De onde vêm os livros: doações de editoras

A notícia do fechamento da editora Cosac Naify no final de 2015 pegou todo mundo de surpresa e deixou perturbados leitores e apreciadores de edições bem feitas. No ano seguinte veio a notícia de que o títulos em estoque seriam destruídos. O que aparentemente é uma prática comum no meio editorial, também causou espanto.

Felizmente o final tem sido um pouco diferente do que estava no roteiro. Algumas instituições conseguiram doações generosas, como o MIS (Museu da Imagem e do Som), que fechou uma parceria com a editora e conseguiu uma doação de mais de 9 mil livros. A Amazon comprou o acervo remanescente.

Também a Biblioteca da ECA, graças a iniciativa da professora Sonia Salztein, recebeu uma doação importante, foram 170 títulos (mais de 450 exemplares) de livros importantes para nosso acervo. São títulos de artes, cinema, teatro, fotografia, pintura, livros de professores da ECA etc.

Alguns dos títulos nós já tínhamos no acervo, mas como fazem parte de bibliografias de cursos da graduação e pós-graduação é importante ter mais de um exemplar. A maioria, entretanto, é formada por textos inéditos em nosso catálogo.

Outra doação recém-chegada veio do Instituto Moreira Salles e trouxe principalmente livros de arte e fotografia. Esta chegou por iniciativa do professor João Luiz Musa, também do departamento de artes plásticas.

Os livros ainda estão sendo catalogados, mas já podem ser consultados.

Para uma lista das obras doadas, acesse os links abaixo:

Cosac Naify: https://bibliotecadaeca.libib.com/i/doacoes-da-cosac-naify

Instituto Moreira Salles: https://bibliotecadaeca.libib.com/i/doacoes-instituto-moreira-salles

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: