“E o tal do mundo não se acabou”

Já que o mundo não acabou, por enquanto, conforme anunciado, que tal aproveitar o tempo a mais que ganhamos para ver alguns filmes e ler alguns livros, que, se não falam de fim de mundo, tampouco oferecem uma visão otimista.

Distopias, antiutopias, situações de desespero, privação, visões pessimistas das tendências da sociedade atual.

Todos os livros e filmes citados fazem parte de nosso acervo.

A miséria do mundo

Sob a direção de Pierre Bourdieu, uma equipe de sociólogos dedicou-se durante três anos a compreender as condições de produção das formas contemporâneas da miséria social. O conjunto habitacional, a escola, o subproletariado, o universo dos funcionários, o dos camponeses e dos artesãos, a família, etc., tantos espaços onde se desenrolam conflitos especifícos, onde se afirma um sofrimento cuja verdade é dita, aqui, pelos que a vivem.

miseria-do-mundo

Localização: 301.440944 M678

A Sociedade do espetáculo

Guy Debord estava certo: nunca a tirania das imagens e a submissão alienante ao império da mídia foram tão fortes como agora. Nunca os profissionais do espetáculo tiveram tanto poder: invadiram todas as fronteiras e conquistaram todos os domínios […], passando a organizar de forma consciente e sistemática o império da passividade moderna.

sociedade-do-espetaculo

Localização: 301.16 D287s

Ira e tempo

Uma característica inconfundível do pensamento e da escrita de Peter Sloterdijk é a inserção de questões de atualidade numa perspectiva de longa duração história. Assim ele concebe de forma original a atual condição humana, põe em evidência fundamentos inauditos e tece conexões inesperadas. Ele estabelece, nesta obra tão intelectualmente irreverente, a ira como um fator político-psicológico que move os acontecimentos desde o início da civilização até nossos tempos tão marcados por exacerbações políticas e exaltações terroristas – a ira como motor de processos históricos.

ira-e-tempo

Localização: 193 S634i

24/7 Capitalismo tardio e os fins do sono

A imensa parte de nossas vidas que passamos dormindo, libertos de um atoleiro de carências simuladas, subsiste como uma das grandes afrontas humanas à voracidade do capitalismo.’ Com frases assim, Jonathan Crary traça um dos panoramas mais agudos da sociedade em que vivemos.

capitalismo-tardio

Localização: 301.2 C893r

Metropolis

Metropolis se passa em 2026, a população está dividida em duas classes: a elite dominante e a classe operária, que vive num mundo subterrâneo, escravizada pelas monstruosas máquinas que fazem funcionar a todo vapor a cidade.

metropolis

Localização: VC0591; DVD0207; DVD0911

Dogville

Durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, Grace está fugindo de um bando de gângsteres liderado por seu pai. Ela pede abrigo na pequena e isolada Dogville, cujos moradores a escondem em troca de pequenos serviços. Os bandidos intensificam a busca e os moradores começam a cobrar cada vez mais caro pela proteção, reduzindo Grace à condição de escrava. Decepcionada, Grace vai, eventualmente, reatar com o pai e fazer Dogville pagar caro pelos abusos.

dogville

Localização: DVD2342

Brazil, o filme

Brazil é uma visão estilo pesadelo surrealista de um futuro ‘perfeito’ onde a tecnologia reina suprema. Todos são monitorados por uma agência governamental secreta que proíbe que o amor interfira com a eficiência.

brazil-o-filme

Localização: VC1361; VC1768; DVD1200

Blade runner

No ano de 2020, numa Los Angeles superpovoada, ex-policial é obrigado a descobrir e eliminar replicantes (cópias idênticas de seres humanos) que voltam à Terra para exigir vida mais longa a seu criador.

Localização: VC1006; DVD0008; DVD1224

Alphaville

Um agente secreto disfarçado de jornalista chega à cidade futurista de Alphaville com a missão de encontrar um colega de profissão e investigar os misteriosos desaparecimentos de outros agentes. Ele passa a analisar o domínio exercido pelo supercomputador Alpha 60 que controla todas as atividades e mantém a população do local inteiramente sob seu comando. As pessoas agem como zumbis, identificadas apenas por números, e têm como valores máximos, a coerência de raciocínio e a eficiência. Os poetas são renegados e as pessoas com qualquer demonstração de emoção são executadas.

alphaville

Localização: DVD0358; DVD3254

Tempos modernos

Enlouquecido pela mecanização da linha de montagem, o operário Carlitos é demitido e vai parar num hospício. Quando sai, em plena Depressão americana, não consegue mais emprego.

tempos-modernos

Localização: VC0878; VC1593; DVD0086

Os resumos e trechos vieram dos encartes, capas e orelhas das obras citadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: