Sem sistema

Instabilidades e indisponibilidade temporária de sistemas eletrônicos são situações com as quais lidamos frequentemente. No entanto, nas semanas passada e retrasada tivemos que enfrentar, nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), seis dias de sistema totalmente indisponível e relatos de instabilidade nos dias anteriores.

De 19 a 24 de outubro, o Aleph, software que está por trás do Dedalus, banco de dados bibliográficos da USP, ficou inacessível. Com isso, os serviços de catalogação, empréstimo e operações relacionadas (renovação, devolução, reserva, empréstimo entre bibliotecas), e as buscas nos catálogos não puderam ser realizados.

As devoluções, que se acumularam às centenas, eram recebidas, mas só puderam ser registradas quando o sistema voltou ao normal. Para que esses dias sem sistema não fossem contados para efeito de suspensão, consideramos que todas as devoluções foram feitas no dia 19, início da pane.

Já os empréstimos com data de vencimento/renovação de 16 a 26 de outubro, tiveram todos a data alterada para 1º de novembro. Assim, aquelas pessoas que têm aula apenas uma vez por semana ganharam mais um tempo para renovar ou devolver sem atraso.

O sistema voltou a funcionar normalmente na noite de terça-feira, 24, mas no dia seguinte ainda era possível sentir as consequências do problema, pois o trabalho acumulado e a demanda reprimida geraram excesso de conexões simultâneas ao sistema.

Segundo mensagem enviada pelo departamento técnico do SIBiUSP, o problema ocorreu devido a uma falha em um de seus equipamentos, não tendo sido identificada qualquer perda de dados.

Apesar das decisões tomadas para diminuir as chances de problemas decorrentes do mau funcionamento, não hesitem em nos explicar a situação, caso se sintam prejudicados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: