Doações para o acervo da Biblioteca

A Biblioteca da ECA possui um acervo de mais de 26 mil itens, número que inclui obras em diferentes suportes, do impresso ao audiovisual.

Além da aquisição por meio de processo de compra, boa parcela do acervo é constituída por obras que recebemos como doações, as quais colaboram para a expressividade de nossa coleção.

No ano passado incorporamos ao acervo cerca de 1000 itens recebidos como doação. Felizmente é frequente que egressos da ECA assim como outros pesquisadores doem os livros que publicam apresentando resultados de suas pesquisas, atitude que colabora para enriquecer o acervo e tornar o conhecimento cada vez mais acessível.

Ao longo dos anos a Biblioteca já recebeu doações de relevo como:

Coleção de cerca de 250 itens entre livros e coleções de periódicos especializados em arte, com edições raras e esgotadas, recebida de Francisco Matarazzo Sobrinho.

A doação de Rafael França, recebida em 1991, abrangendo 286 livros sobre Artes Plásticas, Cinema e Teatro, deixados em testamento à Biblioteca.

Em 2002 recebemos de Gilberto Mendes uma coleção de 149 partituras originais de toda a sua obra.

Em 2004 chegou à Biblioteca doação do antigo professor da ECA, Carlos Marcos Avighi: uma coleção de 2982 itens incluindo livros e revistas.

O professor Eduardo Seincman, em 2008, doou cerca de 200 discos em vinil para enriquecer o acervo da biblioteca.

livros

Para doar livros e outros recursos informacionais para a biblioteca basta procurar a Seção Técnica de Aquisição e Seleção, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das  13 às 17h. Entretanto, caso haja interesse em doar mais de 20 itens é necessário o envio da lista para o email ecabiblioteca.aquisicao@usp.br

Caso não seja possível vir no horário mencionado, as doações podem ser entregues no balcão de atendimento da Biblioteca, das 17h01 até  21h50.

Compor o acervo de uma biblioteca é tarefa complexa, há a questão do espaço físico e é indispensável selecionar aqueles materiais que são realmente relevantes ao público, no nosso caso, estudantes e pesquisadores das áreas de Comunicação, Informação e Artes. Assim, nem tudo aquilo que recebemos em doação é incorporado ao acervo, mas o doador é informado desta condição no momento da doação e, em caso de recusa do material, pode solicitar que seja informado para vir retirá-lo. Os materiais não incorporados são encaminhados para outras instituições que tenham interesse.

Fora isso, lembramos da importância de que os materiais doados estejam em boas condições físicas. Itens em mau estado de conservação, com fungos, molhados, muito danificados, etc. não são aceitos.

Em caso de dúvidas entre em contato por aqui ou pelo telefone 3091-4017.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: