Por que não pode?

Como em todas as bibliotecas do mundo, há muito o que ver e fazer na Biblioteca da ECA. Os profissionais que a constroem esperam que todos aproveitem ao máximo seus recursos, com o mesmo prazer e orgulho com que fazem seu trabalho.

Mas, como em qualquer outra biblioteca, na nossa nem tudo pode. Sabemos que isso pode ser muito chato e procuramos não fazer restrições sem sentido, mas não dá para não ter regras.

Então, vamos lá. Na Biblioteca da ECA você não pode:

  1. Entrar com bolsas e mochilas, por uma questão de segurança. Não é que a gente desconfie dos nossos usuários, mas há quem entre nas bibliotecas com más intenções. Mas não tem segurança eletrônica, câmeras etc? Sim, mas não são tecnologias infalíveis, é preciso ter cuidado.  O que pode entrar: cadernos, computadores, tablets, celulares, livros de outras bibliotecas, livros pessoais, instrumentos musicais.
  2. Comer ou entrar com alimentos. Café, refrigerantes, frutas, bolachas, doces, tudo isso pode causar acidentes ou deixar resíduos que podem atrair insetos e micro-organismos nocivos aos livros. O que pode entrar: água em garrafa fechada.
  3. Deixar objetos no guarda-volumes da Biblioteca e sair. Os armários são para uso de quem está dentro da Biblioteca. Se o pessoal sair para almoçar, por exemplo,  e deixar suas coisas, vai faltar lugar para quem precisar entrar, porque o guarda-volumes não é tão grande assim. Além disso, temos problemas consideráveis com perda de chaves.  Mas é só pra tomar um cafezinho … Mesmo assim (o cafezinho às vezes demora). O que pode fazer: usar o celular rapidinho na porta da Biblioteca.
  4. Conversar em voz alta, falar ao telefone, fazer barulho no salão de leitura. Muita gente vem à Biblioteca para estudar e precisa de concentração. A ideia é não incomodar com ruídos que podem ser evitados! O que pode fazer: atender o celular ao lado do balcão de entrada, usar a sala de estudos em grupo para atividades que exigem conversas.
  5. Ficar horas no Facebook e outras atividades de lazer usando os computadores da Biblioteca.  Como todos os catálogos da Biblioteca são bases de dados online, isso prejudica as atividades de pesquisa, que são prioritárias. O que pode: acessar o que você quiser e precisar, com bom senso e solidariedade com os demais usuários.

Fora isso, alguns materiais da Biblioteca não podem ser emprestados:

obras de referência (dicionários e enciclopédias), porque a finalidade é a consulta rápida

peças de teatro não editadas, que podemos digitalizar e enviar por e-mail sob demanda

livros e revistas raros

manuscritos

DVDs importados e séries, porque a reposição em caso de perda ou dano é difícil

materiais da reserva didática, que os professores pedem para não serem emprestados durante o semestre

Mas não se preocupe, a grande maioria dos materiais pode ser emprestada. De qualquer forma, é sempre bom confirmar com @s bibliotecári@s. Alguns livros trazem o carimbo “não pode ser emprestado” em função de critérios antigos, mas isso pode ser mudado na hora. Não custa perguntar!

Mais informações, acesse nosso regulamento: http://www3.eca.usp.br/biblioteca/regulamento

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: