Scopus

[atualizado em 9.4.2020]

Uma das maiores bases de dados multidisciplinares, com resumos, referências e boa parte dos documentos com link para o texto completo, a Scopus possui conteúdo que interessa a turismo, comunicação, ciência da informação, relações públicas, artes etc.

É preciso destacar que a cobertura das nossas áreas, comparadas com áreas como genética, neurociência, tende normalmente a ser baixa não só neste, mas em outros serviços comerciais do mesmo tipo. Isso se deve, não só ao interesse comercial maior por estas áreas, mas também aos padrões de citação e publicação de nossas áreas, para as quais a publicação de livros e capítulos de livros é importante, as listas de referências são geralmente menos extensas, os artigos de autoria colaborativa são também menos frequentes.

A Scopus oferece busca simples e avançada, com interfaces amigáveis, e serviços tradicionais em bases de dados como envio de listas de documentos para gerenciadores de referências, pasta virtual para armazenar referências para acesso futuro, criação de alertas e geração automática de referências.  Além disso, tem ferramentas bastante especiais, como a busca por perfis de autores e por afiliações, ou seja, as instituições às quais os autores dos artigos indexados na Scopus são ligados. A Scopus também se destaca pelo trabalho de análise de citações.

Para fazer uma busca por documentos (artigos, trabalhos de eventos etc), digitamos nossos termos em inglês. Podemos inserir mais linhas de busca e fazer combinações usando operadores booleanos.

O resultado da busca poderá ser refinado usando diversos filtros, como tipo de acesso, data de publicação, autor, área do conhecimento, tipo de documento, país de publicação, título da publicação, idioma etc.

Podemos, além disso, escolher a ordem de apresentação dos resultados: por data de publicação, relevância, autor, título da publicação e quantidade de citações.

No exemplo acima, ordenamos o resultado pela quantidade de citações, exibindo primeiro os mais citados. Se clicarmos no número de citações recebidas pelo primeiro trabalho da lista, 496, a base vai nos mostrar quais foram os artigos que citaram esse campeão de citações.

Também é interessante analisar o resultado de uma busca com os recursos oferecidos e procurar tendências de uma área ou assunto. Por exemplo, nessa busca por “tourism AND sustainability” nas palavras-chaves foram recuperados 2351 resultados. A análise dos resultados nos mostra em que ano foram publicados mais artigos, quais autores, revistas, instituições e países mais se interessaram pelo assunto.

Revistas que publicaram sobre o assunto turismo e sustentabilidade

 

Fazendo uma busca por documemtos de autores da ECA no campo “affiliation name”, como na imagem abaixo

descobrimos que a Scopus indexou 154 artigos de autores ligados à nossa Escola, e que a quantidade tem aumentado nos últimos anos, como mostra o gráfico.

 

Se você preferir um vídeo com explicações sobre o uso da base Scopus, clique aqui:

Tutorial Scopus

Atenção: para acessar a Scopus, é necessário estar conectado ao VPN da USP, ou fazer parte de instituição que tenha acesso ao Portal de Periódicos CAPES. O acesso é pela lista de bases de dados da Aguia.

Dúvidas? Ajuda? Comente aqui ou mande um e-mail para ecabiblioteca@usp.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: