Os porquês

Bibliotecas são espaços democráticos que todos deveriam usufruir da forma que mais lhes conviesse: para estudar, ler, pesquisar, ver filmes, ouvir música, obter orientação para suas atividades de pesquisa, fazer reuniões de trabalho, relaxar um pouco etc.

Todo cidadão deveria estar habituado a usar bibliotecas desde a infância e ter com elas tanta intimidade quanto temos com os cinemas, parques e praças de alimentação dos shoppings, por exemplo, espaços que todo mundo entende como funcionam. Infelizmente, sabemos que não é exatamente assim. Os códigos e regras envolvidos na organização das bibliotecas nem sempre são fáceis de entender, e não apenas por responsabilidade das bibliotecas ou de seus usuários. Há muitas questões estruturais e educacionais envolvidas nessa questão.

É por esse motivo que os usuários trazem para os funcionários, quase diariamente, muitas dúvidas e perplexidades. Vamos tentar explicar algumas delas.

Você está ocupada(o)?

Muitos alunos, educadamente,  fazem essa pergunta para os bibliotecários, quando precisam fazer uma pergunta. A resposta é: Sim, sempre, mas a prioridade é atender você. A gente tem sempre muitos afazeres, mas nenhum deles é mais importante do que a atenção direta ao usuário.

Por que não posso entrar com a minha bolsa, se a biblioteca tem câmeras e controle de saída com alarme?

Infelizmente, nenhum mecanismo de segurança de acervo é infalível, como bem sabem os saqueadores de bibliotecas. Permitir a entrada de bolsas ajudaria muitos que vem à Biblioteca com más intenções. A gente não desconfia dos nossos alunos, dos usuários que vêm para pesquisar e estudar, mas a única forma de gerenciar essa questão é não deixar ninguém entrar de bolsa. Nem sempre é possível distinguir o pesquisador do predador de bibliotecas!

E por que não posso deixar minha bolsa nos armários da Biblioteca quando saio para tomar um cafezinho?

Há momentos em que quase todos os nossos armários estão ocupados. Se o pessoal sair da Biblioteca para almoçar, tomar café ou fumar, com certeza faltarão armários para quem precisa entrar, nos horários de pico. Além disso, o risco de perda de chave do lado de fora é muito grande, gerando despesas para a instituição e insegurança para os usuários. Mas é rapidinho, eu volto logo…  Bem, todos dizem isso, mas muitos acabam demorando bem mais do que esperavam…

Vocês nunca pensaram em …

A frase é completada com diversas sugestões e ideias em geral muito pertinentes ou, pelo menos, importantes para quem faz a pergunta. Serviços (ou equipamentos) que parecem um absurdo que uma biblioteca universitária não tenha. Na maioria das vezes, sim, nós já pensamos nisso. Mas não conseguimos fazer por limitações orçamentárias, falta de pessoal, problemas de legislação etc. Ou, na melhor das hipóteses, pensamos e estamos providenciando, mas a demora é sempre muito maior do que gostaríamos. Instituições públicas têm suas complicações. Mas, em alguns casos, é verdade, não pensamos mesmo nisso! Portanto, nunca deixe de fazer essa pergunta, sua sugestão pode ser viável.

Por que alguns livros não podem ser emprestados?

Obras de referência, como dicionários e enciclopédias, são de consulta rápida. Logo, em princípio o usuário pode ler ou copiar rapidamente a informação de seu interesse, sem precisar levar o material para casa. Dessa forma, mais pessoas podem consultá-lo. Livros raros ou qualquer documento de reposição difícil (ou até impossível) em caso de perda, também não podem sair da Biblioteca. O estado de conservação do documento também é um fator que pesa na decisão de não emprestar, para evitar danos irreversíveis a materiais frágeis. Livros que os professores pediram para entrar na Reserva Didática também não podem sair da Biblioteca, para garantir que todos os alunos de uma disciplina possam ter, de alguma forma, acesso ao seu conteúdo. Mas, se você acha que o livro (ou outro material qualquer) não se enquadra em nenhum desses casos, fale conosco. Os critérios estabelecidos para não emprestar uma obra são atualizados constantemente, mas nem sempre é possível atualizar o status de cada uma. Se observarmos que não há nenhum motivo sério para impedir o empréstimo, mudaremos na hora o status do material.

Não consegui fazer a renovação pela internet, por isso não devolvi no prazo…

Fazer a renovação pela internet é um serviço destinado a facilitar a vida do usuário, não é uma obrigação. Quem não conseguir fazê-lo, deve entrar em contato conosco pelo telefone, e-mail, chat ou Facebook. Se o item não tiver reserva para outro usuário e não estiver atrasado, faremos a renovação.

Eu estava viajando e não consegui fazer a renovação…

Bem,  viajar com material emprestado da Biblioteca envolve alguns riscos. Se o prazo vencer durante a viagem e outra pessoa fizer uma reserva, a renovação não será possível. O ideal é renovar antes da viagem, se possível, para evitar contratempos. É possível renovar antes do vencimento, sem problemas.

foto: Chris Goldberg (Flickr)

O que vocês querem dizer quando expõem esse livro ou essa revista?

Em geral, os materiais são expostos com os seguintes objetivos: divulgar as novidades que chegaram e mostrar segmentos do acervo que as pessoas talvez não conheçam. Estamos dizendo: vejam isso, conheçam isso, pesquisem isso, estudem isso. A ideia é divulgar e mostrar, as conclusões e elaborações ficam por conta do público.

Tudo é tão complicado! Não poderia ser mais simples?

É a pergunta mais difícil de ser respondida. Alguns processos são intrinsecamente complexos, e mudá-los não é nada fácil. Muitos usuários têm problemas com o sistema de organização dos livros nas estantes, por exemplo. De fato, não é algo muito simples, mas, depois que se aprende a lógica da coisa, fica bem mais fácil. Já fizemos dois posts sobre esse assunto, vejam:

https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2017/10/16/cada-coisa-em-seu-lugar-a-organizacao-dos-livros-nas-estantes/

https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2010/03/08/como-localizar-o-livro-na-estante/

E nem tudo depende apenas do pessoal da Biblioteca, é preciso lembrar.

Mas há coisas que sim, poderiam ser mais simples. Trabalhamos constantemente para simplificar e melhorar o que estiver ao nosso alcance. Suas sugestões são importantes.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: