Conheça a sua biblioteca

 

peanutsClique para ampliar

Este post é para você que acabou de ingressar na ECA e agora está se apropriando desse microcosmo que é a USP.

Nós vamos ajudá-lo um pouquinho nesta empreitada, falando sobre a Biblioteca da ECA, que pretende prestar todo o suporte para seus estudos.

Vamos lá!

O espaço da Biblioteca

Aqui você vai encontrar cabines individuais de estudo e também mesas para uso coletivo. Há réguas de energia próximas às mesas.

Se você quiser se reunir com colegas para conversar sobre algum trabalho etc. utilize a sala de estudos em grupo que fica na entrada da biblioteca, perto do balcão de atendimento. Lá, sua conversa não irá atrapalhar aqueles que vieram em busca de silêncio para se concentrar nos estudos.

Na Seção de audiovisual você encontrará cabines individuais para assistir filmes do acervo. Mas, se a intenção é assistir um filme junto com seus colegas, é possível utilizar a sala de vídeo, basta pedir a um funcionário para reservar a sala para vocês. Há também a sala de áudio,  lá você pode ouvir os discos em vinil do acervo da biblioteca.

Acervo

A biblioteca da ECA tem um acervo bastante variado, composto por livros, revistas, jornais, teses e dissertações, partituras, DVDs, CDs, discos em vinil e outros recursos audiovisuais.  Além destes materiais, oferecemos acesso a um universo de informações disponíveis online em bases de dados internacionais.

Para localizar algo nesse oceano de informações, há diferentes catálogos disponíveis online. Por meio deles, você consegue pesquisar e localizar aquilo que lhe interessa. Veja as opções:

Dedalus: Por meio do Dedalus você pesquisa o acervo de todas as bibliotecas da USP. Localiza livros, teses e dissertações impressas e online, tccs e revistas.

Portal da Busca integrada: O Portal da busca integrada funciona como um Google, mas ele irá realizar a busca no universo de recursos informacionais disponibilizados pela USP. Assim,  é mais abrangente que o Dedalus. Além de recuperar aquilo que o Dedalus traz, irá pesquisar artigos disponibilizados em revistas científicas online.

Os recursos audiovisuais da biblioteca da ECA não são recuperados em sua totalidade pelos catálogos que acabamos de mencionar. Para pesquisar este tipo de material os catálogos mais completos ainda estão no site da biblioteca . São os catálogos de  Filmes e vídeos ; Gravações e Partituras.

Para aprender a utilizar os recursos de pesquisa, é possível agendar um horário com um bibliotecári@ em nosso site.

E se a biblioteca não tem o material do seu interesse, você pode indicar para que compremos. Basta preencher este formulário em nosso site.

Como localizar o livro nas estantes

Não se desespere se você não está familiarizado com estes números de localização que são colocados na lateral dos livros. Localizar um livro na estante é algo simples quando você entende a lógica desta ordenação.

Já escrevemos um post sobre isto. Veja aqui e se estiver confuso, lembre-se que os funcionários estão aqui para ajudá-lo a encontrar aquilo que você procura. Basta pedir auxílio.

Para emprestar material

Você pode emprestar materiais em todas as bibliotecas da USP. Para isto, basta vir à Biblioteca da ECA e realizar seu cadastro. É bastante rápido. Você irá cadastrar uma senha;  com ela e seu cartão USP é possível  retirar materiais em todas as bibliotecas da USP.  Basta ir até a biblioteca do seu interesse!

Para os alunos que desejam fazer o empréstimo de partituras e CDs solicitamos que tragam uma foto 3×4, pois fazemos um cadastro adicional.

Os alunos de graduação podem emprestar o total de 10 itens pelo prazo de 10 dias. Alunos de mestrado e doutorado podem emprestar até 15 itens pelo prazo de 20 dias.

Você quer ficar com o material por um período maior?

Se quiser, você pode renovar o empréstimo, assim poderá ficar com o material por mais tempo. O empréstimo de um material pode ser renovado por até 3 vezes. Então, por exemplo, se você emprestou o livro por 10 dias pode renovar este prazo por até 3 vezes.

Assim, você pode ficar até 40 dias com o material, mas não descuide do prazo do empréstimo, pois você só consegue renovar o material dentro do período de validade do empréstimo. Para exemplificar: se o livro que está com você deve ser devolvido dia 22.02.2016 você poderá renovar até esta data. Se tentar no dia seguinte, não conseguirá.

A renovação pode ser feita online, por telefone, email ou você pode solicitar no balcão da biblioteca. Veja aqui como fazer a renovação online.

Quer reservar uma obra?

Se um material de seu interesse estiver emprestado você pode fazer uma reserva. Assim, quando a pessoa que está com ele devolver, você receberá um email informando que o livro está disponível para que você venha buscá-lo.

A reserva pode ser feita online. Veja como aqui.

Quando alguém atrasa a devolução de um material…

atraso

Nem matar, nem pagar multa. Não devolver o material no prazo estabelecido gera uma suspensão para quem atrasou. Como funciona: a suspensão é o resultado da multiplicação dos dias de atraso pela quantidade de itens em atraso. Por exemplo: se você atrasar 1 livro por 3 dias  será  1 x 3 = 3 dias sem poder emprestar ou renovar materiais. Se atrasar 10 livros por 10 dias é 10 x 10 = 100 dias de suspensão. Esta regra vale para todas as bibliotecas da USP, ou seja, atrasar a devolução do livro de uma biblioteca acarretará  ficar suspenso em todas as bibliotecas.

Preste atenção aos prazos para não se prejudicar e se ocorrer algo inesperado, como  roubarem o livro que está com você ou você quebrar o pé e ficar sem vir à USP (esperamos que nada disso ocorra!) entre em contato com um bibliotecári@ para solucionarmos a situação.

Computadores na Biblioteca

O acesso aos computadores da biblioteca é livre, assim como o acesso à internet é aberto. Você pode acessar youtube, facebook e etc., mas agradecemos que observe que a finalidade dos computadores é o estudo e pesquisa. Assim, se a biblioteca estiver cheia pedimos que colaborem com os colegas que precisam estudar.

Tem wi-fi?

Sim! Você pode utilizar o wifi da USP. Além disto, é possível utilizar a VPN (Virtual Private Network) uma rede a partir da qual você consegue acessar recursos informacionais online assinados pela USP a partir de sua casa (os artigos de revistas científicas internacionais, por exemplo). Veja informações aqui 

Dúvidas, questionamentos? Procure por um bibliotecári@ no atendimento da Biblioteca da ECA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: