissertations/fromDatabasesLayer?accountid=14643 –> Teses de várias instituições e países. Acesso remoto via VPN.