Rolos de filmes

Um dos acervos mais interessantes e menos conhecidos da nossa Biblioteca é a coleção de filmes em película cinematográfica. Ao contrário de filmes em vídeo e DVD que são bastante populares entre os usuários, poucos conhecem os filmes em 16mm, 35 mm e super-8 que não têm cópias em outros suportes, devido a dificuldades inerentes ao processo de projeção.

São 295 títulos, em sua maioria produções curriculares dos alunos do curso de Audiovisual da ECA dos últimos 49 anos. Alguns desses filmes foram realizados por estudantes que se tornaram nomes conhecidos no cinema brasileiro.

O filme mais antigo produzido pela ECA que consta desse acervo é Um clássico, dois em casa, nenhum jogo fora, de 1968. Dirigido por Djalma Limongi Batista e fotografado por Aloysio Raulino, tem a homossexualidade como tema. A cópia em DVD pode ser emprestada.

Foto do Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira

As três mortes de Solano, de Roberto Santos, único longa-metragem produzido pela USP, é um dos destaques desse acervo. Também pode ser visto em DVD.

Foto do acervo do Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira

A hora do diabo, de 1971, direção de Carlos Augusto Calil, tem no elenco a hoje famosa Sônia Braga. Disponível também em DVD.

Foto do Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira

Os professores Paulo Emílio Salles Gomes e Lupe Cotrim tem papéis nos filmes O sistema do Dr. Alcatrão e do Prof. Pena e A morte da strip-teaser, respectivamente. Ambos estão disponíveis em DVD no acervo.

Lupe Cotrim (foto disponível no site do Projeto Memórias da ECA/USP: 50 anos)

Sérgio Bianchi, Suzana Amaral, Chico Botelho, Wilson de Barros, Ana Muylaert, Paulo Sacramento, Jeferson Dê, Marco Dutra e Juliana Rojas são alguns dos nomes que passaram pelo curso de Audiovisual (ou Cinema) da ECA e por aqui deixaram seus curtas de estudantes.

O cinema da ECA circula bastante por festivais nacionais e internacionais, e vive recebendo prêmios.

Além da produção da casa, temos no acervo filmes recebidos em doação, alguns deles realizados por professores ou alunos da ECA, como Viver a vida (1991), de Tata Amaral, São Paulo sinfonia e cacofonia (1994), de Jean-Claude Bernardet, e Além das estrelas (1986), de Roberto Moreira.

Não temos, infelizmente, cópias em DVD de todos os filmes, mas muitos deles já estão no IPTV, Youtube, Vimeo e Portacurtas. Os filmes  em película não podem ser vistos na Biblioteca, porque não temos sala de projeção.

Rolos de filme no depósito climatizado

O acervo está armazenado numa sala com temperatura e umidade do controladas, mas, para assegurar melhores condições de preservação, as cópias mais antigas foram depositadas na Cinemateca Brasileira.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: