Precisamos falar sobre escrita científica

Expressar-se por meio da palavra escrita não é tarefa das mais simples. A escrita científica demanda aprendizado, muita prática e domínio de técnicas específicas.

A atividade angustia muitos pesquisadores, sobretudo, por lidarem em seu cotidiano com resultados. Os pesquisadores lêem  pesquisas finalizadas, artigos publicados, teses e dissertações, assistem a apresentações de resultados de pesquisas, mas, não enxergam o processo e o longo caminho que o outro percorreu para chegar naquele ponto.

Com isso, frequentemente ocorre frustração, pois a escrita científica pode acabar sendo percebida como algo natural, uma habilidade da qual se é desprovido. Na sociedade do desempenho, tem-se a sensação de nunca ser bom o bastante.

Lembre-se, uma escultura, geralmente, é feita a partir de vários protótipos e é resultado de muita prática, com o texto acadêmico não é diferente!

Elencamos alguns materiais interessantes para auxiliá-lo em seu processo de escrita científica. Observe que tais materiais existem porque a tarefa é complexa  para todos. Você não está só em suas angústias e questionamentos, mas é importante não se deixar consumir. Veja lá:

Saúde mental dos pós-graduandos
Entrevista do psicólogo Robson Nascimento Cruz (pesquisador da PUC-SP).
https://www.youtube.com/watch?v=a4sFlYZuQ3g

O cotidiano da pós-graduação e o sofrimento com a escrita acadêmica
Entrevista do psicólogo Robson Nascimento Cruz (pesquisador da PUC-SP).
https://www.youtube.com/watch?v=00GsL-L_lik

No site Publication coach você encontrará dicas da editora Daphne Gray-Grant sobre o processo de escrita. Vale a pena conferir os vídeos, as dicas são pertinentes para o processo de escrita científica e fazem-nos lembrar que escrever é um trabalho.
http://www.publicationcoach.com/category/the-write-question/

A plataforma Coursera oferece gratuitamente acesso ao curso “Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis”. Apresentado pela Profa. Barbara Oakley e elaborado em parceria com o neurocientista Terrence Sejnowski, esse curso irá auxiliar a compreender um pouco o funcionamento da nossa mente, dando dicas para estimular modos distintos do pensar, evitar a procrastinação, aprender novos conteúdos, novos idiomas, dentre outros elementos interessantes.
https://www.coursera.org

O Laboratório de Letramento Acadêmico (FFLCH-USP) oferece auxilio gratuito à comunidade USP no processo de escrita em inglês, francês e português. O interessado irá ser atendido por um monitor com quem terá a oportunidade de conversar sobre o seu texto percebendo suas dificuldades e recebendo direcionamento para melhorar a habilidade de escrita.
http://letramentoacademico.fflch.usp.br/

Neste site você encontra vídeo-aulas (em francês) sobre a criação de mapas conceituais,  amplamente divulgados como técnica para aprendizagem e organização das ideias.
http://rb.ec-lille.fr/l/Cours_de_cartes_conceptuelles.htm

 

No site da Biblioteca da ECA elencamos algumas ferramentas úteis para auxiliar no processo de organização de informações, bem como sites com algumas dicas.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: