10 filmes brasileiros sobre vingança para assistir aqui na Biblioteca da ECA

ou levar pra casa.

1. Abril despedaçado

Direção de Walter Salles Jr.

abril-despedacado

Seguindo uma tradição do sertão nordestino na briga por terras, pai impele filho a matar membro da família rival, vingando assim, a morte de seu irmão mais velho. Cumprida a missão, o rapaz vive na expectativa da vingança inevitável. Seu irmão mais novo apresenta-o a uma dupla de artistas de circo e o leva a questionar a tradição da vingança.

2. A herança

Direção de Ozualdo Candeias

a-heranca

Centro-Sul brasileiro, início do século 20. Omeleto, rapaz filho de senhores do sertão, vai para a Capital com o objetivo de estudar e fazer-se doutor. O pai morre e ele volta antes do esperado, encontrando a mãe casada com o irmão do pai. O falecido volta do além e conta para o filho que foi assassinado. O rapaz promete vingança, a fim de que a alma do pai possa descansar em paz. Resumo extraído do catálogo da mostra Ozualdo R. Candeias – 80 anos.

3. Árido movie

Direção de Lirio Ferreira

arido-movie

Jonas, desgarrado da família desde pequeno, é apresentador da previsão do tempo em um canal de TV em São Paulo. O inesperado assassinato do pai obriga-o a fazer uma jornada de retorno às suas origens, no sertão nordestino. Ele desconhece o verdadeiro motivo de sua volta, solicitada pela avó, que o escolhe para vingar a morte do pai e lavar a honra da família. Ao chegar à cidade Natal, Jonas encontra um clima de vingança pairando no ar. O enterro do seu pai é carregado de emoções dúbias. É aí que Jonas descobre seu infortúnio: o peso de ser o herdeiro de uma realidade que julgava não ser mais a sua.

4. Quase nada

Direção de Sergio Rezende

quase-nada

Filme dividido em episódios ambientados em região rural. No primeiro, a amizade entre dois roçadores não resiste à promoção de um deles a chefe da turma. A tensão entre os dois compadres termina em violência. No segundo, um vaqueiro vive em estado de permanente terror, à espera da vingança de um inimigo do passado. O terceiro conta a história de um jovem plantador de flores que mata a esposa que o traiu.

5. Gêmeas

Direção de Andrucha Waddington

gemeasdvd-225x300

Duas irmãs gêmeas costumam se fazer passar uma pela outra. Uma delas resolve seduzir o namorado da irmã, que a pede em casamento, por engano. A outra arma um plano de vingança.

6. Sagarana, o duelo

Direção de Paulo Thiago

sagarana

Turíbio, a serviço de um coronel, participa de uma tocaia onde mata um homem e, logo após, sai para pescar. Decide voltar no mesmo dia para casa, mas vê pela janela sua mulher com o amante Cassiano, um ex-militar e caçador de jagunços. Turíbio não se atreve a enfrentar o violento Cassiano e traça planos de vingança. No dia seguinte compra um cavalo e arma, despede-se da mulher a pretexto de uma caçada e vai tocaiar a casa do rival. Atira e mata por engano o irmão de Cassiano que, ao descobrir quem era o matador, inicia uma perseguição a Turíbio. Ele é caçado por meses sem sucesso, muitas vezes quase se encontrando com seu perseguidor. Os dois percorrem o sertão mineiro, cruzando com personagens típicos e despertando a curiosidade das pessoas da região que querem saber quem vencerá o duelo que fatalmente ocorrerá. Cassiano, doente e prestes a morrer, ajuda um homem na miséria, mas pede em troca que ele o substitua em sua missão.

7. Tigipió

Direção de Pedro Jorge de Castro

tigipio

Em 1918, o município de Boqueirão, no interior do Ceará, sofre os efeitos de uma seca que já dura três anos. O arruinado mas orgulhoso Coronel Cezário e sua filha Matilde sobrevivem com dificuldade, fazendo chapéus de palha para vender. Chega à cidade Heitor, encarregado das obras para a reabertura de uma estrada. Apaixonado por Matilde, o rapaz emprega Cezário na obra. Enquanto o Coronel trabalha, o casal se encontra secretamente, até que Matilde fica grávida. Quando Cezário descobre tudo, começa a planejar sua vingança. Um dia, provoca a explosão de uma carga de dinamite, matando Heitor, a filha e a si próprio.

8. Perfume de gardênia

Direção de Guilherme de Almeida Prado

perfume-de-gardenia

Daniel, motorista de táxi que trabalha de madrugada para pagar as prestações do carro, é casado com Adalgisa. Preparada para ser apenas dona de casa, Adalgisa começa a fazer cinema por acaso: enquanto olha, curiosa, uma filmagem que acontece perto de sua casa, é chamada para fazer uma ponta. E agrada ao diretor, iniciando assim uma carreira que, no futuro, vai torná-la muito famosa e rica. Quando descobre a nova vida da mulher (que a princípio ela tenta esconder), o marido se opõe. Mas ela já tomou gosto e não aceita parar, decidindo, então, abandonar a casa. Em represália, Daniel a proíbe de ver o filho. Durante 11 anos, sempre apaixonado por Adalgisa, ele se martiriza e nutre um sentimento de vingança, que ganha força quando Joaquim, já adulto, reencontra a mãe em plena decadência profissional.

9. Muito gelo e dois dedos d’água

Direção de Daniel Filho

muitogelo

Roberta e Suzana são duas irmãs que durante a infância foram atormentadas pela avó, com seus conceitos rígidos sobre etiqueta e educação. Elas decidem sequestrar a avó e levá-la para a casa de praia da família. Renato, advogado amigo de Roberta, viaja com elas, mas nem imagina que no porta-malas está a avó sequestrada. Francisco, médico e marido de Suzana, estranha a repentina viagem da mulher e nota que alguns medicamentos estão desaparecidos, desconfiando que Suzana está usando entorpecentes.

10. O dia da caça

Direção Alberto Graça

dia-da-caca

Numa oficina em Brasília, Nando, há quatro anos afastado do tráfico de drogas, é pressionado pelo policial federal Branco a buscar cocaína na Colômbia como forma de gratidão ao homem que o tirou do tráfico. Para acompanhá-lo na missão, ele leva seu amigo e companheiro de reformatório, Vander. Na viagem de volta, enquanto aguardam instruções para entrar em Manaus, eles conhecem Monalise, amante de um traficante francês que havia sido morto e descobrem que foram traídos. Monalise os convence a participar de um plano de vingança. Os três voltam clandestinamente a Brasília para um acerto de contas, ajudados pelo jornalista Raul, que denuncia numa matéria, o envolvimento de policiais, empresários e políticos no tráfico de drogas. Raul é morto vítima de uma cilada, Vander também morre e o delegado Branco faz jogo duplo até a sua morte. Monalise está apaixonada por Nando mas ambos seguem destinos separados.

Para uma lista completa dos filmes sobre o assunto, pesquise por “vingança” em nosso catálogo de filmes e vídeos.

Os resumos dos filmes foram extraídos do nosso catálogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: