DVDs da TV Câmara

A Biblioteca da ECA recebeu uma doação de DVDs produzidos pela TV Câmara que chamam a atenção pela temática interessante e  diversificada: política, história, cultura, feminismo, leitura, música, teatro, ecologia, questões raciais etc. Para assistir sem compromisso ou usar em sala de aula. Confira os títulos a seguir:

Contos da resistência. (2004). Direção geral: Getsemane Silva.

Série documental com 4 episódios. O primeiro, Estudantes e Igreja retrata a atuação de estudantes e da Igreja contra a ditadura militar. Relatos emocionantes de presos políticos e vítimas do regime militar marcam o documentário.Congresso, é o segundo episódio e enfoca as relações políticas entre Congresso Nacional e governos militares.O terceiro, Artes e imprensa, trata da resistências nas artes e na imprensa no período da ditadura militar que vai de 1968 a 1979.O último episódio, Movimento sindical, conta como operários e líderes sindicais da região do ABC Paulista resistiam à falta de liberdade e se organizavam por melhores salários e condições de vida.

Artigo feminino. Direção: Maira Brito

Para registrar a relação das mulheres com a política cotidiana, a equipe da TV Câmara viajou pelo país para encontrar personagens que, mesmo vivendo realidades muito diferentes, alimentam a vontade de mudar o país. Elas estão cada vez mais ativas nos sindicatos. São presença maciça nos movimentos sociais e nas discussões dos orçamentos participativos. Querem fazer uma política diferente e ocupar mais espaços de representação.

Chico Mendes: cartas da floresta. Direção: Dulce Queiroz

A trajetória de Chico Mendes: o enfrentamento aos devastadores de terras e a luta pela criação das reservas extrativistas, que acabaram resultando em sua morte.

Brasileiros: Sônia Maria Sonho 100 dimensão. Direção: Getsemane Silva

O primeiro documentário da série mostra a trajetória do “100 Dimensão”, o grupo de catadoras de lixo de uma cidade pobre da periferia de Brasília que transformou um galpão de tijolo aparente em uma fábrica de cidadania para dezenas de pessoas, até então desempregadas ou à beira da marginalidade. Ali, no Riacho Fundo II, a cooperativa de coleta e reciclagem fez que essas pessoas se tornassem empreendedoras de sucesso e um exemplo para a comunidade. Tudo a partir do lixo. Um trabalho que contribui para a limpeza da cidade e garante renda para mais de 150 pessoas.


tv camara

Brasilidade

Temas formadores da identidade brasileira. Artes, tradições e festas populares, além de gastronomia e movimentos urbanos, são apresentadas como parte do mosaico das diversas manifestações representativas da cultura brasileira.

O retrato do velho. Direção: Gui Caldas.

Aborda a relação de Getúlio Vargas com os caricaturistas que o retrataram durante seus períodos como presidente do Brasil.

Leitores sem fim. Direção: Roberto Seabra

Histórias de pessoas que tiveram a vida modificada pelo hábito da leitura. A partir da realidade de bibliotecas públicas localizadas em regiões de baixa renda no Rio de Janeiro, o documentário mostra o novo modelo que se pretende criar de espaços culturais, baseado na experiência exitosa das Bibliotecas Parque da Colômbia. Mostra também a situação da leitura no Brasil e o esforço de parlamentares para universalizar as bibliotecas escolares no país.

Toda criança é criança: o estatuto da criança e do adolescente. Direção: Guilherme Bacalhao

Parlamento e democracia. Direção:  André Bérgamo e André Uesato

O Pasquim: a subversão do humor. Direção: Roberto Stefanelli

Zé Celso: tupy or not tupy. Direção André Uesato

Quebra coco faz a vida.  Direção Getsemane Silva

Esquerda volver. Direção: Santiago Dellape

A escolha é sua: Episódio 1: Deputados e senadores; Episódio 2: Presidente e governadores. Direção: Guilherme Bacalhao, Marcia Reis

Carta-mãe. Direção: Gisele Rodrigues

Memórias: Mino Carta. Direção: André Martirani

Raça humana: os bastidores das cotas raciais na Universidade de Brasília. Direção: Dulce Queiroz

Lan: o malandro italiano. Direção de set e entrevista: Guga Caldas

Hoje é dia de Nelson Rodrigues. Direção André Amaro

Hoje é dia de palhaço. Direção André Uesato.

Hoje é dia de Luiz Gonzaga. Direção André Uesato.

Laboratório Brasil: a luta contra a maior inflação do mundo: um drama em 25 anos. Direção: Roberto Stefanelli.

Brasília: projeto capital. Direção Frederico Schmidt

Diálogo com Joaquim Nabuco. Direção Marcya Reis

Abdias Nascimento. Direção: Fernando Bola.

Hoje é dia de Tomie Ohtake. Direção: André Amaro

Os filmes ainda não estão cadastrados no Dédalus, mas podem ser consultados. Para isso, converse com um funcionário do Atendimento da Seção de Audiovisual.

No site da TV Câmara também é possível assistir a estes e outros vídeos. Acesse: http://www.camara.leg.br/internet/tvcamara/?lnk=BAIXE-E-USE&selecao=BAIXEUSE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: