Arte e imagens

Aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de novembro, o 5o Seminário de Informação em Arte, promovido pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Rio de Janeiro (Redarte – RJ).

Jardins da Fundação Casa de Rui Barbosa

O evento, sediado na Fundação Casa de Rui Barbosa, teve a participação de duas representantes da Escola de Comunicações e Artes: a professora Vânia Lima, do curso de Biblioteconomia e Documentação, e a bibliotecária Marina Macambyra, apresentando os trabalhos:

Biblioteca digital de imagens de arte brasileira para ensino, pesquisa e memória institucional

foto: Mary Komatsu

Autoras: Marina Macambyra, Sarah Lorenzon Ferreira (bibliotecárias da ECA)

O trabalho registra o processo de construção da Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA/USP, cujo protótipo foi apresentado pela primeira vez no Seminário da Redarte -RJ. Trata-se de um projeto que pretende reunir e divulgar imagens de trabalhos artísticos produzidos no contexto acadêmico por artistas ligados à ECA, docentes, alunos e ex-alunos. Gravuras, desenhos, fotografias, livros de artista e outros trabalhos de artes visuais apresentados como dissertação, tese ou trabalho de conclusão de curso de graduação devem formar o núcleo principal da biblioteca digital.

A biblioteca digital está sendo construída com ferramentas específicas para imagens de arte: metadados VRA Core e normas de catalogação do Cataloguing Cultural Objects (CCO), ambos desenvolvidos pela Visual Resources Association para tratamento de obras de arte e suas imagens; International Image Interoperability Framework (IIIF), um conjunto de protocolos para visualização de imagens em acesso aberto que permite a integração de conteúdos entre instituições diferentes, já usado pela Europeana, The J. Paul Getty Trust, British Library, British Museum eLa Bibliothèque nationale de France, entre outras. Provavelmente somos a primeira instituição no Brasil a implementar uma biblioteca digital com essas características. A bibliotecária Sarah Lorenzon Ferreira mantém contato com a comunidade internacional de usuários do IIIF e já se tornou membro da equipe de seu Código de Conduta.

Para saber mais sobre o IIIF, vejam os vídeos:

Introdução ao IIIF – https://youtu.be/KVUyhcVO060

Mirador e IIF – https://youtu.be/SnhlTk9CsNQ

Nossa Biblioteca Digital da Produção Artística conta com o apoio técnico da Divisão de Gestão de Tratamento da Informação do SIBiUSP, em cujo servidor está hospedada, e é um projeto que terá a participação dos cursos de Biblioteconomia e de Artes Visuais da ECA. Aguardem mais informações!

Quem estiver curioso para conhecer o protótipo, entre em contato com as autoras para ver uma demonstração. Como o protótipo ainda está em endereço provisório e em fase de testes, não vamos divulgar aqui o link. Quanto ao trabalho escrito, já pode ser consultado:  https://docs.google.com/document/d/1-8_oRM-17LrYpCNdR-yvHXJsdKyF164HrKzIzYmF-KI/edit?usp=sharing

Preservação e difusão de imagens de arquitetura e espaços urbanos na web: o Arquigrafia

foto: Mary Komatsu

Autores:  Artur Simões Rozestraten, Cibele de A. C. Marques dos Santos, Vânia Mara Alves Lima.

O Arquigrafia, projeto de pesquisa idealizado pelo professor Artur Rosenstraten, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,  é uma plataforma colaborativa para difusão online de imagens de arquitetura brasileira.

As imagens, todas licenciadas pelo Creative Commons, são provenientes de duas fontes: o acervo da Biblioteca da FAU/USP, originalmente em slides, e imagens criadas pela comunidade de estudantes, arquitetos, pesquisadores e público interessado em fotografia de arquitetura de forma geral. Qualquer pessoa pode se cadastrar e subir imagens de sua autoria no Arquigrafia, respeitando o escopo de projeto e a política de licenciamento.

O Arquigrafia trabalha com software livre, tem o apoio do Instituto de Matemática e Estatística e das professoras Vânia e Cibele, nas questões ligadas ao tratamento documentário das imagens. Conheça e participe do projeto:

http://www.arquigrafia.org.br/home

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: